For­ma­ção de pro­fis­si­o­nais

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

O nú­me­ro de ins­cri­tos nos cur­sos pro­fis­si­o­na­li­zan­tes de ca­be­lei­rei­ro no Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Apren­di­za­gem Co­mer­ci­al do Rio de Ja­nei­ro (Se­nac-RJ) su­biu 16% de 2010 pa­ra 2011. Em 2012, a es­co­la, que ofe­re­ce cur­sos em 25 uni­da­des, for­mou 2.700 ca­be­lei­rei­ros em to­do o es­ta­do, com 92% dos alu­nos em­pre­ga­dos du­ran­te a for­ma­ção ou lo­go depois de con­cluir o cur­so.

O cur­so tem 400 ho­ras de du­ra­ção (de oi­to me­ses a um ano), ao cus­to de 13 par­ce­las de R$ 271. Pa­ra os pró­xi­mos dois me­ses, exis­tem 400 va­gas aber­tas. O ge­ren­te de cur­sos de be­le­za e bem-es­tar do Se­nac-RJ, Adri­a­no Vas­con­ce­los, diz que a pro­cu­ra pe­lo cur­so de ca­be­lei­rei­ro sem­pre foi gran­de, mas que ago­ra mui­tos pro­fis­si­o­nais de ou­tras áre­as procuram o Se­nac pa­ra ter uma se­gun­da pro­fis­são no se­tor de be­le­za.

Vas­con­ce­los lem­bra que a ins­ti­tui­ção ofe­re­ce for­ma­ção con­cre­ta pa­ra o pro­fis­si­o­nal em to­das as áre­as: ca­be­lo, de­pi­la­ção, ma­ni­cu­re, es­te­ti­cis­ta. “Há for­ma­ção ge­ral pa­ra es­ses pro­fis­si­o­nais, des­de a ini­ci­a­ção aos cur­sos de aper­fei­ço­a­men­to”, in­for­ma o ge­ren­te. En­tre os cur­sos ofe­re­ci­dos, ele ci­ta Ten­dên­ci­as em Cor­tes e Gra­fi­la­dos, Co­lo­ri­me­tria e Me­chas e Pro­du­ção de Noi­vas, além de dois cur­sos de ges­tão pa­ra sa­lão de be­le­za.

Se­gun­do Vas­con­ce­los, os pro­fes­so­res são es­pe­ci­a­lis­tas e par­ti­ci­pam de mui­tos even­tos, além de pes­qui­sar ten­dên­ci­as mun­di­ais pa­ra adap­tar ao mer­ca­do bra­si­lei­ro. “Os pro­fes­so­res par­ti­ci­pam de gran­des even­tos pe­lo Bra­sil, que tra­zem pro­fis­si­o­nais de fo­ra, co­mo Hair Bra­sil e Hair & Be­auty, pa­ra fi­ca­rem an­te­na­dos com as no­vi­da­des da área. A in­dús­tria de cos­mé­ti­co tam­bém tem gran­de par­ti­ci­pa­ção nes­sa for­ma­ção, por­que tudo o que é fei­to na área de be­le­za de­pen­de mui­to dos pro­du­tos e dos equi­pa­men­tos no­vos que são lan­ça­dos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.