Con­vi­te à au­la de mú­si­ca

DI­DÁ­TI­CO Pri­mei­ra noi­te de 2013 do Con­vi­te à Mú­si­ca se­rá da Or­ques­tra de Câ­ma­ra Ce­su­mar; ‘con­cer­to-au­la’ te­rá mú­si­ca e in­for­ma­ção

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Wi­la­me Prado

wi­la­me@odi­a­rio.com Mu­da­ram-se os ges­to­res, mas fi­ca­ram os pro­je­tos na Se­cre­ta­ria de Cul­tu­ra. Pres­tes a co­me­mo­rar oi­to anos de exis­tên­cia, o Con­vi­te à Mú­si­ca tem sua pri­mei­ra apre­sen­ta­ção do ano ama­nhã com um con­cer­to da Or­ques­tra de Câ­ma­ra Ce­su­mar, no Au­di­tó­rio Lu­za­mor.

Co­mo sem­pre, a en­tra­da con­ti­nua sen­do fran­ca e to­da a co­mu­ni­da­de es­tá con­vi­da­da. A di­fe­ren­ça, ex­pli­ca o se­cre­tá­rio de Cul­tu­ra Jo­vi Bar­bo­za, é que o ho­rá­rio mu­dou: os es­pe­tá­cu­los dos con­vi­tes (à Dan­ça, à Mú­si­ca e ao Te­a­tro) ago­ra co­me­çam pon­tu­al­men­te às 20h30 e não mais às 21h. “Es­se ho­rá­rio é me­lhor pa­ra as fa­mí­li­as par­ti­ci­pa­rem e pa­ra que não fi­que tão tar­de após o tér­mi­no do es­pe­tá­cu­lo”, opi­na. Os in­gres­sos co­me­çam a ser dis­tri­buí­dos na bi­lhe­te­ria às 20h.

A or­ques­tra, di­ri­gi­da e re­gi­da pe­lo ma­es­tro Da­vi Oli­vei­ra, é com­pos­ta de um nai­pe de cor­das: vi­o­li­nos, vi­o­las, vi­o­lon­ce­los e con­tra­bai­xo. No con­cer­to de ama­nhã, com du­ra­ção mé­dia de uma ho­ra, o pro­gra­ma se­rá bem va­ri­a­do, par­tin­do de pe­ças mu­si­cais do pe­río­do bar­ro­co, com obras de Ba­ch, e che­gan­do até a con­tem­po­ra­nei­da­de, com re­fe­rên­ci­as a Le­o­nard Bernstein, nor­te-ame­ri­ca­no mor­to em 1990 fa­mo­so por di­ri­gir a Fi­larmô­ni­ca de No­va York. Além dos dois, diz o ma­es­tro, a or­ques­tra exe­cu­ta pe­ças de Brahms, Gus­tav Holst e Mo­zart.

O con­cer­to de ama­nhã, em es­pe­cí­fi­co, po­de­rá ser boa op­ção pa­ra qu­em nun­ca acom­pa­nhou apre­sen­ta­ções de mú­si­ca eru­di­ta. Oli­vei­ra con­ta que o gru­po de mú­si­cos (to­dos da Fi­larmô­ni­ca Ce­su­mar) es­tá en­sai­an­do pa­ra fa­zer uma apre­sen­ta­ção que mes­cle a exe­cu­ção das pe­ças e ex­pli­ca­ções re­fe­ren­tes aos ins­tru­men­tos, às mú­si­cas e aos com­po­si­to­res. En­fim, um con­cer­to di­dá­ti­co. O pro­gra­ma mu­si­cal eclé­ti­co tam­bém foi pen­sa­do pa­ra fa­vo­re­cer o “con­cer­to-au­la”.

“Apro­vei­ta­mos o con­vi­te da Se­cre­ta­ria de Cul­tu­ra pa­ra rea- brir o Con­vi­te à Mú­si­ca com um con­cer­to di­fe­ren­te e que po­de es­ti­mu­lar a co­mu­ni­da­de, de mo­do ge­ral, a par­ti­ci­par. Fa­re­mos um con­cer­to di­dá­ti­co tam­bém por­que se­rá uma au­la de­mons­tra­ti­va pa­ra os alu­nos que in­gres­sa­ram es­te ano no no­vo cur­so do Ce­su­mar, que é de Li­cen­ci­a­tu­ra em Mú­si­ca”, ex­pli­ca Oli­vei­ra.

O ma­es­tro afir­ma que es­se ti­po de con­cer­to é co­mum nas gran­des ci­da­des. “Depois da se­gun­da mú­si­ca exe­cu­ta­da, a gen­te ini­cia es­sa par­te mais di­dá­ti­ca, apre­sen­tan­do os ins­tru­men­tos, con­tan­do so­bre a for­ma­ção de or­ques­tra de câ­ma­ras, co­men­tan­do so­bre os com­po­si­to­res va­ri­a­dos e os re­per­tó­ri­os. Com as ex­pli­ca­ções, o pú­bli­co que não es­tá acos­tu­ma­do a con­cer­tos de mú­si­ca eru­di­ta con­se­gue pres­tar mais aten­ção aos tim­bres, con­se­gue di­fe­ren­ci­ar o agu­do, o gra­ve.”

Jo­vi Bar­bo­za gos­tou da ideia do con­cer­to di­dá­ti­co. O se­cre­tá­rio tem a ex­pec­ta­ti­va de que, sem dei­xar de la­do a es­sên­cia do pro­je­to Con­vi­te à Mú­si­ca, pro­pos­tas di­fe­ren­ci­a­das de apre­sen­ta­ções mu­si­cais de­ve­rão ser ex­plo­ra­das no de­cor­rer do ano. Pa­ra ele, o pro­je­to é uma pro­pos­ta que a pre­fei­tu­ra ofe­re­ce pa­ra os mo­ra­do­res de Ma­rin­gá co­nhe­ce­rem e apre­ci­a­rem a mú­si­ca ins­tru­men­tal. Mas não des­car­ta al­gu­mas ino­va­ções a par­tir do se­mes­tre que vem.

“Es­ta­mos es­tu­dan­do uma al­ter­na­ti­va de fa­zer uma pes­qui­sa com o pú­bli­co pa­ra opi­na­rem so­bre o an­da­men­to do pro­je­to. E, sem dei­xar de ser ins­tru­men­tal, pen­so em con­cer­tos tam­bém com mú­si­cos que ex­plo­rem a mú­si­ca po­pu­lar no Con­vi­te à Mú­si­ca. Mas, cla­ro: mú­si­cos que to­quem bem, com qua­li­da­de”, diz o se­cre­tá­rio.

O gran­de vi­o­lon­ce­lis­ta per­nam­bu­ca­no An­to­nio Me­ne­ses fez duo com a pi­a­nis­ta Ce­li­na Szr­vinsk em 2009 e em 2011 no Con­vi­te à Mú­si­ca

Ra­fa­el Sil­va

Or­ques­tra de Câ­ma­ra Ce­su­mar em en­saio no Lu­za­mor, na tar­de de on­tem: di­dá­ti­co, con­cer­to de ama­nhã se­rá tam­bém eclé­ti­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.