Pai­çan­du es­tu­da apli­car mul­tas

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO -

A Vi­gi­lân­cia Am­bi­en­tal da Se­cre­ta­ria de Saú­de de Pai­çan­du vai in­sis­tir com o pre­fei­to Tar­cí­sio Marques dos Reis (PT) pa­ra que en­ca­mi­nhe à Câ­ma­ra um pro­je­to ins­ti­tuin­do pu­ni­ção pa­ra qu­em fa­ci­li­tar a pro­li­fe­ra­ção do mos­qui­to da den­gue. A me­di­da de­ve-se ao ele­va­do ín­di­ce de in­fes­ta­ção no mu­ni­cí­pio - 6,1%, o que sig­ni­fi­ca que fo­ram en­con­tra­das lar­vas em 6 ca­sas de ca­da cem vis­to­ri­a­das, nú­me­ro seis ve­zes mai­or do que o con­si­de­ra­do to­le­rá­vel pe­la Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS). A ci­da­de tam­bém tem se­te ca­sos con­fir­ma­dos, de acor­do com o re­la­tó­rio do Es­ta­do.

“A quan­ti­da­de de pes­so­as con­ta­mi­na­das po­de ser mui­to mai­or, pois mui­tos não procuram as uni­da­des de saú­de, pre­fe­rin­do se me­di­car por con­ta pró­pria, ou­tros vão bus­car as­sis­tên­cia em Ma­rin­gá e al­guns, depois de pro­cu­rar o mé­di­co, não com­pa­re­cem pa­ra fa­zer os exa­mes”, diz Ro­sei Cris­ti­na Ra­gu­zo, da Vi­gi­lân­cia Am­bi­en­tal.

O avan­ço da do­en­ça obri­gou a pre­fei­tu­ra a se mo­vi­men­tar, com ope­ra­ções de lim­pe­za e um tra­ba­lho de cons­ci­en­ti­za­ção da po­pu­la­ção, com equi­pes de saú­de per­cor­ren­do ca­sa por ca­sa. A par­tir de ho­je, a Vi­gi­lân­cia Am­bi­en­tal, que con­ta com se­te agen­tes, se­rá re­for­ça­da por mais 12 ser­vi­do­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.