Pa­pa no­meia no­vo che­fe de ban­co

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com Em uma de su­as úl­ti­mas me­di­das no car­go, o pa­pa Ben­to XVI no­me­ou o ale­mão Ernst Von Frey­berg co­mo o no­vo pre­si­den­te do Ban­co do Va­ti­ca­no, uma ins­ti­tui­ção fi­nan­cei­ra cheia de se­gre­dos que es­tá sob for­te pres­são de re­gu­la­do­res in­ter­na­ci­o­nais pa­ra me­lho­rar su­as ações de trans­pa­rên­cia.

O Va­ti­ca­no co­mu­ni­cou a in­di­ca­ção de Von Frey­berg, um ad­vo­ga­do que in­te­gra a Or­dem So­be­ra­na e Mi­li­tar de Mal­ta, or­dem ca­va­lhei­res­ca que nas­ceu na Ida­de Mé­dia.

A de­ci­são en­cer­ra uma bus­ca que já du­ra­va se­te me­ses e con­tou com a aju­da de uma agên­cia in­ter­na­ci­o­nal de re­cru­ta­men­to, in­for­mou um por­ta-voz do Va­ti­ca­no. O ex-pre­si­den­te do Instituto pa­ra Obras de Re­li­gião (IOR), co­mo o ban­co tam­bém é co­nhe­ci­do, Et­to­re Got­ti Te­des­chi, dei­xou o car­go em maio após um vo­to de desconfiança do con­se­lho da ins­ti­tui­ção.

A res­tau­ra­ção da con­fi­an­ça pú­bli­ca a res­pei­to de co­mo o Va­ti­ca­no cuida de su­as fi­nan­ças se tor­nou uma das prin­ci­pais pri­o­ri­da­des dos fun­ci­o­ná­ri­os da San­ta Sé du­ran­te uma in­ves­ti­ga­ção con­tí­nua, de dois anos, fei­ta por pro­mo­to­res ita­li­a­nos so­bre se o Ban­co do Va­ti­ca­no vi­o­lou leis so­bre la­va­gem de di­nhei­ro da Itá­lia, acu­sa­ção ne­ga­da pe­lo Va­ti­ca­no. O re­ve­ren­do Fe­de­ri­co Lom­bar­di, por­ta-voz do Va­ti­ca­no, dis­se que Von Frey­berg fo­ra in­di­ca­do pe­la co­mis­são de car­de­ais do ban­co, que se­gun­do ele “es­ti­ve­ram sem­pre uni­dos e de acor­do com su­as me­di­das”.

O car­de­al Jo­se Sa­rai­va Mar­tins dis­se em en­tre­vis­ta à te­le­vi­são que o fa­to de a pre­si­dên­cia es­tar va­ga era “um pro­ble­ma ur­gen­te”. “Ao fa­zer a no­me­a­ção, po­de­mos evi­tar que coi­sas fal­sas se­jam di­tas”, afir­mou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.