Con­cur­so abre 423 va­gas pa­ra agen­te pe­ni­ten­ciá­rio

Os no­vos ser­vi­do­res vão se so­mar a ou­tros 3.126 agen­tes pe­ni­ten­ciá­ri­os con­cur­sa­dos; pra­zo de va­li­da­de do con­cur­so é de dois anos, a par­tir da pu­bli­ca­ção

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Agên­cia Es­ta­du­al

re­da­cao@ O go­ver­no do Pa­ra­ná pu­bli­cou on­tem o edi­tal 016/2013 pa­ra pre­en­cher 423 va­gas pa­ra o car­go de agen­te pe­ni­ten­ciá­rio do qua­dro pró­prio do Exe­cu­ti­vo. A con­tra­ta­ção ti­nha si­do au­to­ri­za­da pe­lo go­ver­na­dor Be­to Richa no ano pas­sa­do. As ins­cri­ções po­dem ser fei­tas até às 23 ho­ras do dia 11 de mar­ço, via internet (en­de­re­ço nes­ta pá­gi­na). As pro­vas de co­nhe­ci­men­to se­rão no dia 7 de abril.

A re­mu­ne­ra­ção é de R$ 3.568,45 e o can­di­da­to de­ve­rá ter, no mí­ni­mo, o en­si­no mé­dio com­ple­to. Do to­tal de va­gas do qua­dro ge­ral, 330 es­tão des­ti­na­das a can­di­da­tos mas­cu­li­nos e 51 a fe­mi­ni­nos. Além dis­so, há 37 va­gas pa­ra afro­des­cen­den­tes mas­cu­li­nos e cin­co pa­ra fe­mi­ni­nos, con­for­me de­ter­mi­na­ção da Lei Es­ta­du­al 14.274/2003. Em ra­zão de o ser­vi­ço exi­gir ap­ti­dão ple­na, não haverá va­gas as­se­gu­ra­das a pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia, de acor­do com o in­ci­so II do ar­ti­go 35 da Lei Es­ta­du­al 15.139/2006.

Os no­vos ser­vi­do­res vão se so­mar a ou­tros 3.126 agen- tes pe­ni­ten­ciá­ri­os con­cur­sa­dos que já atu­am nas uni­da­des pe­ni­ten­ciá­ri­as ad­mi­nis­tra­das pe­la Se­cre­ta­ria da Jus­ti­ça, Ci­da­da­nia e Di­rei­tos Hu­ma­nos. O úl­ti­mo con­cur­so pú­bli­co mis­to pa­ra agen­tes pe­ni­ten­ciá­ri­os no Pa­ra­ná foi em 2004. Em 2006, hou­ve con­cur­so ape­nas pa­ra agen­tes fe­mi­ni­nos.

A se­cre­tá­ria da Jus­ti­ça, Ci­da­da­nia e Di­rei­tos Hu­ma­nos, Maria Te­re­za Uil­le Go­mes, dis­se que a aber­tu­ra des­se edi­tal re­ve­la a pre­o­cu­pa­ção do go­ver­na­dor Be­to Richa com a va­lo­ri­za­ção de car­rei­ra per­ma­nen­te pa­ra aten­der a ques­tão pe­ni­ten­ciá­ria. “Os agen­tes pe­ni­ten­ciá­ri­os de­vem ser es­co­lhi­dos por con­cur­so pú­bli­co, pois se tra­ta de uma ati­vi­da­de re­le­van­te, de ris­co, que im­pli­ca não ape­nas em cui­dar do pre­so pa­ra evi­tar fu­ga, mas so­bre­tu­do en­ca­mi­nhá-lo pa­ra res­so­ci­a­li­za­ção, por meio de es­tu­do e de tra­ba­lho, co­mo for­ma de pre­pa­rar o de­ten­to pa­ra quan­do sair em li­ber­da­de ter mai­o­res con­di­ções de rein­ser­ção”, dis­se ela.

Pro­vas

O con­cur­so é fei­to pe­la Co­or­de­na­do­ria de Pro­ces­sos Se­le­ti­vos (Cops), da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Lon­dri­na. A par­tir do en­de­re­ço ele­trô­ni­co da Cops, o can­di­da­to de­ve­rá im­pri­mir o bo­le­to ban­cá­rio pa­ra o pa­ga­men­to da ta­xa de R$ 100 fi­can­do isen­tos os que es­ti­ve­rem no Ca­das­tro Úni­co pa­ra Pro­gra­mas So­ci­ais do go­ver­no fe­de­ral e fo­rem mem­bros de fa­mí­lia de bai­xa ren­da.

No mo­men­to da ins­cri­ção, o can­di­da­to op­ta­rá pe­lo lo­cal on­de vai re­a­li­zar as pro­vas de co­nhe­ci­men­tos, ap­ti­dão fí­si­ca, ava­li­a­ção psi­co­ló­gi­ca e ava­li­a­ção mé­di­ca: Cu­ri­ti­ba, Lon­dri­na ou Cas­ca­vel. O cur­so de for­ma- ção, que tam­bém faz par­te do con­cur­so, se­rá re­a­li­za­do uni­ca­men­te em Cu­ri­ti­ba.

A pro­va de co­nhe­ci­men­tos é eli­mi­na­tó­ria e clas­si­fi­ca­tó­ria. Ela te­rá 50 ques­tões de ma­te­má­ti­ca, lín­gua por­tu­gue­sa, atu­a­li­da­des, in­for­má­ti­ca e co­nhe­ci­men­tos es- pe­cí­fi­cos. Os can­di­da­tos tam­bém se­rão sub­me­ti­dos à in­ves­ti­ga­ção so­ci­al, com ve­ri­fi­ca­ção de an­te­ce­den­tes nas es­fe­ras pe­nal, ci­vil e ad­mi­nis­tra­ti­va.

Va­li­da­de

O pra­zo de va­li­da­de do con­cur- so é de dois anos, con­ta­dos a par­tir da da­ta da pu­bli­ca­ção do edi­tal de ho­mo­lo­ga­ção da clas­si­fi­ca­ção fi­nal pe­la Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Ad­mi­nis­tra­ção e da Pre­vi­dên­cia, po­den­do ser pror­ro­ga­do por uma úni­ca vez pe­lo mes­mo pe­río­do.

Divulgação/aen-pr

Can­di­da­tos po­de­rão es­co­lher en­tre fa­zer as pro­vas em Cu­ri­ti­ba, Lon­dri­na ou Cas­ca­vel; não há op­ção de Ma­rin­gá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.