Nú­me­ro de sa­lões cres­ce 78%

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

Com o cres­ci­men­to econô­mi­co do Bra­sil e o au­men­to do poder aqui­si­ti­vo da po­pu­la­ção, o mer­ca­do de be­le­za foi um dos que mais cres­ce­ram nos úl­ti­mo anos. Le­van­ta­men­to da As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal do Co­mér­cio de Ar­ti­gos de Hi­gi­e­ne Pes­so­al e Be­le­za (Ana­bel) mos­tra que de 2005 pa­ra 2010, o

O nú­me­ro de pro­fis­si­o­nais acom­pa­nhou o cres­ci­men­to, sal­tan­do de 1,2 mi­lhão pa­ra 2,2 mi­lhões no pe­río­do.

Em 2010, a ca­pi­tal flu­mi­nen­se re­gis­trou 3.896 no­vos sa­lões na jun­ta co­mer­ci­al. Em 2011, o au­men­to foi 53,9%, com 5.997 no­vos sa­lões re­gis­tra­dos. O ca­das­tro tem 9.486 em­pre­sas ati­vas.

De acor­do com a Fe­de­ra­ção do Co­mér­cio do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro (Fe­co­mér­cio-RJ), o Es­ta­do tem cer­ca de 20 mil sa­lões, o que cor­res­pon­de a 17,4% dos es­ta­be­le­ci­men­tos do país, e res­pon­de por cer­ca de 30% dos em­pre­gos for­mais no se­tor. Os da­dos fo­ram re­pas­sa­dos pe­lo Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Apren­di­za­gem Co­mer­ci­al do Rio de Ja­nei­ro (Se­nac-RJ).

O ge­ren­te de cur­sos de be­le­za e bem-es­tar do Se­nac-RJ, Adri­a­no Vas­con­ce­los, diz que o mer­ca­do tem cres­ci­do cer­ca de 10% ao ano há uma dé­ca­da. “As pes­so­as ho­je bus­cam a área de be­le­za com mui­to mais in­ten­si­da­de do que no pas­sa­do. An­tes, co­me­ça­vam a fre­quen­tar sa­lão de be­le­za a par­tir dos 17, 18 anos. Ho­je, até cri­an­ça fre­quen­ta, tem até fes­ta de cri­an­ça fei­ta em sa­lão de be­le­za.”

Se­gun­do o Se­nac-RJ, o cres­ci­men­to do se­tor é im­pul­si­o­na­do tam­bém pe­lo bai­xo in­ves­ti­men­to ini­ci­al, cer­ca de R$ 30 mil, e pe­lo re­tor­no rá­pi­do. A for­ma­li­za­ção é in­cen­ti­va­da ain­da pe­la cri­a­ção, pe­lo go­ver­no fe­de­ral, da fi­gu­ra do mi­cro­em­pre­en­de­dor in­di­vi­du­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.