Pro­mo­to­ria ques­ti­o­na per­mu­ta de ter­re­nos

MP ques­ti­o­na tro­cas fei­tas por ad­mi­nis­tra­ções pas­sa­das, mu­ni­cí­pio diz que per­mu­tas fo­ram re­a­li­za­das pa­ra ga­ran­tir lo­tes des­ti­na­dos a ha­bi­ta­ções po­pu­la­res

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com A Pro­mo­to­ria de De­fe­sa do Pa­trimô­nio Pú­bli­co in­gres­sou com oi­to ações ci­vis pú­bli­cas em que pe­de a anu­la­ção de per­mu­tas de ter­re­nos fei­tas pe­lo mu­ni­cí­pio com em­pre­sas e pes­so­as fí­si­cas. Se­te das ações são re­fe­ren­tes a ges­tão do ex-pre­fei­to João Ivo Ca­lef­fi e um ação ques­ti­o­na per­mu­tas re­a­li­za­das du­ran­te a ges­tão do ex-pre­fei­to Sil­vio Bar­ros. No en­ten­di­men­to do Mi­nis­té­rio Pú­bli- co as áre­as de­ve­ri­am ser re­ser­va­das e des­ti­na­das a cons­tru­ção de equi­pa­men­tos co­mu­ni­tá­ri­os co­mo es­co­las e pos­tos de saú­de, por exem­plo, e não po­de­ri­am ser per­mu­ta­das pa­ra ser usa­das pa­ra fins in­dus­tri­ais, co­mer­ci­ais ou re­si­den­ci­ais.

Pa­ra a pro­mo­to­ria, as leis mu­ni­ci­pais que au­to­ri­za­ram as per­mu­tas de­vem ser anu­la­das -- por con­fli­to com as cons­ti­tui­ções Fe­de­ral e Es­ta­du­al. Le­van­ta­men­to do MP in­di­ca que as áre­as per­mu­ta­das es­tão lo­ca­li­za­das no Jar­dim Ve­re­das, Jar­dim Di­a­man­te, Jar­dim Re­al, Jar­dim Al­zi­ra, Jar­dim Pau­lis­ta I, Jar­dim Pau­lis­ta II, Jar­dim San­ta He­le­na, Jar­dim Itá­lia II, Jar­dim No­vo Al­vo­ra­da, Lo­te­a­men­to Gra­jaú, Gle­ba Ri­bei- rão Ma­rin­gá, Jar­dim Pi­nhei­ros III, Jar­dim Ca­ro­li­na, Jar­dim No­vo Ho­ri­zon­te V e Vi­la Es­pe­ran­ça.

Na ação, o MP pe­de que o mu­ni­cí­pio, em con­jun­to com as pes­so­as ou em­pre­sas que fir­ma­ram os con­tra­tos, ad­qui­ra no­vas áre­as de ter­ras nos mes­mos lo­te- “En­ten­de­mos que o prin­cí­pio do di­rei­to à mo­ra­dia é mai­or que o di­rei­to co­mu­ni­tá­rio” amen­tos, ca­so não ha­ja a pos­si­bi­li­da­de de de­vo­lu­ção das áre­as ori­gi­nais, pa­ra que o pa­trimô­nio pú­bli­co se­ja res­sar­ci­do. A pro­mo­to­ria tam­bém so­li­ci­ta que a Jus­ti­ça pro­mo­va a ci­ta­ção das pes­so­as ou em­pre­sas que ad­qui­ri­ram ter­re­nos nes­tas áre­as que fo­ram per­mu­ta­das . O mu­ni­cí­pio, as em­pre­sas e as pes­so­as fí­si­cas al­vos das ações te­rão pra­zo de 60 di­as pa­ra con­tes­tar as acu­sa­ções pe­ran­te a Va­ra da Fa­zen­da Pú­bli­ca de Ma­rin­gá.

O pro­cu­ra­dor-ge­ral da pre­fei­tu­ra, Luiz Car­los Man­za­to, in­for­mou que as áre­as per­mu­ta­das pe­la ad­mi­nis­tra­ção Sil­vio Bar­ros, que são al­vo de ques­ti­o­na­men­to do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, fo­ram tro­ca­das pe­lo mu­ni­cí­pio pa­ra ga­ran- tir a cons­tru­ção de ca­sas po­pu­la­res, o que foi fei­to após uma ava­li­a­ção da pre­sen­ça de equi­pa­men­tos pú­bli­cos pró­xi­mos a es­tes lo­cais. “En­ten­de­mos que o prin­cí­pio do di­rei­to à mo­ra­dia é mai­or que o di­rei­to co­mu­ni­tá­rio. Foi es­ta te­se que usa­mos em ou­tra ação se­me­lhan­te e que ti­ve­mos de­ci­são ju­di­ci­al fa­vo­rá­vel”, diz.

Man­za­to in­for­mou que vai le­van­tar as áre­as per­mu­ta­das pe­la ad­mi­nis­tra­ção Ca­lef­fi, ques­ti­o­na­das pe­la Pro­mo­to­ria, pa­ra apre­sen­tar que o mu­ni­cí­pio apre­sen­te os mo­ti­vos que le­va­ram a per­mu­ta e os ob­je­ti­vos de ca­da pro­ce­di­men­to. “Era uma pra­xe das ad­mi­nis­tra­ções fa­zer as per­mu­tas des­tas áre­as, uma vez que não eram usa­das”, res­sal­tou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.