Cul­tu­ra he­brai­ca em pau­ta

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ariá­diny Ri­nal­di ari­a­diny@odi­a­rio.com

O que é Sha­bat? Qu­em foi Sa­lo­mão? Co­mo fun­ci­o­na o ca­len­dá­rio he­breu? On­de es­tão lo­ca­li­za­dos os mu­seus ju­dai­cos? Quais fil­mes e li­vros tra­tam do ju­daís­mo? Sa­ci­ar es­sas e ou­tras cu­ri­o­si­da­des acer­ca da cul­tu­ra he­brai­ca é a pro­pos­ta do blog “Dyaryo dy um He­breu”, do ator Vi­tal Ben Wai­serm­man, que es­tre­ou es­te mês, no por­tal do Diá­rio odi­a­rio.com.

Wai­serm­man con­ta que a ideia de cri­ar o blog veio de um pro­je­to que ele vem de­sen­vol­ven­do há mais de 15 anos, in­ti­tu­la­do Le­ka­bel (“a ar­te de re­ce­ber”, em he­brai­co). Em re­su­mo, o ob­je­ti­vo é dis­se­mi­nar a tro­ca de co­nhe­ci­men­to e ami­za­de en­tre as cren­ças. “Per­ce­bo que o sen­so co­mum e a ig­no­rân­cia so­bre a cul­tu­ra he­brai­ca na so­ci­e­da­de é mui­to gran­de. As pes­so­as pre­ci­sam es­tar ap­tas a aco­lher o ju­daís- mo co­mo qual­quer ou­tra re­li­gião”, acre­di­ta.

Cau­te­lo­so, ex­pli­ca que, nem de lon­ge o in­tui­to é con­ver­ter os lei­to­res à cren­ça. “A pes­soa nas­ce ju­dia ou se tor­na por li­vre es­pon­tâ­nea von­ta­de. Por is­so, dis­cu­to o te­ma de for­ma ame­na pa­ra não agre­dir ou ri­di­cu­la­ri­zar.”

“Dyaryo dy um He­breu” não vai se es­go­tar na dou­tri­na ju­dai­ca. Os recortes irão além: co­mi­das tí­pi­cas, com­por­ta­men­to, po­lí­ti­ca, tu­ris­mo etc. “Pre­ten­do dar di­cas tam­bém de bons fil­mes, li­vros e mú­si­cas”, adi­an­ta. En­tre es­tas op­ções, Wai­serm­man des­ta­ca o lon­ga-me­tra­gem “O pi­a­nis­ta”, de Ro­man Po­lans­ki, o ro­man­ce “O úl­ti­mo ju­deu”, de No­ah Gor­don e o tra­ba­lho do ma­es­tro Zu­bin Meh­ta, da Or­ques­tra Fi­larmô­ni­ca de Is­ra­el.

Ar­ca­bou­ço pa­ra fa­lar so­bre o as­sun­to é o que não fal­ta ao blo­guei­ro. Fi­lho de ju­deus, abra­çou as prá­ti­cas da re­li­gião des­de cri­an­ça. For­mou-se em his­tó­ria e ca­sou-se den­tro do ri­to. Atu­al­men­te, é fi­li­a­do à Fe­de­ra­ção Is­ra­e­li­ta de São Pau­lo e par­ti­ci­pa do Gru­po de Diá­lo­go In­ter­re­li­gi­o­so. Pa­ra es­cre­ver, re­ce­be ain­da a co­la­bo­ra­ção de Ba­ru­ch Ben Avraham, do Instituto His­tó­ri­co Is­ra­e­li­ta Mi­nei­ro, de Yos­sef Ben Nun, dou­tor pe­la cá­te­dra uni­ver­si­tá­ria Ys­ra­el Spaña, da mu­lher Ra­kel Ma­tran­dea Eretyz e dos ami­gos Ra­fa­el Wen­ces­lau e Rei­nal­do Gus­mão. “Dis­cu­ti­mos jun­tos os te­mas. Depois, fa­ço um fil­tro e es­co­lho so­bre o que vou tra­tar. Nos pró­xi­mos tex­tos, vou fa­lar da lín­gua he­brai­ca e da sabedoria da Kab­ba­lah.”

“A acei­ta­ção foi mui­to boa. Es­tou aber­to a opi­niões e crí­ti­cas e es­pe­ro que o blog sir­va co­mo por­ta pa­ra, fu­tu­ra­men­te, en­con­trar pes­so­as in­te­res­sa­das em cri­ar um cen­tro cul­tu­ral ju­dai­co na ci­da­de”, diz o no­vo blo­guei­ro do odi­a­rio.com.

Divulgação

Vi­tal Wai­serm­man: es­treia no por­tal odi­a­rio.com “Dyaryo dy um He­breu”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.