Ina­dim­plên­cia de­ve es­ta­bi­li­zar

Me­to­do­lo­gia

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com O in­di­ca­dor usa­do pa­ra an­te­ver com 6 me­ses de an­te­ce­dên­cia a tra­je­tó­ria dos ní­veis de atra­so de pa­ga­men­tos apon­ta pa­ra nor­ma­li­za­ção dos ní­veis de ina­dim­plên­cia em 2013, se­gun­do di­vul­ga­do on­tem pe­la Se­ra­sa Ex­pe­ri­an.

No ca­so do con­su­mi­dor, o ín­di­ce fi­cou es­tá­vel em de­zem­bro de 2012, com 100,1 pon­tos.

Com es­se re­sul­ta­do, o ní­vel de ina­dim­plên­cia ban­cá­ria do con­su­mi­dor de­ve fi­car em 7% da car­tei­ra de cré­di­to às pes­so­as fí­si­cas (cré­di­to re­fe­ren­ci­al pa­ra ta­xa de ju­ros), de acor­do com o BC (Ban­co Cen­tral).

Em­pre­sas

No ca­so das em­pre­sas, o in­di­ca­dor de pers­pec­ti­va de ina­dim­plên­cia da Se­ra­sa re­gis­trou que­da de 0,8% no mês de de­zem­bro de 2012 em re­la­ção ao mês an­te­ri­or, fi­can­do em 94,0.

De acor­do com os eco­no­mis­tas da Se­ra­sa, em no­ta, a con­ver­gên­cia pa­ra a nor­ma­li­da­de da ina­dim­plên­cia dos con­su­mi­do­res, a ace­le­ra­ção do cres­ci­men­to econô­mi­co e a pre­do­mi­nân­cia de ta­xas de ju­ros mais bai­xas no mé­dio pra­zo con­tri­bu­em pa­ra a re­du­ção da ina­dim­plên­cia das em­pre­sas. O in­di­ca­dor de pers­pec­ti­va da Se­ra­sa bus­ca an­te­ver, com seis me­ses, em que fa­se do ci­clo es­ta­rão as se­guin­tes va­riá­veis econô­mi­cas: ati­vi­da­de econô­mi­ca, con­ces­sões re­ais de cré­di­to ao con­su­mi­dor, con­ces­sões re­ais de cré­di­to às em­pre­sas, ina­dim­plên­cia do con­su­mi­dor e ina­dim­plên­cia das em­pre­sas.

Em ge­ral, as va­riá­veis econô- micas apre­sen­tam ci­clos com­pos­tos por qua­tro fa­ses dis­tin­tas: ex­pan­são, re­ver­são, crise e re­cu­pe­ra­ção.

O in­di­ca­dor é fei­to com ba­se em 325 va­riá­veis econô­mi­cas e fi­nan­cei­ras. O in­di­ca­dor con­sis­te no re­sul­ta­do com­pos­to, is­to é, em ca­da es­ca­la de tem­po, dos mo­de­los de pro­je­ção en­tre a va­riá­vel-ob­je­ti­vo e os com­po­nen­tes prin­ci­pais, co­lo­ca­do em ba­se 100.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.