Em pro­tes­to, búl­ga­ro de­vol­ve me­da­lha ao COI

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES - Da Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com Em pro­tes­to con­tra a de­ci­são do COI de ex­cluir as lu­tas dos Jo­gos Olím­pi­cos de 2020, o pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Búl­ga­ra de Lu­ta, Valentin Yor­da­nov, de­ci­diu de­vol­ver ao Co­mi­tê Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal a me­da­lha de ou­ro que ga­nhou com­pe­tin­do nos Jo­gos de Atlan­ta, em 1996.

Em dis­cur­so emo­ci­o­na­do, Yor­da­nov, que tam­bém é vi­ce-pre­si­den­te do Co­mi­tê Olím­pi­co da Bul­gá­ria, dis­se que fa­zia is­so em pro­tes­to con­tra a de­ci­são anunciada na se­ma­na pas­sa­da. Se­gun­do ele, com es­te ato de so­li­da­ri­e­da­de, ele se une a mi­lhões de pra­ti­can­tes des­ta mo­da­li­da­de que con­de­nam a de­ci­são do COI.

A lu­ta é um dos es­por­tes sím­bo­los da Bul­gá­ria, ten­do ren­di­do ao país do les­te eu­ro­peu 16 das 51 me­da­lhas de ou­ro olím­pi­cas que os búl­ga­ros já con­quis­ta­ram. Ge­or­gi Mar­kov, ou­tro búl­ga­ro cam­peão, dis­se que es­pe­ra um mu­seu lhe de­vol­ver sua me­da­lha pa­ra que pos­sa tam­bém man­dá­la de vol­ta ao COI. Já os téc­ni­cos Ar­men Na­zaryan e Se­ra­fim Bar­za­kov anun­ci­a­ram, em en­tre­vis­ta co­le­ti­va, que es­tão co­me­çan­do uma gre­ve de fo­me que só se­rá en­cer­ra­da se o Co­mi­tê Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal vol­tar atrás da ex­clu­são. Yor­da­nov en­vi­ou uma car­ta ao pre­si­den­te do COI, Jac­ques Rogge, ale­gan­do que a lu­ta é uma par­te ines­pe­rá­vel do mo­vi­men­to olím­pi­co, lem­bran­do que a mo­da­li­da­de sem­pre es­te­ve pre­sen­te no pro­gra­ma dos Jo­gos da Era Mo­der­na. O búl­ga­ro tam­bém iro­ni­zou o ho­mem for­te do es­por­te olím­pi­co, lem­bran­do que o bel­ga con­se­guiu unir EUA, Irã e Rús­sia nu­ma só cau­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.