Mu­lhe­res so­nha­do­ras

Ex­po­si­ção “Uni­ver­so Fe­mi­ni­no” traz ao te­a­tro Ca­lil Had­dad 17 ce­râ­mi­cas da ar­tis­ta plás­ti­ca Joseane Bor­nel­li; mos­tra faz par­te do Con­vi­te às Ar­tes Vi­su­ais

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ariá­diny Ri­nal­di

ari­a­diny@odi­a­rio.com Em ca­da pe­ça, uma mu­lher e, em ca­da fei­ção, um so­nho. O la­do ide­a­lis­ta da mu­lher é o que a ar­tis­ta plás­ti­ca ma­rin­ga­en­se Joseane Bor­nel­li bus­ca re­tra­tar nas obras que com­põem a ex­po­si­ção “Uni­ver­so Fe­mi­ni­no”. A ex­po­si­ção, que es­ta­rá aber­ta a vi­si­ta­ção nes­ta quin­ta-fei­ra, no Mu­seu Hé­le­ton Borba Cor­tes, do Te­a­tro Ca­lil Had­dad, faz par­te do pro­je­to Con­vi­te as Ar­tes Vi­su­ais da Se­cre­tá­ria de Cul­tu­ra.

To­das as 17 es­cul­tu­ras de ce­râ­mi­cas são iné­di­tas. Fei­tas em ar­gi­la, quei­ma­das a mais de mil graus Cel­sius e vi­tri­fi­ca­das, pri­mam pe­la de­li­ca­de­za e be­le­za. “São mu­lhe­res em for­mas ar­re- don­da­das e avan­ta­ja­das, ge­ral­men­te, em po­si­ção de con­tem­pla­ção e me­di­ta­ção, o que pos­si­bi­li­ta inú­me­ras in­ter­pre­ta­ções”, diz a ar­tis­ta .

Au­to­di­da­ta, Joseane tra­ba­lha com ar­te há mais de 18 anos, mas es­ta é a pri­mei­ra vez que faz uma mos­tra in­di­vi­du­al. As pe­ças, con­ta, fo­ram de­sen­vol­vi­das es­pe­ci­al­men­te pa­ra es­ta ex­po­si­ção des­de ju­nho do ano pas­sa­do.

O ob­je­ti­vo do tra­ba­lho é cha­mar aten­ção pa­ra o pa­pel que a mu­lher re­pre­sen­ta na Uni­ver­so Fe­mi­ni­no

Mu­seu Hé­le­ton Borba Cor­tes, no Te­a­tro Ca­lil Had­dad.

quin­ta-fei­ra até 12 de mar­ço

se­gun­da a sex­ta, das 8h às 18h e de sá­ba­do, do­min­go e fe­ri­a­dos das 14h às 18h. A en­tra­da gra­tui­ta so­ci­e­da­de. “Es­ta­mos em um mo­men­to de trans­for­ma­ção de papéis so­ci­ais e é im­por­tan­te, que nes­te pro­ces­so, a mu­lher não per­ca a sua fe­mi­ni­li­da­de”, ob­ser­va a ar­tis­ta.

Em 2011, Joseane ga­nhou o con­cur­so Fa­zen­do Ar­te com Sa­bor re­a­li­za­do pe­la Pu­rity e te­ve opor­tu­ni­da­de de ex­por na Áus­tria, Es­pa­nha e Por­tu­gal. An­tes, ha­via par­ti­ci­pa­do do Cir­cui­to In­ter­na­ci­o­nal de Ar­te Bra­si­lei­ra, em 2006, que le­vou su­as obras pa­ra vá­ri­os ou­tros paí­ses eu­ro­peus.

Pa­ra Joseane, “Uni­ver­so Fe­mi­ni­no”, se­rá im­por­tan­te pa­ra ad­qui­rir vi­si­bi­li­da­de em Ma­rin­gá. “Que­ro que o pes­so­al da­qui co­nhe­ça meu tra­ba­lho, meu no­me. Afi­nal, foi aqui que nas­ci. Gran­de mai­o­ria só sa­be do pro­je­to as­sis­ten­ci­al que re­a­li­zo”, diz a ar­tis­ta, em re­fe­rên­cia ao cur­so de ar­te­sa­na­to Maria do In­gá, vi­a­bi­li­za­do pe­la pre­fei­tu­ra e no qual dá au­las, des­de 2004.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.