Sol­da­dor é exe­cu­ta­do a ti­ros em fren­te a bar

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO -

O Bo­le­tim da Si­tu­a­ção da Den­gue no Pa­ra­ná, da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Saú­de, apon­ta que Ma­rin­gá es­tá en­tre os se­te mu­ni­cí­pi­os com al­to ris­co pa­ra a do­en­ça - Por is­so en­ten­de-se os mu­ni­cí­pi­os com con­di­ções cli­má­ti­cas fa­vo­rá­veis à re­pro­du­ção e de­sen­vol­vi­men­to de fo­cos e dis­per­são do Ae­des aegyp­ti.

“O ris­co exis­te de­vi­do ao pe­río­do do ano em que es­ta­mos, já que a al­ta tem­pe­ra­tu­ra e a al­ta in­ci­dên­cia de chu­va são con­di­ções que fa­vo­re­cem a re­pro­du­ção do mos­qui­to. No en­tan­to, as ações que fa­ze­mos são pa­ra com­ba­ter to­dos os pro­ces­sos”, dis­se o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Saú­de, Antônio Car­los Nar­di. “Além dis­so, es­ta­mos em ris­co pe­la pro­xi­mi­da- de re­gi­o­nal com ou­tros mu­ni­cí­pi­os que têm epi­de­mia.”

Tam­bém de acor­do com o bo­le­tim es­ta­du­al, Ma­rin­gá con­ta­bi­li­za 61 ca­sos con­fir­ma­dos de den­gue, o que re­sul­ta em ta­xa de in­ci­dên­cia de 16,8 ca­sos por 100 mil ha­bi­tan­tes. Até a úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de ha­via con­ta­bi­li­za­do 50 ca­sos. Os nú­me­ros di­fe­rem por­que en­quan­to o Es­ta­do con­si­de­ra o ci­clo vi­ral, de agos­to de um ano a ju­lho do ou­tro, os mu­ni­cí­pi­os fa­zem a con­ta­gem de ja­nei­ro a de­zem­bro. “São nú­me­ros ain­da den­tro do con­tro­le, pe­la nos­sa po­pu­la­ção. Uma coi­sa é ter 61 ca­sos con­fir­ma­dos em uma po­pu­la­ção de 357.117 ha­bi­tan­tes, e ou­tra é ter 30 ca­sos em um mu­ni­cí­pio de 15 mil”, ex­pli­cou Nar­di. “Es­ta­mos tra­ba­lhan­do se­ri­a­men­te, inin­ter­rup­ta­men­te, des­de quan­do hou­ve au­men­to de ca­sos na re­gião e ele­va­ção no ín­di­ce de in­fes­ta­ção pre­di­al”, re­for­çou.

Ho­je se­rá lan­ça­da em Ma­rin­gá a cam­pa­nha Vol­ta às Au­las sem Den­gue, com a mo­bi­li­za­ção de to­das as es­co­las pú­bli­cas e pri­va­das do mu­ni­cí­pio no com­ba­te ao mos­qui­to Ae­des aegyp­ti. O lan­ça­men­to se­rá às 9h30, na Es­co­la Mu­ni­ci­pal Mi­ri­am Lei­la Pa­lan­dri, na Vi­la Bos­que. O sol­da­dor Ed­mil­son Apa­re­ci­do da Sil­va, 38 anos, foi exe­cu­ta­do com qua­tro ti­ros na ca­be­ça na ma­dru­ga­da de on­tem, em Sa­ran­di, re­gião me­tro­po­li­ta­na de Ma­rin­gá. O ho­mi­cí­dio foi em fren­te a um bar na Rua Amil­car Vec­chi, no Par­que Al­va­mar. Se­gun­do a Po­lí­cia Ci­vil, a ví­ti­ma es­ta­va no bar e foi sur­pre­en­di­da pe­lo ati­ra­dor quan­do dei­xa­va o lo­cal. Po­pu­la­res dis­se­ram que após os dis­pa­ros o au­tor do cri­me fu­giu em um Volkswa­gen Pa­ra­ti de cor es­cu­ra. A po­lí­cia não des­car­ta que o sol­da­dor te­nha si­do ví­ti­ma de um acer­to de contas. A com­pa­nhei­ra de Sil­va te­ria re­la­ta­do que o sol­da­dor já foi usuá­rio de dro­gas e ti­nha en­vol­vi­men­to com o trá­fi­co. Ela te­ria di­to tam­bém que o com­pa­nhei­ro che­gou a ser ame­a­ça­do de mor­te. De acor­do com os re­gis­tros da po­lí­cia, Sil­va já ti­nha si­do pre­so por por­te de ar­ma em Ma­rin­gá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.