Es­ta­do abre ins­cri­ção pa­ra va­gas de pro­fes­sor

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Agên­cia Es­ta­du­al

re­da­cao@odi­a­rio.com A Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção do Pa­ra­ná abre nes­ta se­gun­da-fei­ra (25), às 10 ho­ras, as ins­cri­ções do con­cur­so pú­bli­co pa­ra con­tra­ta­ção de 13.771 no­vos pro­fes­so­res e pe­da­go­gos pa­ra a re­de es­ta­du­al de en­si­no.

Os can­di­da­tos de­vem se ins­cre­ver ex­clu­si­va­men­te pe­la internet no si­te www.pucpr.br /con­cur­sos, e pagar uma ta­xa de R$ 60.

O go­ver­no Be­to Richa já con­tra­tou nos úl­ti­mos dois anos 17.261 pro­fis­si­o­nais con­cur­sa­dos pa­ra o ma­gis­té­rio pa­ra a re­de de en­si­no.

“Com o no­vo con­cur­so te­re­mos mais de 30 mil no­vos pro­fes­so­res e pe­da­go­gos no qua­dro pró­prio do Es­ta­do. É uma das mai­o­res con­tra­ta­ções da his­tó­ria do Pa­ra­ná na área de en­si­no”, afir­mou o go­ver­na­dor.

Va­gas

O con­cur­so pre­vê car­gos de ní­vel su­pe­ri­or, pa­ra 20 ho­ras se­ma­nais de tra­ba­lho. As no­vas va­gas aten­de­rão es­co­las da re­de es­ta­du­al nos 32 Nú­cle­os Re­gi­o­nais de Edu­ca­ção, con­for­me de­man­da de ca­da uma. “Nun­ca nos afas­ta­mos do com­pro­mis­so pe­lo en­si­no de ex­ce­lên­cia, pois edu­ca­ção é pri­o­ri­da­de ab­so­lu­ta em nos­so go­ver­no”, ga­ran­tiu Richa.

Qua­dro com­ple­to

“Es­ses pro­fis­si­o­nais vão aten­der to­do o Es­ta­do e to­das as dis­ci­pli­nas da ma­triz cur­ri­cu­lar. Pra­ti­ca­men­te com­ple­ta­re­mos o qua­dro pró­prio da edu­ca­ção”, des­ta­cou o vi­ce-go­ver­na­dor e se­cre­tá­rio da Edu­ca­ção, Flá­vio Arns.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio de Es­ta­do, os con­tra­ta­dos tam­bém che­gam pa­ra am­pli­ar o con­tra­tur­no es­co­lar. “Te­re­mos con­tra­tur­no em mais de 25% das es­co­las es­ta­du­ais”, afir­mou.

Re­da­ção

A re­da­ção e a pro­va ob­je­ti­va se­rão apli­ca­das em 19 de maio, com ques­tões de co­nhe­ci­men­tos ge­rais, fun­da­men­tos da edu­ca­ção e es­pe­cí­fi­ca. Os can­di­da­tos tam­bém te­rão pro­va de di­dá­ti­ca, além da pro­va de tí­tu­los. A va­li­da­de do con­cur­so é de um ano após a pu­bli­ca­ção do re­sul­ta­do, com pos­si­bi­li­da­de de pror­ro­ga­ção por mais um ano.

Das 13.711 va­gas, 10% são pa­ra afro­des­cen­den­tes e 5% pa­ra pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.