In­dús­tria do PR tem re­sul­ta­do his­tó­ri­co

Com o re­sul­ta­do po­si­ti­vo de 2012, a in­dús­tria pa­ra­na­en­se acu­mu­la três anos con­se­cu­ti­vos de cres­ci­men­to; ano pas­sa­do foi o me­lhor pa­ra a in­dús­tria, des­de 1986

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­du­al

re­da­cao@odi­a­rio.com As ven­das da in­dús­tria pa­ra­na­en­se cres­ce­ram 2,27 % em 2012 em re­la­ção a 2011. O le­van­ta­men­to fei­to pe­la Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do do Pa­ra­ná (Fi­ep) e di­vul­ga­do on­tem tam­bém apon­ta cres­ci­men­to de 2,89 % no ní­vel de emprego do seg­men­to. Foi o ter­cei­ro ano se­gui­do de cres­ci­men­to do se­tor in­dus­tri­al pa­ra­na­en­se e os re­sul­ta­dos colocam o ano pas­sa­do co­mo o de me­lhor de­sem­pe­nho do se­tor in­dus­tri­al des­de 1986, quan­do foi ini­ci­a­da a sé­rie his­tó­ri­ca da pes­qui­sa.

Em cer­ca de dois anos, o pro­gra­ma Pa­ra­ná Com­pe­ti­ti­vo atraiu ao Es­ta­do cer­ca de R$ 20 bi­lhões em no­vos in­ves­ti­men­tos e ge­rou 120 mil em­pre­gos em to­das as re­giões. “Com a con­so­li­da­ção e o iní­cio de ope­ra­ção des­ses em­pre­en­di­men­tos acre­di­to que te­re­mos nú­me­ros ain­da me­lho­res nos pró­xi­mos anos”, pre­vê Bar­ros.

Fim de ano

De acor­do a Fi­ep, o re­sul­ta­do po­si­ti­vo das ven­das in­dus­tri­ais em 2012 foi pos­sí­vel mes­mo com a que­da, tí­pi­ca pa­ra es­sa épo­ca do ano, de -9,47% nas ven­das em de­zem­bro, em com­pa­ra­ção com no­vem­bro. No úl­ti­mo mês do ano, 16 dos 18 gê­ne­ros pes­qui­sa­dos pe­la Fi­ep ti­ve­ram de­sem­pe­nho ne­ga­ti­vo.

As re­du­ções atin­gi­ram in­clu­si­ve dois dos três se­to­res de mai­or par­ti­ci­pa­ção re­la­ti­va no fa­tu­ra­men­to da in­dús­tria pa­ra­na­en­se: ‘Ali­men­tos e Be­bi­das’ (10,27%) e ‘Veí­cu­los Au­to­mo­to­res’ (-8,27%). Jun­tos com o se­tor de ‘Pe­tró­leo e Pro­du­ção de Ál­co­ol’ – que cres­ceu 6,11% em de­zem­bro –, es­ses gê­ne­ros re­pre­sen­tam cer­ca de três quar­tos do pe­so mé­dio na com­po­si­ção das “Vol­ta­mos a ser par­cei­ros da ini­ci­a­ti­va pri­va­da. Há se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca, res­pei­to aos con­tra­tos”

ven­das do Es­ta­do.

Em al­ta

No acu­mu­la­do do ano, a Fe­de­ra­ção apon­ta cres­ci­men­to nas ven­das de 12 dos 18 gê­ne­ros ana­li­sa­dos. Os itens que mais se des­ta­ca­ram em 2012 fo­ram ‘Ma­te­ri­al Ele­trô­ni­co e de Co­mu­ni­ca­ções’ (+22,84%), ‘Têx­teis’ (+20,54%) e ‘Ves­tuá­rio’ (+18,29%).

Além dis­so, o se­tor de ‘Veí­cu­los Au­to­mo­to­res’, com au­men­to de 15,96% em su­as ven­das no ano, foi o que te­ve mai­or con­tri­bui­ção pro­por­ci­o­nal pa­ra o de­sem­pe­nho po­si­ti­vo acu­mu­la­do no ano por to­da a in­dús­tria pa­ra­na­en­se.

Por ou­tro la­do, os gê­ne­ros com mai­o­res de­crés­ci­mos fo­ram ‘Edi­ção e Im­pres­são’ (23,44%), ‘Me­ta­lúr­gi­ca Bá­si­ca’ (17,28%) e ‘Mó­veis e In­dús­tri­as Di­ver­sas” (-15,68%).

Com o re­sul­ta­do po­si­ti­vo de 2012, a in­dús­tria pa­ra­na­en­se acu­mu­la três anos con­se­cu­ti­vos de cres­ci­men­to. Es­se rit­mo de ex­pan­são das ven­das foi re­gis­tra­do an­te­ri­or­men­te em ou­tros dois pe­río­dos da sé­rie his­tó­ri­ca da Fi­ep: en­tre 1999 e 2001 e en­tre 2005 e 2007. Em ape­nas um pe­río­do, en­tre 1992 e 1997, re­gis­trou-se um cres­ci­men­to con­se­cu­ti­vo su­pe­ri­or a três anos.

Aná­li­se

“Es­ses re­sul­ta­dos mos­tram que a in­dús­tria do Pa­ra­ná, ape­sar de to­das as di­fi­cul­da­des que en­con­tra, con­ti­nua com um cres­ci­men­to con­sis­ten­te e con­tri­buin­do de ma­nei­ra sig­ni­fi­ca­ti­va pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to econô­mi­co e so­ci­al do Es­ta­do”, afir­ma o pre­si­den­te da Fi­ep, Ed­son Cam­pag­no­lo.

O se­cre­tá­rio da In­dús­tria, Co­mér­cio e As­sun­tos do Mer­co­sul, Ricardo Bar­ros, afir­ma que os nú­me­ros são ani­ma­do­res e re­fle­tem, em par­te, o mo­men­to de con­fi­an­ça do se­tor pro­du­ti­vo nas po­lí­ti­cas cri­a­das pe­lo go­ver­no Be­to Richa. “Vol­ta­mos a ser par­cei­ros da ini­ci­a­ti­va pri­va­da. Há se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca, res­pei­to aos con­tra­tos e o su­por­te do Es­ta­do pa­ra in­cen­ti­var em­pre­en­di­men­tos que ge­rem emprego e ren­da”, diz Bar­ros.

AE No­tí­ci­as

In­dús­tria pa­ra­na­en­se re­gis­trou me­lhor de­sem­pe­nho des­de 1986, quan­do foi ini­ci­a­da a sé­rie his­tó­ri­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.