Ope­ra­ção Ve­rão ter­mi­na com 81 pri­sões

Du­ran­te tra­ba­lho, re­a­li­za­do em 110 mu­ni­cí­pi­os da re­gião no­ro­es­te, po­li­ci­ais pren­de­ram cri­mi­no­sos, apre­en­de­ram armas, além de re­des de pes­ca, aves e ar­ma­di­lhas

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Leonardo Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com A Po­lí­cia Am­bi­en­tal di­vul­gou o ba­lan­ço de uma ope­ra­ção re­a­li­za­da en­tre 17 de de­zem­bro e 18 de fe­ve­rei­ro. A cha­ma­da “Ope­ra­ção Ve­rão” foi de­sen­vol­vi­da em 110 mu­ni­cí­pi­os da re­gião no­ro­es­te do Es­ta­do e atu­ou di­re­ta­men­te no com­ba­te a cri­mes am­bi­en­tais. Pes­ca e ca­ça pre­da­tó­ria, aves sil­ves­tres man­ti­das em ca­ti­vei­ro, além de des­ma­te ile­gal de ma­dei­ra es­tão en­tre as ações com­ba­ti­das pe­la po­lí­cia.

Na ava­li­a­ção do co­man­do da Po­lí­cia Am­bi­en­tal, um dos prin­ci­pais pro­ble­mas en­con­tra­dos du­ran­te es­ta ope­ra­ção, foi o des­res­pei­to ao pe­río­do da pi­ra­ce­ma. Mes­mo sen­do uma épo­ca em que a pes­ca é proi­bi­da, os po­li­ci­ais apre­en­de­ram 5 quilô­me­tros de re­des, além de qua­se 3.800 es­pi­nhéis – uma ar­ma­di­lha usa­da pa­ra fis­gar os pei­xes. Qua­se 500 qui­los de pei­xes, tam­bém fo­ram apre­en­di­dos.

Nes­te pe­río­do, uma prá­ti­ca que cha­mou a aten­ção dos po­li­ci­ais foi a par­ti­ci­pa­ção da co­mu­ni­da­de. Se­gun­do a Com­pa­nhia Re­gi­o­nal da Po­lí­cia Am­bi­en­tal, fo­ram di­ver­sas de­nún­ci­as anô­ni­mas fei­tas via te­le­fo­ne. “Foi uma fer­ra­men­ta mui­to im­por­tan­te. A po­pu­la­ção tem nos au­xi­li­a­do mui­to no com­ba­te aos cri­mes am­bi­en­tais”, des­ta­cou o co­man­dan­te da com­pa­nhia am­bi­en­tal da re­gião de Ma­rin­gá, Ca­pi­tão Lu­ci­a­no Bus­ki.

Pa­ra de­nun­ci­ar, a co­mu­ni­da­de po­de uti­li­zar, além do 181, os te­le­fo­nes da se­de da com­pa­nhia de Ma­rin­gá. Os nú­me­ros são 44-3227-1356 e o 3901-1936. “São te­le­fo­nes que fi­cam dis­po­ní­veis 24 ho­ras por dia e a po­pu­la­ção po­de fa­zer a de­nún­cia de cri­mes am­bi­en­tais de for­ma anô­ni­ma. Nes­tes nú­me­ros, tam­bém es­cla­re­ce­mos al­gu­mas dú­vi­das re­la­ci­o­na­das a nos­sa atu­a­ção na área am­bi­en­tal”, ex­pli­cou o ca­pi­tão Bus­ki.

Ações

Com o en­cer­ra­men­to des­ta ope­ra­ção, a po­lí­cia vai man­ter a fis­ca­li­za­ção nas áre­as mais distante das ci­da­des, mas tam­bém pre­ten­de atu­ar de for­ma mais in­ci­si­va no com­ba­te a po­lui­ção so­no­ra.

“Va­mos de­sem­pe­nhar al­gu­mas ações con­jun­tas com ou­tros ór­gãos de se­gu­ran­ça com o uso do de­ci­be­lí­me­tro. Te­mos atri­bui­ções le­gais e aque­les que des­cum­pri­rem a le­gis­la­ção, te­rão pro­ble­mas”, aler­tou o sub­co­man­dan­te da com­pa­nhia, te­nen­te Luiz Moreira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.