Pré­dio da Câ­ma­ra tem 23 pro­ble­mas, diz vis­to­ria

Ir­re­gu­la­ri­da­des fo­ram apon­ta­das pe­los bom­bei­ros em fis­ca­li­za­ção fei­ta on­tem; lau­do se­rá en­tre­gue ama­nhã e gui­a­rá re­for­ma no imó­vel, de on­de foi re­ti­ra­da por­ta gi­ra­tó­ria

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com O Cor­po de Bom­bei­ros en­con­trou ao me­nos 23 ir­re­gu­la­ri­da­des no pré­dio da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá, du­ran­te vis­to­ria fei­ta on­tem de ma­nhã. Os pon­tos se­rão ana­li­sa­dos e vão cons­tar de lau­do que fi­ca­rá pron­to na qu­ar­ta-fei­ra e vai di­re­ci­o­nar re­for­mas e ade­qua­ções no imó­vel.

En­tre os pro­ble­mas es­tá a por­ta gi­ra­tó­ria. O equi­pa­men­to, ins­ta­la­do no ano pas­sa­do pa­ra ser usa­do no con­tro­le de vi­si­ta­ções, po­de atra­pa­lhar a saí­da du­ran­te si­tu­a­ções ur­gen­tes. Em di­as de ple­ná­rio lotado, os pre­sen­tes só con­se­guem aces­so à saí­da de emer­gên­cia se an­tes pas­sa­rem pe­la por­ta gi­ra­tó­ria. Há uma por­ta de vi­dro ao la­do, mas com aber­tu­ra me­nor que a re­co­men­da­da. “Com a por­ta gi­ra­tó­ria fi­ca­mos sem saí­da de emer­gên­cia”, diz o pre­si­den­te da Ca­sa, Ulis­ses Maia (PP), que anun­ci­ou a re­ti­ra­da do equi­pa­men­to. A por­ta co­me­çou a ser des­mon­ta­da on­tem à tar­de. A ideia é que na ses­são de ho­je o es­pa­ço já es­te­ja li­be­ra­do.

O equi­pa­men­to se­rá do­a­do. Uma son­da­gem se­rá fei­ta em ór­gãos pú­bli­cos pa­ra sa­ber em qual de­les o sis­te­ma é in­di­ca­do. De acor­do com os bom­bei­ros, o ide­al é que a por­ta, que cus­tou R$ 14.750 à Câ­ma­ra, se­ja subs­ti­tuí­da por uma de 1,5 metro de lar­gu­ra com bar­ra an­ti­pâ­ni­co.

A lis­ta das 23 ir­re­gu­la­ri­da­des in­clui ain­da fal­ta de cor­ri­mão nas es­ca­das e de pla­cas e ilu­mi­na­ção in­di­can­do as saí­das. O lau­do vai apon­tar tam­bém que o ma­te­ri­al que re­ves­te as ram­pas da Câ­ma­ra – uma bor­ra­cha in­fla­má­vel – pre­ci­sa ser tro­ca­do por pi­so frio ou con­cre­to. No ple­ná­rio, on­de es­tão os pro­ble­mas mais gra­ves, a por­ta da sa­la de vi­dro re­ser­va­da à im­pren­sa tem me­di­das fo­ra do pa­drão. Tam­bém no ple­ná­rio, com ca­pa­ci­da­de pa­ra 300 pes­so­as, não há ram­pas e ba­nhei­ros pa­ra de­fi­ci­en­tes fí­si­cos e o nú­me­ro de ex­tin­to­res é in­su­fi­ci­en­te.

Já no cor­re­dor que dá aces­so aos ga­bi­ne­tes dos par­la­men­ta­res, de 40 me­tros de ex­ten­são, a in­di­ca­ção é pa­ra que se­jam ins­ta­la­dos de­tec­to­res de fu­ma­ça e sprin­klers – es­gui­chos aci­o­na­dos em ca­so de in­cên­dio. A me­di­da é ne­ces­sá­ria por­que é gran­de a dis­tân­cia en­tre as úl­ti­mas sa­las e as saí­das. Ou­tra al­ter­na­ti­va su­ge­ri­da foi a ins­ta­la­ção de uma saí­da de emer­gên­cia e de uma es­ca­da me­tá­li­ca ex­ter­na no fim ou no meio do cor­re­dor. Há pro­ble­ma tam­bém na al­tu­ra da mu­re­ta de pro­te­ção no pri­mei­ro an­dar, que tem 13 cen­tí­me­tros a me­nos que o exi­gi­do pe­lo Có­di­go de Se­gu­ran­ça Con­tra In­cên­dio e Pâ­ni­co.

Por en­quan­to, não se co­gi­ta a in­ter­di­ção do imó­vel. Depois da vis­to­ria, o pró­xi­mo pas­so é con­fec­ci­o­nar um lau­do. O do­cu­men­to se­rá en­tre­gue até qu­ar­ta-fei­ra à Câ­ma­ra, que vai pro­vi­den­ci­ar as ade­qua­ções. “Va­mos es­ta­be­le­cer um pra­zo pa­ra que eles se ade­quem”, dis­se o ofi­ci­al de Comunicação dos Bom­bei­ros, te­nen­te Nivaldo do Re­go. Um Ter­mo de Ajus­ta­men­to de Con­du­ta (TAC) de­ve ser fir­ma­do. Pa­ra pro­por os ajus­tes, um en­ge­nhei­ro se­rá con­tra­ta­do – emer­gen­ci­al­men­te ou por li­ci­ta­ção. O pré­dio do Le­gis­la­ti­vo ma­rin­ga­en­se foi inau­gu­ra­do em 1994, e o lo­cal já pas­sou por re­for­mas.

O pre­si­den­te da Ca­sa afir­ma que o Le­gis­la­ti­vo pre­ci­sa dar o exem­plo. “A Co­mis­são de Se­gu­ran­ça da Câ­ma­ra es­tá re­es­tu­dan­do a le­gis­la­ção mu­ni­ci­pal e vai apre­sen­tar uma no­va lei, com mais nor­mas de se­gu­ran­ça na ci­da­de. En­tão é pre­ci­so que se­ja­mos exem­plo”.

Ra­fa­el Sil­va

Por­ta gi­ra­tó­ria sen­do re­ti­ra­da da Câ­ma­ra; equi­pa­men­to di­fi­cul­ta­va saí­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.