Sal­va­dor en­tra na fal­sa sal­sa

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ti­a­go Dé­ci­mo

Nos úl­ti­mos anos, sur­gi­ram re­ve­la­ções no car­na­val de Sal­va­dor que aca­ba­ram des­ban­can­do as es­tre­las da axé mu­sic na lis­ta de mú­si­cas mais to­ca­das na fo­lia. Foi as­sim no ano pas­sa­do, com a can­ção “In­ven­tan­do Mo­da”, do mú­si­co Ma­gary Lord, e no ano re­tra­sa­do, com “Li­ga da Jus­ti­ça”, da ban­da Le­vaNoiz, por exem­plo. Depois do su­ces­so, Ma­gary en­trou pa­ra o pri­mei­ro ti­me da mú­si­ca bai­a­na. A Le­vaNoiz, por ou­tro la­do, dei­xou o es­tre­la­to - se­quer des­fi­lou no car­na­val da ci­da­de es­te ano.

Qu­em sur­ge no ce­ná­rio co­mo po­ten­ci­al no­va es­tre­la da Bahia nes­ta tem­po­ra­da é a ban­da Fi­lhos de Jorge, que em­pla­cou a mú­si­ca “Zi­ri­gui­dum” co­mo a mais to­ca­da pe­los blo­cos da ci­da­de, des­ban­can­do as fa­vo­ri­tas “Lar­ga­di­nho”, de Claudia Leit­te, e “Dan­çan­do”, de Ive­te San­ga­lo. A le­va­da dan­çan­te, que se­guiu a ten­dên­cia das le­tras e co­re­o­gra­fi­as fá­ceis, é uma ver­são da sal­sa “Yi­ri Yi­ri Boum”, com­pos­ta pe­lo cu­ba­no Thorn Silvestre Men­dez Lo­pez na dé­ca­da de 1950 e que fi­cou co­nhe­ci­da in­ter­na­ci­o­nal­men­te na dé­ca­da de 1980, com a ver­são afro-sal­sa fei­ta pe­lo mú­si­co Gnon­nas Pe­dro, de Be­nin, no ál­bum “El Co­che­chi­vo”.

Na ver­são bai­a­na, mais per­cus­si­va, o re­frão en­si­na a dan­ça: “O pé faz as­sim, mão­zi­nha pro la­do, ba­lan­ça o pes­co­ço, pra lá e pra cá, zi­ri­gui­dum”. “Trou­xe­mos a me­lo­dia pa­ra a pe­ga­da do Fi­lhos de Jorge”, ex­pli­ca Gi­le­no Go­mes, que as­si­na a ver­são bra­si­lei­ra da can­ção, jun­to com o ir­mão Gil­mar Go­mes.

A mú­si­ca co­me­çou a fo­lia co­mo co­ad­ju­van­te, mas aca­bou aco­lhi­da até pe­las es­tre­las da axé mu­sic. Nes­ta ter­ça­fei­ra, o vo­ca­lis­ta da Fi­lhos de Jorge, Dan Mi­ran­da, foi um dos con­vi­da­dos de Ive­te San­ga­lo pa­ra se apre­sen­tar no des­fi­le do Blo­co Co­ru­ja, no Cir­cui­to Os­mar (Cam­po Gran­de). Os dois in­cen­di­a­ram a ave­ni­da ao can­tar o hit em du­e­to. E o cantor de­ve se apre­sen­tar no­va­men­te com Ive­te no ar­ras­tão da ma­nhã de qu­ar­ta-fei­ra.

Um des­fe­cho ines­pe­ra­do pa­ra um ve­rão que co­me­çou com pro­ble­mas pa­ra Mi­ran­da. No fim do ano pas­sa­do, ele rom­peu o ten­dão de aqui­les jo­gan­do fu­te­bol, e há pou­co mais de um mês, foi sub­me­ti­do a uma ci­rur­gia pa­ra re­cons­ti­tuir o li­ga­men­to.

Por cau­sa da con­tu­são, o cantor te­ve de se apre­sen­tar com a per­na en­ges­sa­da du­ran­te to­da a tem­po­ra­da - no Fes­ti­val de Ve­rão, no fim de ja­nei­ro, fez o show em uma ca­dei­ra de ro­das. “Es­te é o nos­so ve­rão, eu ti­nha de es­tar aqui, de qual­quer for­ma”, diz Mi­ran­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.