DIAADIA

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO -

Da Áfri­ca

Acom­pa­nhan­do

Di­fe­ren­ças

De­sa­fio

O ex-pre­fei­to Sil­vio Bar­ros es­tá na Áfri­ca e man­da email pa­ra a co­lu­na.

“Te­nho ten­ta­do acom­pa­nhar as no­vi­da­des da po­lí­ti­ca ma­rin­ga­en­se da­qui da Áfri­ca atra­vés da sua co­lu­na Dia-a-Dia” - diz Sil­vio.

“Es­tou em Ru­an­da, ten­do uma das mai­o­res li­ções da mi­nha vi­da so­bre as di­fe­ren­ças que exis­tem en­tre os se­res hu­ma­nos ao re­dor do mun­do”.

“Só mes­mo con­vi­ven­do por aqui um tem­po pa­ra en­ten­der me­lhor quão com­ple­xo é o de­sa­fio glo­bal pe­la igual­da­de e sus­ten­ta­bi­li­da­de”.

Mi­sé­ria

“Ven­do mi­lhões de jo­vens em ple­no sé­cu­lo XXI sem aces­so a ener­gia elé­tri­ca e, por­tan­to, sem internet ou com­pu­ta­dor, con­de­na­dos a fi­car no fim da fi­la na com­pe­ti­ção por es­pa­ço no mer­ca­do de tra­ba­lho, nós per­ce­be­mos o quan­to de­ve­mos ser gra­tos a Deus pe­la ben­ção que é vi­ver em Ma­rin­gá” –ter­mi­na Sil­vio Bar­ros.

Li­vro

O ar­ce­bis­po de Ma­rin­gá, dom Anu­ar Bat­tis­ti, lança ho­je o li­vro “Pa­la­vras de um ami­go”. Se­rá às 20h, du­ran­te jan­tar - por ade­são - no Buf­fet Moi­nho Ver­me­lho.

Sem co­men­tá­rio

A pá­gi­na do go­ver­na­dor Be­to Richa no Fa­ce­bo­ok tem um fa­to in­co­mum: os lei­to­res só po­dem “cur­tir” ou “com­par­ti­lhar” o que ele es­cre­ve. Co­men­tar é proi­bi­do.

Pro­ces­so

Deu en­tra­da no STF, sex­ta-fei­ra, uma ação pa­tro­ci­na­da pe­lo Instituto de Ad­vo­ca­cia Ra­ci­al e Am­bi­en­tal con­tra Dil­ma Rousseff, Aloi­zio Mer­ca­dan­te e to­dos os rei­to­res de uni­ver­si­da­des fe­de­rais.

Mo­ti­vo

Eles são acu­sa­dos de es­no­bar a lei nº 10.639 - que é aque­la lei que in­clui o en­si­no de His­tó­ria e Cul­tu­ra Afro-bra­si­lei­ra nos cur­rí­cu­los da edu­ca­ção bá­si­ca e da for­ma­ção de pro­fes­so­res do País.

MP

Atra­vés da pro­po­si­ção de nº 635/12, que foi apro­va­da pe­la As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Pa­ra­ná on­tem, o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Pa­ra­ná cri­ou vá­ri­os car­gos.

CCs

São 85 car­gos de pro­vi­men­to efe­ti­vo e mais 69 car­gos de pro­vi­men­to em co­mis­são (CCs), bem co­mo trans­for­ma 34 car­gos de pro­vi­men­to efe­ti­vo.

Vi­ce

O pe­e­me­de­bis­ta Ro­ber­to Re­quião an­da di­zen­do que to­pa­ria ser can­di­da­to a vi­ce da pe­tis­ta Glei­si Hoff­mann pa­ra o Go­ver­no do Es­ta­do em 2014.

Per­gun­ti­nha

Ca­so se con­fir­me es­ta do­bra­di­nha, Re­quião te­rá no­va­men­te a co­ra­gem de pro­me­ter que o pe­dá­gio bai­xa­rá ou aca­ba­rá? Re­pe­ti­rá que pas­sa­rá com um tra­tor so­bre os pos­tos de co­bran­ça?

Nô­ma­des

A Câ­ma­ra de Ma­rin­gá fa­rá ses­sões iti­ne­ran­tes. A pri­mei­ra, sem da­da de­fi­ni­da, se­rá na se­de da OAB, na Pe­ri­me­tral Sul.

Bair­ros

Acho que a pri­mei­ra de­ve­ria, is­so sim, ser num bair­ro on­de há bas­tan­te pro­ble­mas, pa­ra que os ve­re­a­do­res ve­jam pes­so­al­men­te o que es­tá acon­te­cen­do de ruim - e de bom tam­bém.

Ga­so­li­na

O ma­rin­ga­en­se Ricardo Vi­zen­tin es­te­ve em El Cor­dón, na Ve­ne­zu­e­la, e fi­cou im­pres­si­o­na­do com o pre­ço da ga­so­li­na lá.

Mi­xa­ria

Pa­ra en­cher o tan­que (63 li­tros de ga­so­li­na pu­ra, sem ál­co­ol) ele pa­gou 6,12 bo­lí­va­res, o que dá, na mo­e­da bra­si­lei­ra, 83 cen­ta­vos - me­nos que R$ 1! Man­dou fo­to da bomba do pos­to pa­ra com­pro­var.

Sem jul­ga­men­to

Ho­je tem no­va reu­nião no Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE). O ca­so Pu­pin não es­tá na lis­ta dos que se­rão ana­li­sa­dos.

Úl­ti­ma

A pre­gui­ça é o me­lhor dos se­te pe­ca­dos ca­pi­tais, pois im­pe­de que a pes­soa co­me­ta os ou­tros seis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.