Au­di­ên­ci­as pú­bli­cas ava­li­am du­to de ál­co­ol

No­vo sis­te­ma de trans­por­te de eta­nol pa­ra o Porto de Pa­ra­na­guá se­rá cons­truí­do em par­ce­ria do go­ver­no com Co­pel e Al­co­par; reu­niões são exi­gên­cia am­bi­en­tal

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Re­pre­sen­tan­tes do se­tor su­cro­al­co­o­lei­ro, am­bi­en­ta­lis­tas, pro­pri­e­tá­ri­os ru­rais e uni­ver­si­tá­ri­os de cur­sos li­ga­dos ao am­bi­en­te par­ti­ci­pa­ram das du­as pri­mei­ras au­di­ên­ci­as pú­bli­cas so­bre a im­plan­ta­ção de um po­li­du­to pa­ra trans­por­tar eta­nol des­de o li­mi­te de Sa­ran­di com Ma­ri­al­va até o Porto de Pa­ra­na­guá, nu­ma ex­ten­são de 502 km e com ca­pa­ci­da­de pa­ra es­co­ar 4 mi­lhões de me­tros cú­bi­cos de ál­co­ol por ano.

As au­di­ên­ci­as es­tão sen­do di­ri­gi­das pe­lo Instituto Am­bi­en­tal do Pa­ra­ná (IAP) e são con­si­de­ra­das os úl­ti­mos pas­sos bu­ro­crá­ti­cos pa­ra o iní­cio da obra. O du­to se­rá cons­truí­do em uma par­ce­ria que en­vol­ve a As­so­ci­a­ção dos Pro­du­to­res de Bi­o­e­ner­gia do Es­ta­do do Pa­ra­ná (Al­co­par), go­ver­no do Es­ta­do e Com­pa­nhia Pa­ra­na­en­se de Ener­gia (Co­pel).

As au­di­ên­ci­as são uma exi­gên­cia pa­ra a ob­ten­ção da li­cen­ça am­bi­en­tal pré­via do em­pre­en­di­men­to. “É nes­se mo­men­to em que o IAP e os res­pon­sá­veis pe­lo po­li­du­to ava­li­am se a co­mu­ni­da­de apro­va ou não as mo­di­fi­ca­ções ne­ces­sá­ri­as nos mei­os so­ci- al e am­bi­en­tal”, afir­mou o pre­si­den­te do instituto, Luiz Tar­cí­sio Mos­sa­to Pin­to.

A pri­mei­ra au­di­ên­cia foi re­a­li­za­da na ter­ça-fei­ra, em Sa­ran­di. A se­gun­da reu­nião foi em Re­ser­va, na re­gião cen­tral do Es­ta­do. Em mar­ço se­rão re­a­li­za­dos en­con­tros em Pon­ta Gros­sa, São José dos Pi­nhais e Pa­ra­na­guá. “A par­tir daí se­rão fei­tos os es­tu­dos de im­pac­to am­bi­en­tal e o de­ta- lha­men­to da en­ge­nha­ria, que de­fi­ni­rá co­mo a tu­bu­la­ção pas­sa­rá por ri­os, mon­ta­nhas e sí­ti­os eco­ló­gi­cos, a pro­fun­di­da­de em ca­da pon­to, on­de se­rão ins­ta­la­das bom­bas e que ti­po de ma­te­ri­al se­rá usa­do”, dis­se o su­pe­rin­ten­den­te da Al­co­par, Adri­a­no da Sil­va Di­as. Em se­gui­da co­me­ça a im­plan­ta­ção da re­de.

O pro­je­to pre­vê a pas­sa­gem da tu­bu­la­ção por 23 mu­ni­cí­pi­os, po­rém des­vi­an­do de gran­des cen­tros ur­ba­nos, uni­da­des de con­ser­va­ção e áre­as de pro­te­ção am­bi­en­tal.

Pa­ra o pre­si­den­te da Al­co­par, usi­nei­ro e en­ge­nhei­ro agrô­no­mo Miguel Ru­bens Tra­nin, o en­vio de eta­nol por meio de um du­to li­gan­do a re­gião pro­du­to­ra ao porto, é o fu­tu­ro do trans­por­te.

Se­gun­do ele, en­tre os be­ne­fí­ci­os do uso do du­to es­tá a re­du­ção drás­ti­ca no uso de car­re­tas, evi­tan­do a qu­ei­ma de gran­de quan­ti­da­de de óleo di­e­sel, des­gas­te das es­tra­das e pe­ri­go pa­ra ou­tros veí­cu­los. Com es­te em­pre­en­di­men­to os pro­du­to­res de ál­co­ol es­pe­ram che­gar a um no­vo pa­ta­mar na área de lo­gís­ti­ca. A pre­vi­são é de que com o po­li­du­to as des­pe­sas com o trans­por­te do eta­nol pa­ra o porto fi­ca­rá em pou­co mais de 15% dos gas­tos atu­ais.

As au­di­ên­ci­as pú­bli­cas são aber­tas à co­mu­ni­da­de. O cro­no­gra­ma po­de ser con­fe­ri­do no si­te da Agên­cia de No­tí­ci­as d oPa­ra­ná - www.aen.pr.gov.br.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.