UEM ce­de área pa­ra cons­tru­ção de con­tor­no

Mu­ni­cí­pio re­ce­beu es­cri­tu­ra de ter­re­no pa­ra fa­zer o con­tor­no viá­rio no cam­pus da uni­ver­si­da­de. Fal­ta o aval do ban­co fi­nan­ci­a­dor pa­ra li­ci­tar cons­tru­ção

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com A Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá re­ce­beu da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá a es­cri­tu­ra da fai­xa de ter­ras on­de vai ser cons­truí­do o Con­tor­no Oes­te da UEM. Os pre­pa­ra­ti­vos pa­ra a con­tra­ta­ção da obra, que vai ser fi­nan­ci­a­da com re­cur­sos do Ban­co In­te­ra­me­ri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to (BID), ti­nham si­do pa­ra­li­sa­dos há qua­se 2 anos de­vi­do à bu­ro­cra­cia na trans­fe­rên­cia do ter­re­no.

“É uma obra que aju­da a de­sa­fo­gar o trân­si­to, pois cria uma ter­cei­ra al­ter­na­ti­va de aces­so à zo­na nor­te da ci­da­de - ho­je fei­ta ape­nas pe­las ave­ni­das Man­da­ca­ru e Mo­ran­guei­ra. O Con­tor­no da UEM vai dar con­ti­nui­da­de ao bi­ná­rio da Du­que de Ca­xi­as e fa­ci­li­tar o ca­mi­nho de mui­ta gen­te”, ava­lia o co­or­de­na­dor de Pro­je­tos do BID, Le­o­pol­do Fi­ews­ki.

Se­gun­do ele, re­pre­sen­tan­tes do ban­co vi­rão a Ma­rin­gá es­ta se­ma­na pa­ra dis­cu­tir os pro­je­tos e ana­li­sar a mi­nu­ta do edi­tal de li­ci­ta­ção do con­tor­no. “Ago­ra, com a es­cri­tu­ra em no­me do mu­ni­cí­pio, fal­ta ape­nas a apro­va­ção do BID pa­ra po­der­mos li­ci­tar a obra”, re­la­ta o co­or­de­na­dor.

As obras do con­tor­no cons­tam do pro­je­to ori­gi­nal pa­ra as me­lho­ri­as do trân­si­to, de­no­mi­na­do de Pro­gra­ma de Mo­bi­li­da­de Ur­ba­na de Ma­rin­gá. O do­cu­men­to foi ela­bo­ra­do em 2006 e en­ca­mi­nha­do pe­la pre­fei­tu­ra ao BID no mes­mo ano. A apro­va­ção do em­prés­ti­mo de US$ 13 mi­lhões saiu no ano de 2010.

O pro­je­to da pre­fei­tu­ra pre­vê a am­pli­a­ção e aber­tu­ra de 2,2 quilô­me­tros de ru­as e ave­ni­das, na re­gião oes­te do cam­pus. A obra con­tem­pla a du­pli­ca­ção da Rua Pro­fes­sor Lau­ro Edu­ar­do Wer­neck, em seus 400 me­tros de ex­ten­são, o pro­lon­ga­men­to das ru­as Pro­fes­sor Ita­mar Or­lan­do So­a­res e Cris­tal, em 530 me­tros e 749 me­tros, res­pec­ti­va­men­te, além da exe­cu­ção de uma ave­ni­da pro­je­ta­da, com 550 me­tros, li­gan­do as ave­ni­das Pi­o­nei­ro Alí­cio Arantes Cam­po­li­na e Dou­tor Alexandre Ras­gu­la­eff.

De acor­do com a UEM, a es­cri­tu­ra não foi re­pas­sa­da an­tes ao mu­ni­cí­pio por­que ha­via um er­ro re­la­ti­vo às me­tra­gens do ter­re­no. Ago­ra, na ava­li­a­ção do rei­tor da uni­ver­si­da­de, Jú­lio San­ti­a­go Prates Fi­lho, a UEM faz a sua par­te pa­ra me­lho­rar a mo­bi­li­da­de do trân­si­to en­tre a re­gião cen­tral e a Zo­na Nor­te da ci­da­de.

“A obra vai tra­zer be­ne­fí­ci­os pa­ra a co­mu­ni­da­de uni­ver­si­tá­ria e pa­ra a po­pu­la­ção de um mo­do ge­ral. O con­tor­no é uma al­ter­na­ti­va de trans­po­si­ção den­tro da nos­sa li­nha de tra­ba­lho pa­ra bus­car a mo­bi­li­da­de, sem agre­dir tan­to o cam­pus da UEM”, diz.

Em re­la­ção a ou­tras obras de trans­po­si­ção do cam­pus, co­mo um tú­nel, o rei­tor afir­ma que o po­si­ci­o­na­men­to da UEM ain­da de­pen­de de de­ba­tes com a co­mu­ni­da­de uni­ver­si­tá­ria e com os mo­ra­do­res do en­tor­no do cam­pus. Pa­ra vi­a­bi­li­zar o tú­nel sob o cam­pus, a pre­fei­tu­ra bus­ca re­cur­sos jun­to ao Mi­nis­té­rio das Ci­da­des, que ain­da não se ma­ni­fes­tou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.