UEM ofe­re­ce cur­sos e ex­po­si­ções à co­mu­ni­da­de

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Agên­cia Es­ta­du­al de No­tí­ci­as

re­da­cao@odi­a­rio.comm Após qua­se um ano na ges­tão do Cen­tro de Ex­ce­lên­cia em Aten­di­men­to à Co­mu­ni­da­de (Ceac), a UEM cri­ou uma sé­rie de cur­sos e ex­po­si­ções que se­rão re­a­li­za­dos du­ran­te es­te ano, ofe­re­ci­das gra­tui­ta­men­te à co­mu­ni­da­de ou com bai­xo cus­to. En­tre os cur­sos es­tão pin­tu­ra em te­la, in­glês bá­si­co, de­se­nho ar­tís­ti­co, dan­ça do ventre e ins­tru­men­tos mu­si­cais, en­tre ou­tros. Mui­tos ain­da têm va­gas.

Res­pon­sá­vel pe­lo Ceac, a pro­fes­so­ra Ce­le­ne To­nel­la, as­ses­so­ra da Rei­to­ria da UEM em Re­la­ções Ins­ti­tu­ci­o­nais e Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas, diz que o lo­cal é uma vitrine pa­ra a uni­ver­si­da­de por sua lo­ca­li­za­ção cen­tral, de al­ta vi­si­bi­li­da­de e fá­cil aces­so. Es­tá na Ave­ni­da Ito­ro­ró, pró­xi­mo ao Te­a­tro Ma­ris­ta (Bos­que II), an­ti­go pré­dio da Usi­na do Co­nhe­ci­men­to.

Pa­ra ela, o Ceac tem uma vo­ca­ção na­tu­ral pa­ra as prá­ti­cas cul­tu­rais, até pe­la pró­pria lo­ca­li­za­ção, e a pro­pos­ta pa­ra es­te ano é for­ta­le­cer es­sa vo­ca­ção. “Em uma ci­da­de co­mo Ma­rin­gá, que ain­da é mui­to ca­ren­te em op­ções cul­tu­rais aces­sí­veis à po­pu­la­ção, a uni­ver­si­da­de cum­pre um pa­pel so­ci­al im­por­tan­te ao abrir um no­vo es­pa­ço pa­ra dis­se­mi­na­ção de ini­ci­a­ti­vas cul­tu­rais”, re­for­ça.

Se­gun­do a pro­fes­so­ra, a área dis­po­ní­vel, tan­to in­ter­na co­mo ex­ter­na, abre pos­si­bi­li­da­de pa­ra a re­a­li­za­ção de di­ver­sos ti­pos de ati­vi­da­des. “Es­ta­mos aber­tos a pro­pos­tas de gru­pos da UEM pa­ra cur­sos e ex­po­si­ções”, con­vi­da.

Ou­tra no­vi­da­de é a cri­a­ção do Clube do Li­vro, aber­to à par­ti­ci­pa­ção de qual­quer pes­soa. Pa­ra le­var um li­vro pa­ra ca­sa o úni­co re­qui­si­to é tra­zer um ou­tro exem­plar pa­ra a tro­ca. Não há pra­zo, nem exi­gên­cia de de­vo­lu­ção. A pro­pos­ta é mes­mo a po­pu­la­ri­za­ção da lei­tu­ra. No acer­vo do clube não há li­vro di­dá­ti­co, só de li­te­ra­tu­ra.

Com es­sas ini­ci­a­ti­vas, Ce­le­ne diz que a ex­pec­ta­ti­va é fa­zer do cen­tro um es­pa­ço ca­da vez mais fre­quen­ta­do e co­nhe­ci­do pe­la po­pu­la­ção. De acor­do com a pro­fes­so­ra, es­tá sen­do ne­go­ci­a­da a in­clu­são das ex­po­si­ções e apre-

Divulgação

Ex­po­si­ção no Ceac da UEM, no Bos­que II: ideia é po­pu­la­ri­zar o es­pa­ço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.