Pa­ra CFM, nú­me­ro é bom

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Agên­cia Bra­sil

re­da­cao@odi­a­rio.com O pre­si­den­te do Con­se­lho Fe­de­ral de Me­di­ci­na (CFM), Ro­ber­to Luiz D’Ávi­la, ava­lia que o País con­ta com nú­me­ro de mé­di­cos su­fi­ci­en­te pa­ra aten­der à de­man­da e co­brou do go­ver­no fe­de­ral a cri­a­ção de um pla­no de car­rei­ra ca­paz de atrair pro­fis­si­o­nais pa­ra áre­as de me­nor co­ber­tu­ra.

Pes­qui­sa di­vul­ga­da pe­lo ór­gão apon­ta que o Bra­sil tem atu­al­men­te dois mé­di­cos pa­ra ca­da gru­po de mil ha­bi­tan­tes. O Su­des­te li­de­ra o ran­king, com 2,67 pro­fis­si­o­nais por mil ha­bi­tan­tes, se­gui­do pe­lo Sul, com 2,09, e pe­lo Cen­tro-Oes­te, com 2,05. Já no Nor­des­te, o ín­di­ce é 1,23, e no Nor­te, 1,01. Dos 388 mil mé­di­cos no país, 55,5% atu­am no Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS).

D’Ávi­la cri­ti­cou me­di­das co­mo a aber­tu­ra de no­vos cur­sos de Me­di­ci­na, anunciada pe­lo go­ver­no fe­de­ral, e o es­tí­mu­lo a vin­da de mé­di­cos es­tran­gei­ros ou com for­ma­ção no ex­te­ri­or.

“Não me ve­nham com ati­tu­des que são só cos­mé­ti­cas e que não vão re­sol­ver o pro­ble­ma”, dis­se. “De­sa­fio o go­ver­no a sen­tar co­nos­co e de­ba­ter as idei­as da me­lhor ma­nei­ra pos­sí­vel”, com­ple­tou.

Além da cri­a­ção de um pla­no de car­rei­ra pa­ra a ca­te­go­ria nos mol­des do que é ofe­re­ci­do ao do Poder Ju­di­ciá­rio, com pos­si­bi­li­da­de de edu­ca­ção con­ti­nu­a­da e de­di­ca­ção ex­clu­si­va, o CFM de­fen­de tam­bém a aber­tu­ra de va­gas de re­si­dên­cia mé­di­ca pa­ra ca­da alu­no for­ma­do em Me­di­ci­na. “É o nos­so so­nho. Paí­ses sé­ri­os fa­zem is­so”, con­cluiu o pre­si­den­te.

Con­tex­to

Da­dos mos­tram que mais de 388 mil mé­di­cos atu­a­vam no país até ou­tu­bro de 2012. De 1970, quan­do exis­ti­am 58.994 pro­fis­si­o­nais, ao úl­ti­mo tri­mes­tre do ano pas­sa­do, o nú­me­ro cres­ceu 557,72%.

O per­cen­tu­al é qua­se seis ve­zes mai­or em com­pa­ra­ção ao do cres­ci­men­to da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra, que em 5 dé­ca­das au­men­tou 101,84%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.