Adul­to aos 15

Aos 15 anos de ida­de, Ca­mi­lo Fra­de sur­pre­en­de com dis­co adul­to; ál­bum de es­treia do cantor e com­po­si­tor, cria do gru­po Pa­ran­ga, é uma das bo­as no­vi­da­des do ano

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Lau­ro Lis­boa Garcia

Aos 15 anos de ida­de, o cantor e com­po­si­tor Ca­mi­lo Fra­de traz uma das bo­as no­vi­da­des do ano, o ál­bum de es­treia, “Por Que Nós?”. Fi­lho e so­bri­nho de mú­si­cos (Nho e Gal­vão Fra­de, do gru­po Pa­ran­ga), Ca­mi­lo des­de cri­an­ça cha­mou a aten­ção pe­lo fa­to de co­nhe­cer re­per­tó­rio “adul­to” em pre­sen­ça cons­tan­te nas ofi­ci­nas e pla­tei­as da Se­ma­na da Can­ção Bra­si­lei­ra, que te­ve cin­co edi­ções em sua ci­da­de, São Luiz do Pa­rai­tin­ga, ter­ra do len­dá­rio com­po­si­tor El­pí­dio dos Santos (19091970), com­po­si­tor as­sí­duo nas tri­lhas dos fil­mes de Maz­za­ro­pi (1912-1981), pe­la fes­ta do Di­vi­no e pe­los car­na­vais e con­cur­sos de mar­chi­nhas.

Foi nes­sas oca­siões que co­nhe­ceu ar­tis­tas da mú­si­ca do por­te de Tom Zé, Su­za­na Sal­les, José Miguel Wis­nik, Chi­co Cé­sar, Luiz Ta­tit e Ka­ri­na Buhr, de qu­em gra­vou “Va­ga­lu­me” (par­ce­ria com Teresa Cris­ti­na), que abre o CD. Com to­do es­se his­tó­ri­co, Ca­mi­lo diz que a von­ta­de de ser cantor “veio mes­mo aos 11 anos”. Até en­tão, só can­ta­va em fes­tas de fa­mí­lia. “Lem­bro que em ca­sa ou­via mui­to Ma­ri­sa Mon­te, Adri­a­na Cal­ca­nhot­to, A Cor do Som e Pau­li­nho da Vi­o­la. Mas o que mais me mar­cou foi o CD Din­di­nha, da Ceu­mar”, con­ta. “Mais pra fren­te fiz três anos de vi­o­li­no, um de vi­o­lão e dois de pi­a­no. Mas per­ce­bi que a ne­ces­si­da­de de to­car era ape­nas pra me acom­pa­nhar can­tan­do.”

Até que um pri­mo (Net­to Cam­pos), en­tão di­re­tor de cul­tu­ra de São Luiz, propôs a ele que fi­zes­se um show no fes­ti­val de in­ver­no. “Acei­tei sem nem pen­sar em se­guir uma car­rei­ra pro­fis­si­o­nal. Só que es­se show, fei­to em um co­re­ti­nho, com 10 mú­si­cos, te­ve uma re­per­cus­são que nem se ima­gi­na­va. O show ha­via si­do gra­va­do pe­lo téc­ni­co de som, e quan­do vi­mos que as pes­so­as ti­nham re­al­men­te gos­ta­do, pas­sa­mos a dis­tri­buir es­sa gra­va­ção. Dis­tri­buí­mos mais de 250 CDs com 17 mú­si­cas, sem ca­pa, fo­to, ou en­car­te”, con­ta.

Com Fa­fá e Ze­ca Ba­lei­ro

Três me­ses depois, veio um con­vi­te pa­ra par­ti­ci­par de um DVD que ho­me­na­ge­a­ria El­pí­dio, com par­ti­ci­pa­ções de Fa­fá de Be­lém, Renato Tei­xei­ra e Ze­ca Ba­lei­ro, en­tre ou­tros. “Su­bi no pal­co en­gas­gan­do com o cho­ro, mas con­se­gui can­tar pa­ra uma pú­bli­co de 8 mil pes­so­as. Foi en­tão que a von­ta­de de ser cantor se fir­mou de vez”, con­ta.

Pro­du­zi­do por MAU, o CD tem a fai­xa-tí­tu­lo as­si­na­da por Luiz Ta­tit e Mar­ce­lo Je­ne­ci, ou­tras de Ita­mar As­sump­ção e Ali­ce Ruiz, Ta­tit, Wis­nik, Lu­la Qu­ei­ro­ga, du­as de­le e de com­po­si­to­res lo­cais (além de mú­si­cos que to­cam em vá­ri­as das 10 fai­xas), co­mo Gal­vão “Se tem uma pes­soa que foi ex­tre­ma­men­te com­pa­nhei­ra e im­por­tan­te nes­te pro­je­to é o MAU. Há tem­pos ele fre­quen­ta São Luiz. Um dia vi­nha me dar o dis­co ‘Eu Men­ti Pra Vo­cê’, da Ka­ri­na Buhr, ou­tro dia o da Ane­lis As­sump­ção, e ca­da vez que eu ou­via os dis­cos, pi­ra­va ain­da mais na­que­la so­no­ri­da­de que pra mim era no­va. Não ti­ve dúvida na ho­ra de es­co­lher o pro­du­tor. Ele sa­be dar aque­la so­no­ri­da­de mo­der­na e con­tem­po­râ­nea pro dis­co sem po­luir o som.”

Fã de seu pai, de Ita­mar, Chi­co Bu­ar­que, Ca­zu­za, Ri­ta Lee e da “Tro­pi­cá­lia em ge­ral”, Ca­mi­lo tam­bém é fas­ci­na­do pe­la ge­ra­ção de Je­ne­ci, Tu­li­pa Ruiz e Ro­ber­ta Sá. “Mas de uns tem­pos pra cá, tam­bém fi­co lou­ca­men­te ou­vin­do Bob Dy­lan, The Vel­vet Un- der­ground, The Be­a­ch Boys, Bob Mar­ley e Ju­li­e­ta Ve­ne­gas”, diz. Pe­lo que se no­ta no CD, ele se­gue bem en­ca­mi­nha­do.

Com o lan­ça­men­to do CD, Ca­mi­lo pre­ten­de ago­ra con­ci­li­ar a car­rei­ra pro­fis­si­o­nal com os es­tu­dos, “de for­ma res­pon­sá­vel”. “Por Que Nós? “já che­gou ao Rio, Cu­ri­ti­ba, Be­lo Ho­ri­zon­te, Re­ci­fe e até Lon­dres e Ja­pão. “Quan­do re­ce­be­mos e-mails de pes­so­as in­te­res­sa­das em com­prar o CD, fi­ca­mos sur­pre­sos com a for­ma co­mo elas o des­co­bri­ram sem que ti­ves­se saí­do ain­da na mí­dia. Pra mim, is­so é mui­to no­vo.”

Divulgação

Ca­mi­lo Fra­de: in uên­ci­as de Tom Zé, Wis­nik e Luiz Ta­tit e fã de Chi­co e Dy­lan

Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.