Mer­ca­do re­duz ín­di­ce da in­fla­ção pa­ra 2013

Pre­vi­são é que o Ín­di­ce de Pre­ços ao Con­su­mi­dor Am­plo en­cer­re o ano em 5,70%. Há 1 mês, a ex­pec­ta­ti­va dos eco­no­mis­tas era de 5,65%

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Das Agên­ci­as

re­da­cao@ Os ana­lis­tas de mer­ca­do fi­ze­ram um le­ve ajus­te nas pro­je­ções pa­ra a eco­no­mia nes­te ano. A ex­pec­ta­ti­va pa­ra a in­fla­ção foi re­du­zi­da pe­la pri­mei­ra vez depois de seis se- ma­nas­con­se­cu­ti­vas­de­e­le­va­ção.

A pre­vi­são do mer­ca­do ago­ra é que o Ín­di­ce de Pre­ços ao Con­su­mi­dor Am­plo (IPCA) en­cer­re o ano em 5,70%. O da­do cons­ta do bo­le­tim Fo­cus di­vul­ga­do on­tem, do Ban­co Cen­tral, fei­to se­ma­nal­men­te.

A úl­ti­ma edi­ção do le­van­ta­men­to in­di­ca­va in­fla­ção de 5,71%. Há 1 mês, a pro­je­ção era de 5,65%.

Ape­sar da in­di­ca­ção do mi­nis­tro da Fa­zen­da, Guido Mantega, de que um re­pi­que de in­fla­ção po­de le­var a uma ele­va­ção da ta­xa bá­si­ca de ju­ros, os ana­lis­tas do mer­ca­do con­ti­nu­am acre­di­tan­do em es­ta­bi­li­da­de pa­ra 2013.

Os eco­no­mis­tas con­sul­ta­dos na pes­qui­sa se­ma­nal Fo­cus do Co­pom de mar­ço, na me­di­a­na das es­ti­ma­ti­vas. Nin­guém es­pe­ra cor­te da ta­xa bá­si­ca. En­tre os que pro­je­tam al­ta, a mai­or pre­vi­são é de uma Se­lic de 7,75% ao ano, o que re­pre­sen­ta al­ta de 0,50 pon­to por­cen­tu­al. A me­di­a­na das es­ti- ma­ti­vas mos­tra ain­da ma­nu­ten­ção dos ju­ros em 7,25% ao ano até o fim de 2013.

Na Rús­sia, pa­ra a reu­nião do G20, o mi­nis­tro afir­mou que o go­ver­no não usa­rá o câm­bio co­mo me­di­da pa­ra con­ten­ção de pre­ços no País. Se­gun­do ele, a prin­ci­pal fer­ra­men­ta pa­ra com­ba­ter a in­fla­ção é a ta­xa de ju­ros.

Mantega quis des­cons­truir a te­se cri­a­da pe­lo mer­ca­do de que o go­ver­no es­ta­ria atu­an­do no câm­bio pa­ra aju­dar a con­ter a ele­va- ção dos pre­ços. A fa­la do mi­nis­tro le­vou al­guns ana­lis­tas a con­si­de­rar uma pos­sí­vel al­te­ra­ção nos ju­ros bá­si­cos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.