Va­le Cul­tu­ra en­tra em vi­gor no meio do ano

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com A mi­nis­tra da Cul­tu­ra, Mar­ta Su­plicy, anun­ci­ou on­tem que o Va­le Cul­tu­ra, que se­rá re­gu­la­men­ta­do no fim do mês, se­rá cu­mu­la­ti­vo e de­ve es­tar pron­to pa­ra ope­rar a par­tir de ju­nho ou ju­lho. Se­gun­do ela, o tra­ba­lha­dor que ti­ver o “car­tão pré-pa­go” do Va­le Cul­tu­ra po­de­rá abrir mão de uti­li­zar o be­ne­fí­cio em um de­ter­mi­na­do mês e gas­tá-lo fu­tu­ra­men­te sem que ele ex­pi­re. “O be­ne­fí­cio em ter­mos cul­tu­rais do Va­le Cul­tu­ra vai ser mui­to gran­de.”

Mar­ta apre­sen­tou o pro­je­to pa­ra em­pre­sá­ri­os pau­lis­tas na Fe­de­ra­ção do Co­mér­cio de Bens, Ser­vi­ços e Tu­ris­mo do Es­ta­do de São Pau­lo. A mi­nis­tra tam- bém anun­ci­ou que vai per­cor­rer o País pa­ra an­ga­ri­ar ade­sões ao Va­le Cul­tu­ra. “Es­tou pensando em fa­zer o pé­ri­plo tal­vez de for­ma mais ins­ti­tu­ci­o­nal.”

O Va­le Cul­tu­ra se­gue o mo­de­lo do Va­le Ali­men­ta­ção, no qual o tra­ba­lha­dor re­ce­be­rá um be­ne­fí­cio de R$ 50 pa­ra gas­tar com ati­vi­da­des cul­tu­rais - 10% des­te va­lor se­rá aba­ti­do da fo­lha sa­la­ri­al. O pro­je­to pri­o­ri­za qu­em ga­nha até cin­co sa­lá­ri­os mí­ni­mos, e as em­pre­sas tri­bu­ta­das com ba­se em lu­cro re­al que ade­ri­rem ao pro­je­to re­ce­be­rão um aba­ti­men­to no im­pos­to de ren­da de 1%. Já os tra­ba­lha­do­res que re­ce­bem mais de cin­co sa­lá­ri­os mí­ni­mos te­rão um des­con­to na fo­lha de pa­ga­men­to su­pe­ri­or a 10%, es­ca­lo­na­do con­for­me a fai­xa sa­la­ri­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.