Vo­lun­tá­ri­as sal­vam ani­mais de rua

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Renato Oli­vei­ra

re­na­to­o­li­vei­ra@odi­a­rio.com Uni­das pe­la pai­xão por ani­mais, a ar­qui­te­ta Bár­ba­ra Ma­ran­go­ni e a ana­lis­ta de obras Isa­bel Du­ar­te cri­a­ram, em agos­to do ano pas­sa­do, uma re­de de vo­lun­tá­ri­os que já re­co­lheu, cui­dou e con­se­guiu um no­vo lar pa­ra mais de 120 cães e ga­tos aban­do­na­dos. O pro­je­to foi ga­nhan­do adep­tos e con­ta ho­je com pá­gi­na nas re­des so­ci­ais e fei­ra de do­a­ção quin­ze­nal em Ma­rin­gá.

Tudo co­me­çou quan­do Bár­ba­ra e Isa­bel, mais co­nhe­ci­da co­mo Be­bel, se cru­za­ram nu­ma re­de so­ci­al, na bus­ca por aju­da pa­ra um cão aban­do­na­do. Se­gun­do Bár­ba­ra, na épo­ca ela bus­ca­va res­pal­do em ONGs ou ban­ca­va so­zi­nha os gas­tos com ve­te­ri­ná­rio e ra­ção.

“Depois que co­nhe­ci a Be­bel, mon­ta­mos a pá­gi­na ‘Pro­te­to­ras Bár­ba­ra e Be­bel’ na re­de so­ci­al Fa­ce­bo­ok e o pro­je­to foi cres­cen­do”. De acor­do com a ar­qui­te­ta, cer­ca de 10 vo­lun­tá­ri­as aju­dam a du­pla na ini­ci­a­ti­va, for­ne­cen­do uma es­pé­cie de “Lar Pro­vi­só­rio” pa­ra abri­gar os cães e os ga­tos até sur­gir um do­no de­fi­ni­ti­vo.

Ou­tro des­do­bra­men­to da par­ce­ria é a Fei­ri­nha de Do­a­ções, que des­de de­zem­bro é re­a­li­za­da quin­ze­nal­men­te nas de­pen­dên­ci­as de um su­per­mer­ca­do de Ma­rin­gá. De acor­do com Be­bel, des­de o iní­cio da fei­ra, há três me­ses, já fo­ram do­a­dos cer­ca de 65 ani­mais.

Se­gun­do Be­bel, ideia de re­co­lher e cui­dar dos cães e ga­tos sur­giu quan­do ob­ser­va­va os tra­ba­lha­do­res de uma obra que vis­to­ri­a­va. “Sem­pre que eles pa­ra­vam pa­ra co­mer jun­ta­va um mon­te de ca­chor­ros es­pe­ran­do eles da­rem os res­tos. Is­so me to­cou mui­to”, dis­se.

Pa­ra Bár­ba­ra, o mais com­pli­ca­do é an­ga­ri­ar os do­na­ti­vos co­mo ra­ções, vi­ta­mi­nas e re­mé­di­os. “Tem mui­ta gen­te que vê os pe­di­dos na pá­gi­na da internet e faz a do­a­ção. Mas tem qu­em con­tri­bui com di­nhei­ro”, diz. Ela ex­pli­ca que ou­tra ma­nei­ra de con­se­guir re­cur­sos é fa­zen­do fei­ras de rou­pas e sa­pa­tos usa­dos ou ele­tro do­més­ti­cos. Exis­te ain­da a par­ce­ria com um ve­te­ri­ná­rio, que faz as cas­tra­ções e aten­di­men­tos a pre­ço de cus­to, fun­da­men­tal pa­ra o su­ces­so do pro­je­to.

Mas nem to­dos os cães e ga­tos re­co­lhi­dos pe­la du­pla de pro­te­to­ras en­con­tram um lar e ter­mi­nam com um fi­nal fe­liz. Se­gun­do Be­bel, re­cen­te­men­te ela en­con­trou um cão­zi­nho que es­ta­va mui­to ma­gro e com sar­na. “In­fe­liz­men­te ele morreu”, dis­se ela la­men­tan­do que a pi­or si­tu­a­ção é en­con­trar ani­mais em si­tu­a­ção de maus-tra­tos em pos­se de do­nos que­não­cui­da­ma­de­qua­da­men­te.

Pa­ra a ana­lis­ta de obras, dar am­pa­ro a ani­mais sem lar ou afe­to faz par­te da vi­da 24 ho­ras por dia. “Tem ho­ras que é pre­ci­so es­tru­tu­ra emo­ci­o­nal e ser mui­to for­te pa­ra aguen­tar cer­tas si­tu­a­ções. Mas o gra­ti­fi­can­te é pe­gar o cão ou ga­to sem chan­ces de vi­da en­tre­gar nas mãos de al­gu­ma fa­mí­lia que vo­cê­sa­be­que­vai­cui­dar.”

Ra­fa­el Sil­va

Ini­ci­a­ti­va de su­ces­so: vo­lun­tá­ri­as ma­rin­ga­en­ses já con­se­gui­ram la­res pa­ra mais de 120 cães e ga­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.