Ben­to XVI pe­de re­no­va­ção da Igre­ja

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com O pa­pa Ben­to XVI pe­diu on­tem uma ver­da­dei­ra re­no­va­ção da Igre­ja Ca­tó­li­ca, após uma reu­nião com o cle­ro no Va­ti­ca­no. O en­con­tro acon­te­ce qua­tro di­as após o pon­tí­fi­ce anun­ci­ar sua re­nún­cia ao pos­to, na se­gun­da.

Em dis­cur­so du­ran­te a reu­nião com car­de­ais, ele de­fen­deu que se­jam man­ti­das as me­tas do Con­cí­lio Va­ti­ca­no 2º e que a re­no­va­ção dains­ti­tui­ção­se­man­te­nha.

Os bis­pos au­xi­li­a­res da di­o­ce­se e as cen­te­nas de sa­cer­do­tes lhe re­ce­be­ram com aplau­sos, vi­vas ao pa­pa e ou­tras mos­tras de ca­ri­nho. O pa­pa Rat­zin­ger en­trou apoi­a­do em um bas­tão, en­quan­to os aplau­sos se mis­tu­ra­ram com o can­to “Tu sei Pe­trus” (Tu és Pe­dro).

Ele res­pon­deu com um lar­go sor­ri­so e dan­do vá­ri­as ve­zes obri­ga­do pe­las mos­tras de ca­ri­nho e uma vez sen­ta­do, de­trás de uma me­sa, fa­la­rá com eles, sem tex­to pre­vis­to.

O pon­tí­fi­ce agra­de­ceu o afe­to e o amor de­mons­tra­do pe­lo cle­ro du­ran­te seus qua­se oi­to anos de pon­ti­fi­ca­do. “Mes­mo me re­ti­ran­do, es­ta­rei sem­pre per­to de to­dos vo­cês na ora­ção, e vo­cês es­ta­rão per­to de mim, ape­sar de eu es­tar es­con­di­do do mun­do.”

Por sua vez, o vi­gá­rio-ge­ral de Ro­ma, Agos­ti­no Val­li­ni, sau­dou o pon­tí­fi­ce e o elo­gi­ou, cha­man­do-o de exem­plo de vi­da. “San­to Pa­dre, du­ran­te es­tes anos o se­nhor sem­pre nos pe­diu pa­ra o acom­pa­nhar­mos com a ora­ção e, nes­tes di­as di­fí­ceis, o pe­di­do se tor­nou mais ur­gen­te”, dis­se o car­de­al. A reu­nião com os sa­cer­do­tes da di­o­ce­se de Ro­ma já es­ta­va mar­ca­da, mas ad­qui­riu um sig­ni­fi­ca­do mai­or por ser a úl­ti­ma vez que Ben­to 16 se pro­nun­ci­a­rá co­mo pa­pa an­tes de sua re­nún­cia, no pró­xi­mo dia 28.

Aci­den­te

O pa­pa Ben­to XVI ba­teu com a ca­be­ça con­tra o la­va­bo de seu ba­nhei­ro du­ran­te sua vi­a­gem ao Mé­xi­co em mar­ço do ano pas­sa­do, o que re­sul­tou em um pe­que­no fe­ri­men­to, mas tal fa­to não in­flu­en­ci­ou na sua de­ci­são de re­nun­ci­ar ao pon­ti­fi­ca­do, afir­mou o por­ta-voz do Va­ti­ca­no, Fe­de­ri­co Lom­bar­di.

O jor­nal ita­li­a­no “La Stam­pa” re­ve­lou on­tem es­se aci­den- te e ga­ran­tiu que o pon­tí­fi­ce de­ci­diu por sua re­nún­cia após o mes­mo. Lom­bar­di, ape­sar de afir­mar “não des­men­tir” as in­for­ma­ções da pu­bli­ca­ção, não deu mui­ta im­por­tân­cia ao fa­to e dis­se que o aci­den­te “em ne­nhum mo­men­to te­ve in­fluên­cia” na his­tó­ri­ca de­ci­são.

Se­gun­do o jor­nal, um pre­la­do con­tou que na ma­nhã do dia 25 de mar­ço de 2012, úl­ti­mo dia da es­ta­dia de Ben­to XVI na ci­da­de me­xi­ca­na de León, o pa­pa apa­re­ceu com san­gue no ca­be­lo no con­ven­to. Ime­di­a­ta­men­te, seus co­la­bo­ra­do­res per­gun­ta­ram o que ti­nha acon­te­ci­do e o pon­tí­fi­ce con­tou que não ti­nha caí­do, mas que ti­nha ba­ti­do a ca­be­ça con­tra o la­va­bo quan­do en­trou no ba­nhei­ro às es­cu­ras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.