Pa­ra­ná vai im­plan­tar no­vo Ca­das­tro Am­bi­en­tal Rural

Pre­vi­são do go­ver­no é de que sis­te­ma co­me­ce a fun­ci­o­nar ain­da nes­te se­mes­tre; ca­das­tro e aver­ba­ção de re­ser­vas le­gais es­tão sus­pen­sas por 180 di­as

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Agên­cia de No­tí­ci­as do Pa­ra­ná

re­da­cao@odi­a­rio.com O Es­ta­do do Pa­ra­ná vai im­plan­tar ain­da nes­te se­mes­tre o Ca­das­tro Am­bi­en­tal Rural e o Pro­gra­ma de Re­gu­la­ri­za­ção Am­bi­en­tal, cri­a­dos a par­tir do no­vo Có­di­go Flo­res­tal Bra­si­lei­ro. Pa­ra is­so, téc­ni­cos do Instituto Am­bi­en­tal do Pa­ra­ná es­tão se reu­nin­do com re­pre­sen­tan­tes do Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te e do Instituto Bra­si­lei­ro de Meio Am­bi­en­te e Re­cur­sos Na­tu­rais Re­no­vá­veis (Iba­ma).

O pri­mei­ro pas­so des­ta ação foi a pu­bli­ca­ção em Diá­rio Ofi- ci­al, em de­zem­bro de 2012, da Re­so­lu­ção Con­jun­ta Se­ma/IAP nº 09, que sus­pen­de por até 180 di­as o ca­das­tro e a aver­ba­ção da re­ser­va le­gal em pro­pri­e­da­des ru­rais no Es­ta­do. Du­ran­te es­te pe­río­do, téc­ni­cos tra­ba­lham pa­ra que a de­fi­ni­ção de um no­vo mo­de­lo de ca­das­tra­men­to es­ta­du­al es­te­ja em con­so­nân­cia com as no­vas le­gis­la­ções fe­de­rais.

Se­gun­do o pre­si­den­te do IAP, Luiz Tar­cí­sio Mos­sa­to Pin­to, a sus­pen­são foi bas­tan­te dis­cu­ti­da com o se­tor pro­du­ti­vo. “A sus­pen­são é uma exi­gên­cia le­gal for­ma­li­za­da nos ter­mos de com­pro­mis­sos fir­ma­dos com a União e foi dis­cu­ti­da com os re­pre­sen­tan­tes do se­tor agroin­dus­tri­al, co­mo Fe­de­ra­ção da Agri­cul­tu­ra do Es­ta­do do Pa­ra­ná (Fa­ep), Sis­te­ma Oce­par e Fe­de­ra­ção dos Tra­ba­lha- do­res na Agri­cul­tu­ra do Es­ta­do do Pa­ra­ná (Fe­ta­ep), de for­ma a não pre­ju­di­car o de­sen­vol­vi­men­to do Es­ta­do”, afir­mou.

No pe­río­do de sus­pen­são, os li­cen­ci­a­men­tos am­bi­en­tais se­rão emi­ti­dos sem a obri­ga­to­ri­e­da­de do ca­das­tro - do Sis­te­ma de Ma­nu­ten­ção, Re­cu­pe­ra­ção e pro­te­ção da Re­ser­va Le­gal e Áre­as de Pre­ser­va­ção Per­ma­nen­te -

ou com al­gu­ma no­ti­fi­ca­ção, de­ven­do cons­tar das con­di­ci­o­nan­tes que tal obri­ga­to­ri­e­da- de se­rá exi­gi­da após de­fi­ni­ção das no­vas nor­mas. A fis­ca­li­za­ção des­ta obri­ga­to­ri­e­da­de tam­bém fi­ca sus­pen­sa no pe­río­do.

Os ca­sos de uni­fi­ca­ção e/ou des­mem­bra­men­to dos imó­veis que não pos­su­em as re­ver­sas le­gais aver­ba­das pre­ci­sam aguar­dar o pra­zo de­fi­ni­do pe­la Re­so­lu­ção. Os que es­tão aver­ba­dos po­dem se­guir os pro­ce­di­men­tos nor­mais.

O mes­mo acon­te­ce nos ca­sos em que fo­ram fir­ma­dos Ter­mos “Não qu­e­re­mos per­der os ca­das­tros fei­tos e nem pe­na­li­zar aque­les que sem­pre es­ti­ve­ram de acor­do” de Com­pro­mis­so de Ma­nu­ten­ção, Com­pen­sa­ção e Re­cu­pe­ra­ção de Áre­as de Re­ser­va Le­gal e de Pre­ser­va­ção Per­ma­nen­te que fo­ram fir­ma­dos com o IAP de­vem ser cum­pri­dos.

Ca­das­tro

O Ca­das­tro Am­bi­en­tal Rural (CAR) cri­a­do com a im­plan­ta­ção do no­vo Có­di­go Flo­res­tal pre­vê o ca­das­tra­men­to das re­ser­vas le­gais e de áre­as de pro­te­ção am­bi­en­tal de to­das as pro­pri­e­da­des ru­rais do País. O Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te, atra­vés do Iba­ma, vem fir­man­do con­vê­ni­os com os Es­ta­dos pa­ra ce­der ima­gens de sa­té­li­te e sis­te­mas de in­for­má­ti­ca pa­ra que os pro­pri­e­tá­ri­os ru­rais ca­das­trem seus imó­veis.

O Pa­ra­ná foi um dos pri­mei- ros Es­ta­dos a im­plan­tar o ca­das­tro de aver­ba­ção das áre­as de pro­te­ção nas pro­pri­e­da­des ru­rais, em 2004, com a cri­a­ção do Sis­te­ma de Ma­nu­ten­ção, Re­cu­pe­ra­ção e Pro­te­ção da Re­ser­va Le­gal e Áre­as de Pre­ser­va­ção Per­ma­nen­te (Sis­leg). O Es­ta­do man­tém o pi­o­nei­ris­mo em ado­tar o CAR e é um dos dez pri­mei­ros do Bra­sil a fir­mar con­vê­nio com o go­ver­no fe­de­ral.

A pre­o­cu­pa­ção do go­ver­no do Es­ta­do é com a ma­nu­ten­ção dos ca­das­tros fei­tos por 100 mil pro­pri­e­tá­ri­os ru­rais. “Não qu­e­re­mos per­der os ca­das­tros fei­tos e nem pe­na­li­zar aque­les que sem­pre es­ti­ve­ram de acor­do com a le­gis­la­ção am­bi­en­tal, de for­ma que eles pre­ci­sem fa­zer um no­vo ca­das­tro”, afir­mou o pre­si­den­te do IAP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.