As­te­roi­de ‘ras­pa­rá’ na a Ter­ra ho­je à tar­de

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Bra­sil

re­da­cao@odi­a­rio.com As­trô­no­mos de to­do o mun­do es­ta­rão aten­tos ho­je à pas­sa­gem do 2012 DA14, que às 17h30 se tor­na­rá o pri­mei­ro as­te­roi­de de 45 me­tros de com­pri­men­to a ser ob­ser­va­do a ape­nas 27,3 mil km da cros­ta ter­res­tre. Is­so equi­va­le a me­nos de um dé­ci­mo dos 384 mil km que se­pa­ram a Ter­ra da Lua. A dis­tân­cia mí­ni­ma se­rá atin­gi­da quan­do o cor­po ce­les­te, de 130 mil to­ne­la­das, es­ti­ver na di­re­ção do Oce­a­no Ín­di­co, per­to da Ilha de Su­ma­tra, na In­do­né­sia, e se­rá pos­sí­vel vê-lo com aju­da de ins­tru- men­tos em par­tes da Ásia, Oce­a­nia, Eu­ro­pa e Áfri­ca.

“É a pri­mei­ra vez que a gen­te sa­be que um ob­je­to des­se vai pas­sar tão per­to da Ter­ra. E co­mo ele tem um pe­río­do que é co­nhe­ci­do, is­so ge­ra uma opor­tu­ni­da­de, por exem­plo, pa­ra, no fu­tu­ro, um pro­je­to de man­dar uma son­da até lá, pa­ra exa­mi­nar mais de per­to es­se ob­je­to. Co­mo ele es­tá pas­san­do mui­to per­to, ele po­de ser es­tu­da­do com mais pre­ci­são” des­ta­ca o as­trô­no­mo Eu­gê­nio Reis, do Mu­seu de As­tro­no­mia e Ci­ên­ci­as Afins, que des­car­ta o ris­co de co­li­são.

Por pas­sar tão per­to da Ter­ra, no en­tan­to, o 2012 DA14 en­tra­rá no Anel Ge­o­es­ta­ci­o­ná­rio, área em que or­bi­tam os sa­té­li­tes e a Es­ta­ção Es­pa­ci­al In­ter­na­ci­o­nal, que tam­bém não de­vem ser atin­gi­dos pe­lo as­te­roi­de. De acor­do com Reis, a pas­sa­gem não cau­sa­rá in­ter­fe­rên­cia nos mei­os de comunicação, pois o cor­po ce­les­te é uma ro­cha pe­que­na que não emi­te qual­quer ti­po de ra­di­a­ção. En­tre­tan­to, as gra­vi­da­des da Ter­ra e da Lua mu­da­rão a ór­bi­ta do as­te­roi­de, que re­du­zi­rá a trans­la­ção (ór­bi­ta em tor­no do Sol) de apro­xi­ma­da­men­te 366 di­as pa­ra me­nos de 320, o que dei­xa­rá os en­con­tros com o pla­ne­ta mais ra­ros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.