Pre­fei­tos de­vem pu­bli­car atos em jor­nais im­pres­sos

Pa­re­cer de ad­vo­ga­da da Im­pren­sa Ofi­ci­al do Es­ta­do aler­ta che­fes de exe­cu­ti­vo so­bre pu­bli­ca­ção de edi­tais no jor­nal ele­trô­ni­co da As­so­ci­a­ção dos Mu­ni­cí­pi­os do Pa­ra­ná

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Da Re­da­ção

re­da­cao@odi­a­rio.com Os pre­fei­tos de­vem pu­bli­car os atos ofi­ci­ais dos mu­ni­cí­pi­os e ór­gãos da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca em diá­ri­os im­pres­sos. Em su­ma é o re­su­mo da res­pos­ta do go­ver­no do Es­ta­do à con­sul­ta da As­so­ci­a­ção dos Jor­nais Diá­ri­os do In­te­ri­or do Pa­ra­ná (ADI-PR). A con­sul­ta foi mo­ti­va­da por um ser­vi­ço, ofe­re­ci­do pe­la As­so­ci­a­ção dos Mu­ni­cí­pi­os do Pa­ra­ná, de vei­cu­la­ção dos atos mu­ni­ci­pais por meio ele­trô­ni­co ou di­gi­tal na internet.

A pro­cu­ra­do­ra Ste­fa­nia Bas­so, em seu des­pa­cho, faz ques­tão de des­ta­car que não ca­be ao Es­ta­do “in­ter­fe­rir na for­ma co­mo o en­te mu­ni­ci­pal re­a­li­za a pu­bli­ca­ção dos seus atos sob pe­na de in­va­são de com­pe­tên­cia e vi­o­la­ção ao prin­cí­pio fe­de­ra­ti­vo”, mas aten­ta ao pa­re­cer da ad­vo­ga­da De­ni­se Cel­la, da Im­pren­sa Ofi­ci­al do Es­ta­do, e aos di­ta­mes da lei com­ple­men­tar 137/2011.

No pa­re­cer, a ad­vo­ga­da De­ni­se Cel­la diz que na pá­gi­na ele­trô­ni­ca da AMP tem-se uma sé­rie de pas­sos a ser se­gui­dos pe­los mu­ni­cí­pi­os in­te­res­sa­dos na “pres­ta­ção do ser­vi­ço” e que as pu­bli­ca­ções são vei­cu­la­das no “Diá­rio Ofi­ci­al” que per­ten­ce à as­so­ci­a­ção e não “em Diá­rio Ofi­ci­al do Mu­ni­cí­pio pro­pri­a­men­te di­to, cri­a­do re­gu­lar­men­te pa­ra o fim pre­ten­di­do, con­for­me re­quer a lei”.

Jor­nais

De­ni­se Cel­la ci­ta ain­da o ar­ti­go 2º da lei com­ple­men­tar 137/2001 – que dis­põe so­bre a pu­bli­ci­da­de dos atos pra­ti­ca­dos no âm­bi­to dos po­de­res exe­cu­ti­vo e le­gis­la­ti­vo dos mu­ni­cí­pi­os – que diz que os atos ofi­ci­ais “de­ve­rão ser vei­cu­la­dos obri­ga­to­ri­a­men­te por: I – meio ele­trô­ni­co, jun­to ao De­par­ta­men­to de Im­pren­sa Ofi­ci­al do Es­ta­do; II – mí­dia im­pres­sa”.

“Os mu­ni­cí­pi­os que têm se va­li­do das pu­bli­ca­ções ofi­ci­ais jun­to ao diá­rio pa­tro­ci­na­do pe­la AMP, até que se ve­ri­fi­que for­ma em con­trá­rio, po­dem es­tar dan­do azo à nu­li­da­de de seus atos, uma vez que não res­ta com­pro­va­do que a As­so­ci­a­ção dos Mu­ni­cí­pi­os do Pa­ra­ná de­tém le­gi­ti­mi­da­de for­mal pa­ra ins­ti­tuir Diá­rio Ofi­ci­al de que or­dem for”, des­ta­ca a ad­vo­ga­da no seu pa­re­cer en­vi­a­do a Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral do Es­ta­do.

“Pa­ra dar efi­cá­cia dos atos pú­bli­cos, há que se dar pu­bli­ci­da­de aos atos men­ci­o­na­dos, atra­vés de Diá­rio Ofi­ci­al cri­a­do por di­plo­ma le­gal es­pe­ci­fi­co (fe­de­ral, es­ta­du­al ou mu­ni­ci­pal), com a res­pec­ti­va vin­cu­la­ção ins­ti­tu­ci­o­nal a ór­gão pú­bli­co, ca­so que não se apli­ca àque­la as­so­ci­a­ção - AMP”, pros­se­gue o pa­re­cer da ad­vo­ga­da da Im­pren­sa Ofi­ci­al.

Lei com­ple­men­tar

Já a pro­cu­ra­do­ra Ste­fa­nia Bas­so tam­bém des­ta­ca que o de­ver ju­rí­di­co im­põe aos mu­ni­cí­pi­os “o cum­pri­men­to dos co­man­dos da lei no que to­ca a pu­bli­ci­da­de de seus atos, sob pe­na de des­cum­pri­men­to de pre­cei­tos cons­ti­tu­ci­o­nais, no ca­so, a pu­bli­ci­da­de e trans­pa­rên­cia dos atos pra­ti­ca­dos pe­la Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli- ca”, diz ao ci­tar o ar­ti­go 27 da Cons­ti­tui­ção Es­ta­du­al.

A lei com­ple­men­tar 137/2011 elen­ca ain­da os atos, tan­to da pre­fei­tu­ra quan­to das câ­ma­ras de ve­re­a­do­res, que de­vem ser pu­bli­ca­dos em diá­rio ofi­ci­al pró­prio ou nos jor­nais im­pres­sos. “a) as aqui­si­ções e lo­ca­ções de bens mó­veis e imó­veis; b) as do­a­ções, ces­sões e ope­ra­ções fi­nan­cei­ras de qual­quer na­tu­re­za; c) ad­mis­são, no­me­a­ção, de­mis­são, exo­ne­ra­ção e apo­sen­ta­do­ri­as de ser­vi­do­res e em­pre­ga­dos pú­bli­cos, in­cluin­do os co­mis­si­o­na­dos; d) atos re­la­ci­o­na­dos à con­tra­ta­ção de for­ne­ce­do­res e pres­ta­do­res de ser­vi­ços. In­cluin­do os res­pec­ti­vos edi­tais de li­ci­ta­ção; e) atos re­la­ci­o­na­dos à ges­tão fis­cal”.

“A es­co­lha do veí­cu­lo de comunicação pa­ra pu­bli­ca­ção em mí­dia im­pres­sa se­rá me­di­an­te pro­ce­di­men­to li­ci­ta­tó­rio que pro­pi­cie a par­ti­ci­pa­ção de jor­nais de com­pro­va­da cir­cu­la­ção no Mu­ni­cí­pio e re­gião em que se si­tue”, diz o pa­rá­gra­fo 3º do ar­ti­go 2º da re­fe­ri­da lei.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.