Aos olhos dos do­nos de ba­res

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Renato Oli­vi­e­ra

re­na­to­o­li­vei­ra@odi­a­rio.com Do­nos de ba­res e lan­cho­ne­tes em Ma­rin­gá se di­vi­dem quan­do o as­sun­to é ál­co­ol e di­re­ção. Há qu­em de­fen­da que os cli­en­tes es­tão mais cons­ci­en­tes, dei­xan­do o vo­lan­te nas mãos de qu­em es­tá só­brio. Ou­tros ga­ran­tem que é co­mum a pes­soa be­ber e sair de car­ro­ou­mo­to­pe­las­ru­as.

Pa­ra o vi­ce-pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Ho­téis, Res­tau­ran­tes, Ba­res e Si­mi­la­res de Ma­rin­gá, José Er­son Gra­si­e­li, o pú­bli­co que fre­quen­ta cho­pe­ri­as, piz­za­ri­as e lan­cho­ne­tes op­ta por tá­xis ou dei­xa a res­pon­sa­bi­li­da­de de di­ri­gir pa­ra qu­em não con­su­miu ál­co­ol. “Es­sa cli­en­te­la é mais cons­ci­en­te.”

De acor­do com Gra­si­e­li, a en­ti­da­de não de­sen­vol­ve ne­nhu­ma ação es­pe­cí­fi­ca de ori­en­ta­ção aos con­su­mi­do­res so­bre os pe­ri­gos de di­ri­gir em­bri­a­ga­do, mas “nas reu­niões os do­nos de lan­cho­ne- tes e res­tau­ran­tes são in­for­ma­dos so­bre a ne­ces­si­da­de fa­zer cam­pa­nhas de cons­ci­en­ti­za­ção.”

Mas há con­du­to­res que des­res­pei­tam as leis de trân­si­to e não es­tão pre­o­cu­pa­dos com a pró­pria se­gu­ran­ça e dos de­mais. Se­gun­do um do­no de um bar na Ave­ni­da Bra­sil que pe­diu pa­ra não ser iden­ti­fi­ca­do, to­dos os di­as é pos­sí­vel ob­ser­var no bal­cão cli­en­tes que che­gam de car­ro ou mo­to, be­bem mais de três gar­ra­fas de cer­ve­ja e vão em­bo­ra di- “Qu­em pe­ga o car­ro e sai por aí bê­ba­do co­lo­ca a vi­da de ino­cen­tes em ris­co” ri­gin­do. “Nun­ca vi nin­guém sair de tá­xi. Ele che­ga di­ri­gin­do e vai em­bo­ra di­ri­gin­do.”

De acor­do com o co­mer­ci­an­te, não há no­tí­ci­as de cli­en­tes que saí­ram do es­ta­be­le­ci­men­to di­ri­gin­do bê­ba­dos e so­fre­ram al­gum ti­po de aci­den­te. No en­tan­to, ele con­de­na a ati­tu­de. “Não fa­ço es­se ti­po de coi­sa. Qu­em pe­ga o car­ro e sai por aí bê­ba­do co­lo­ca a vi­da de ino­cen­tes em ris­co.” “Pe­lo que eu ve­jo nin­guém es­tá an­dan­do mais de tá­xi pa­ra evi­tar de di­ri­gir em­bri­a­ga­do”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.