Pi­o­nei­ris­mo e pro­je­tos são mar­cas da en­ti­da­de

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

O Con­sór­cio Pú­bli­co In­ter­mu­ni­ci­pal de Ges­tão PróA­mu­sep (Ci­sa­mu­sep) é ou­tra con­quis­ta da en­ti­da­de. Em 2001 foi cri­a­do o Ci­sa­mu­sep, unin­do os 30 mu­ni­cí­pi­os pa­ra as­su­mir o ge­ren­ci­a­men­to do Cen­tro Re­gi­o­nal de Es­pe­ci­a­li­da­des (CRE). As pre­fei­tu­ras pas­sa­ram a apor­tar re­cur­sos jun­to com o Es­ta­do e ele­va­ram as con­sul­tas e pro­ce­di­men­tos es­pe­ci­a­li­za­dos de qua­tro mil por mês pa­ra mais de 30 mil men­sais. É ho­je re­fe­rên­cia de con­sór­cio do gê­ne­ro no País.

Ges­tão

No fi­nal de 2012 a Amu­sep con­cre­ti­zou a cri­a­ção do no­vo Con­sór­cio Pú­bli­co In­ter­mu­ni­ci­pal de Ges­tão Pro­a­mu­sep. Mais uma vez a as­so­ci­a­ção foi pi­o­nei­ra no País, cri­an­do um con­sór­cio nos mol­des do que os go­ver­nos de­ve­rão pro­por, nos pró­xi­mos anos, pa­ra fa­ci­li­tar as par­ce­ri­as pa­ra re­a­li­za­ção de obras, in­ves­ti­men­tos e ser­vi­ços nos mu­ni­cí­pi­os. Com o con­sór­cio de ges­tão, as 30 ci­da­des atu­a­rão em qua­tro mi­cror­re­giões e de­ve­rão re­ce­ber, na pri­mei­ra eta­pa, qua­tro pa­tru­lhas me­ca­ni­za­das do go­ver­no do Pa­ra­ná. Os mu­ni­cí­pi­os po­de­rão atu­ar em con­jun­to pa­ra re­a­li­zar obras, in­ves­ti­men­tos e ser­vi­ços, uti­li­zan­do os equi­pa­men­tos e re­cur­sos do con­sór­cio.

Pro­je­tos

A Amu­sep é pi­o­nei­ra na cri­a­ção de equi­pe téc­ni­ca, com en­ge­nhei­ros, ar­qui­te­tos e de­se­nhis­tas, fa­zen­do pro­je­tos pa­ra os mu­ni­cí­pi­os, au­xi­li­an­do e as­ses­so­ran­do pa­ra a cap­ta­ção de re­cur­sos e a re­a­li­za­ção de obras, em to­das as áre­as. A ela­bo­ra­ção de pro­je­tos re­pre­sen­ta uma eco­no­mia de qua­se R$ 2 mi­lhões por ano pa­ra os mu­ni­cí­pi­os, além da agi­li­da­de e as­ses­so­ria pa­ra a apro­va­ção e cap­ta­ção de re­cur­sos. A Amu­sep tam­bém man­tém as­ses­so­ria ju­rí­di­ca, con­tá­bil e de comunicação so­ci­al.

2013

A ges­tão 2013 da Amu­sep foi ini­ci­a­da com a pos­se do pre­si­den­te da en­ti­da­de, elei­to no fi­nal de 2012, o pre­fei­to de Ma­ri­al­va, Ed­gar Silvestre (De­ca). Na pos­se, con­jun­ta da Amu­sep com o Ci­sa­mu­sep e o Pro­a­mu­sep, De­ca des­ta­cou que as pri­o­ri­da­des da as­so­ci­a­ção nes­te ano es­tão vol­ta­das pa­ra os pro­je­tos de de­sen­vol­vi­men­to, cap­ta­ção de re­cur­so pa­ra os mu­ni­cí­pi­os, bus­ca de mais re­cur­sos, me­lho­ri­as pa­ra a saú­de e meio am­bi­en­te, ao la­do da pres­ta­ção de ser­vi­ços téc­ni­cos e as­ses­so­ria de qua­li­da­de aos mu­ni­cí­pi­os. Na pau­ta de rei­vin­di­ca­ções tam­bém es­tão: mais re­cur­sos e in­ves­ti­men­tos pa­ra as áre­as de saú­de e se­gu­ran­ça; con­clu­são das obras do Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio (HU), de acor­do com o pro­je­to ori­gi­nal, com 300 lei­tos; du­pli­ca­ção da PR-323; vi­a­du­to na BR-376, em Sa­ran­di; no­vo Con­tor­no Sul de Ma­rin­gá; con­ser­va­ção e me­lho­ria das es­tra­das es­ta­du­ais da re­gião, den­tre ou­tras pri­o­ri­da­des.

Even­to re­a­li­za­do na So­ci­e­da­de Rural de Ma­rin­gá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.