Se­cre­ta­ria con­fir­ma mor­te por den­gue

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Agên­cia Es­ta­du­al

re­da­cao@odi­a­rio.com A Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al da Saú­de (Se­sa) con­fir­mou on­tem a se­gun­da mor­te por den­gue no Pa­ra­ná. O ca­so é de um ho­mem que mo­ra­va em Pa­ra­na­vaí, ci­da­de em si­tu­a­ção de epi­de­mia, que morreu na qu­ar­ta-fei­ra de­vi­do a com­pli­ca­ções cau­sa­das pe­la fe­bre he­mor­rá­gi­ca por den­gue. A cau­sa da mor­te foi con­fir­ma­da após lau­dos de­fi­ni­ti­vos do La­bo­ra­tó­rio Cen­tral do Es­ta­do (La­cen-PR).

O pa­ci­en­te de 83 anos era car­di­o­pa­ta e usa­va me­di­ca­men­tos an­ti­co­a­gu­lan­tes, o que po­de ter con­tri­buí­do pa­ra o agra­va­men­to de seu qua­dro clí­ni­co he­mor­rá­gi­co. Ele morreu em um hos­pi­tal de Pre­si­den­te Pru­den­te (SP), 10 di­as após o iní­cio dos sin­to­mas, e apre­sen­tou sín­dro­me do cho­que da den­gue, o grau má­xi­mo da fe­bre he­mor­rá­gi­ca.

Pa­ra de­ter­mi­nar a cau­sa da mor­te de ca­sos sus­pei­tos de den­gue, além dos exa­mes re­a­li­za­dos no La­cen-PR, é fei­ta uma in­ves­ti­ga­ção cri­te­ri­o­sa pa­ra ava­li­ar se a do­en­ça foi a prin­ci­pal res­pon­sá­vel pe­lo óbi­to. Se­gun­do o mé­di­co da SE­SA Enéas Sou­za Fi­lho, é pos­sí­vel que exa­mes con­fir­mem a pre­sen­ça do ví­rus da den­gue no or­ga­nis­mo da pa­ci­en­te e, mes­mo as­sim, a cau­sa da mor­te se­ja ou­tra.

Es­se foi o ca­so de ou­tra mo­ra­do­ra de Pa­ra­na­vaí, de 73 anos, que morreu na qu­ar­ta-fei­ra, após se re­cu­pe­rar de uma fe­bre he­mor­rá­gi­ca por den­gue. Depois de uma ava­li­a­ção da evo­lu­ção clí­ni­ca da pa­ci­en­te, foi cons­ta­ta­do que a ver­da­dei­ra cau­sa da mor­te era uma pneu­mo­nia ad­qui­ri­da de­vi­do a sua bai­xa imu­ni­da­de.

Ou­tro óbi­to por den­gue foi des­car­ta­do nes­ta sex­ta-fei­ra. Tra­ta-se de uma mu­lher de 53 anos que tam­bém re­si­dia em Pa­ra­na­vaí. To­dos os exa­mes la­bo­ra­to­ri­ais de­ram ne­ga­ti­vo pa­ra den­gue. Ago­ra, a se­cre­ta­ria in­ves­ti­ga ou­tras cau­sas de mor­te por meio de amos­tras de san­gue pro­ces­sa­das pe­lo La­cen-PR. Ela morreu na qu­ar­ta-fei­ra) com cho­que neu­ro­gê­ni­co e en­ce­fa­li­te vi­ral.

Pa­no­ra­ma

Um no­vo bo­le­tim com os nú­me­ros atu­a­li­za­dos da den­gue no Pa­ra­ná se­rá di­vul­ga­do na pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra. Des­de agos­to de 2012 já fo­ram con­fir­ma­dos 3.439 ca­sos da do­en­ça. Des­tes, 72% es­tão con­cen­tra­dos em seis mu­ni­cí­pi­os em epi­de­mia: Pa­ra­na­vaí, Pe­a­bi­ru, São Car­los do Ivaí, Ja­pu­rá, Fê­nix e Quin­ta do Sol.

A pri­mei­ra mor­te por den­gue des­te ano acon­te­ceu em ja­nei­ro, no mu­ni­cí­pio de Cam­po Mourão. Foi um ad­vo­ga­do apo­sen­ta­do de 75 anos, mo­ra­dor de Pe­a­bi­ru. Ele era hi­per­ten­so, ti­nha pas­sa­do por tra­ta­men­to con­tra o cân­cer e pro­cu­rou aten­di­men­to mé­di­co ape­nas três di­as após o iní­cio dos sin­to­mas da den­gue.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.