Bom­bei­ros vão vis­to­ri­ar es­co­las mu­ni­ci­pais

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com A pe­di­do da pre­fei­tu­ra, o Cor­po de Bom­bei­ros vai vis­to­ri­ar cre­ches e es­co­las mu­ni­ci­pais em Ma­rin­gá. Os fis­cais vão con­fe­rir se os 105 es­ta­be­le­ci­men­tos de en­si­no cum­prem o Có­di­go de Se­gu­ran­ça con­tra In­cên­dio e Pâ­ni­co.

O cro­no­gra­ma de vis­to­ri­as ain­da es­tá sen­do de­fi­ni­do e, por en­quan­to, não há da­ta pa­ra as fis­ca­li­za­ções co­me­ça­rem. “Se­rá o mais rá­pi­do pos­sí­vel”, ga­ran­te o te­nen­te Nivaldo do Re­go, dos Bom­bei­ros. “Ter­mi­na­mos as vis­to­ri­as nas ca­sas no­tur­nas e ago­ra es­ta­mos nos or­ga­ni­zan­do.”

Nos 49 cen­tros de edu­ca­ção in­fan­til e nas 47 es­co­las de en­si­no fun­da­men­tal, se­rão ve­ri­fi­ca­dos ex­tin­to­res, hi­dran­tes, saí­das de emer­gên­cia, ma­te­ri­ais de re- ves­ti­men­to, cor­ri­mão, cor­re­do­res, ram­pas e es­ca­das.

Se os Bom­bei­ros en­con­tra­rem ir­re­gu­la­ri­da­des, se­rá fei­ta uma no­ti­fi­ca­ção e en­tre­gue ao ges­tor. De­pen­den­do do ca­so, se­rá re­co­men­da­da a in­ter­di­ção do pré­dio. A in­ter­di­ção po­de ser so­li­ci­ta­da quan­do a es­co­la ou a cre­che es­ti­ver des­cum­prin­do um item pri­mor­di­al à se­gu­ran­ça dos alu­nos em si­tu­a­ções que di­fi­cul­tem a fu­ga em ca­so de emer­gên­cia. Se for cons­ta­ta­da a au­sên­cia de um pon­to que não com­pro­me­ta a se­gu­ran­ça, se­rá es­ta­be­le­ci­do um pra­zo pa­ra que o es­ta­be­le­ci­men­to fa­ça ade­qua­ções.

Cre­che

Pais de uma alu­na ma­tri­cu­la­da no Cen­tro Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção In­fan­til Bár­ba­ra Bar­ros re- cla­mam das con­di­ções do imó­vel on­de a cre­che es­tá fun­ci­o­nan­do tem­po­ra­ri­a­men­te. Se­gun­do a mãe, que não quis se iden­ti­fi­car, o lo­cal não tem ja­ne­las e nem área re­cre­a­ção ao ar li­vre e há bo­ti­jões de gás no cô­mo­do ao la­do do re­fei­tó­rio. “Quan­do eu en­trei, vi que não es­ta­va cer­to”, con­ta. “Não tem par­qui­nho.”

O imó­vel es­tá si­tu­a­do na Ave­ni­da Car­nei­ro Leão e, no lo­cal, já fun­ci­o­nou um su­per­mer­ca­do e um de­pó­si­to de uma lo­ja de ele­tro­do­més­ti­cos. As ati­vi­da­des fo­ram trans­fe­ri­das pro­vi­so­ri­a­men­te pa­ra o en­de­re­ço por­que a cre­che es­tá em obras de am­pli­a­ção. Se­gun­do a pre­fei­tu­ra, a per­ma­nên­cia dos alu­nos no lo­cal é in­com­pa­tí­vel por cau­sa do ba­ru­lho e da po­ei­ra. A re­for­ma de­ve du­rar um ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.