No ga­bi­ne­te, o es­ti­lo Ne­grão Sor­ri­so

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

O es­ti­lo “Ne­gão Sor­ri­so”, que ga­ran­tiu a elei­ção do ve­re­a­dor Jo­nes Dark (PP), mas que é dis­far­ça­do pe­lo ter­no usa­do du­ran­te as ses­sões, se tor­na inconfundível den­tro do ga­bi­ne­te do par­la­men­tar. “A mai­o­ria das pes­so­as que vo­ta­ram em mim já mo­rou na ro­ça ou tem gen­te da fa­mí­lia que era da ro­ça. En­tão eles se iden­ti­fi­cam com o ga­bi­ne­te”, diz.

No es­pa­ço pri­va­ti­vo na Ca­sa, Jo­nes Dark guar­da o bo­ne­co usa­do na cam­pa­nha, a ca­be­ça de boi que ga­nhou de um ami­go e em­pre­sá­rio e o ber­ran­te que o acom­pa­nhou du­ran­te vá­ri­os anos no pe­río­do em que tra­ba­lha­va com ro­dei­os.

A plan­ta­dei­ra que usou quan­do tra­ba­lhou co­mo boia-fria é ou­tro ape­tre­cho que fez ques­tão de le­var pa­ra o ga­bi­ne­te.

A ce­la de mon­ta­ria, um fer­ro de pas­sar a bra­sa, uma lam­pa­ri­na e uma an­ti­ga cha­lei­ra são ou­tros ob­je­tos exi­bi­dos pe­lo ve­re­a­dor. No ga­bi­ne­te tam­bém há qua­se uma cen­te­na de fo­tos da tra­je­tó­ria des­ta fi­gu­ra da po­lí­ti­ca ma­rin­ga­en­se. “Es­ta fo­to é da pri­mei­ra vez que con­se­gui com­prar uma gar­ra­fa de Co­caCo­la e uma de Fan­ta. Fiz ques­tão de pe­dir pa­ra um fo­tó­gra­fo re­gis­trar.”

Tan­tas ima­gens pa­ra Ne­grão Sor­ri­so são na ver­da­de os tro­féus de uma vi­da so­fri­da, de qu­em pas­sou fo­me quan­do cri­an­ça e que ago­ra re­ce­beu o pri­mei­ro di­plo­ma e a hon­ra de ser ve­re­a­dor.

Ao me­lhor es­ti­lo cau­bói, com bo­ta de cou­ro de co­bra e uma fi­ve­la avan­ta­ja­da, Dark tam­bém fez ques­tão de le­var pa­ra o ga­bi­ne­te uma ima­gem de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, a qu­em bus­ca a mes­ma pro­te­ção con­ce­di­da aos peões de ro­deio. “A mai­o­ria das pes­so­as que vo­ta­ram em mim já mo­rou na ro­ça ou tem gen­te da fa­mí­lia que era da ro­ça”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.