DIAADIA

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

Vo­tos Sil­vio

dis­se ter fi­ca­do im­pres­si­o­na­do. “Aqui o vo­to não é obri­ga­tó­rio, mas o ní­vel de cons­ci­ên­cia po­lí­ti­ca da po­pu­la­ção é mui­to ele­va­do e nas elei­ções pa­ra pre­fei­to, o per­cen­tu­al de com­pa­re­ci­men­to pas­sa de 95%.”

Poder

“As pes­so­as sa­bem exa­ta­men­te o que sig­ni­fi­ca o poder nas mãos dos go­ver­nan­tes e sua re­la­ção com ca­da in­di­ví­duo e não abrem mão do di­rei­to de es­co­lha. Mui­to le­gal, uma li­ção pa­ra os bra­si­lei­ros”, fa­lou Sil­vio.

Aqui

No Bra­sil, se o vo­to dei­xar de ser obri­ga­tó­rio, o po­vo não vai vo­tar. Mes­mo obri­ga­tó­rio mui­tos não vão...

Po­lí­ti­ca

Ter­ça-fei­ra de gran­de mo­vi­men­ta­ção po­lí­ti­ca em Ma­rin­gá, on­de se­rá re­a­li­za­do o En­con­tro de Pre­fei­tos e Li­de­ran­ças Po­lí­ti­cas 2013.

Lo­cal

O even­to se­rá no au­di­tó­rio do Crea-PR, das 8h às 13h. Pre­fei­tos e li­de­ran­ças de 160 ci­da­des da re­gião fo­ram con­vi­da­dos.

En­si­nan­do

O ob­je­ti­vo é pre­pa­rar as li­de­ran­ças po­lí­ti­cas pa­ra a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, ori­en­tan­do-os a co­mo fa­zer pro­je­tos pa­ra tra­zer re­cur­sos fe­de­rais e es­ta­du­ais aos mu­ni­cí­pi­os, se­gun­do o de­pu­ta­do fe­de­ral Ed­mar Arruda.

Téc­ni­cos

Se­rão re­a­li­za­das pa­les­tras de téc­ni­cos do go­ver­no fe­de­ral (Mi­nis­té­ri­os das Ci­da­des e Edu­ca­ção, Fu­na­sa e Cai­xa Econô­mi­ca Fe­de­ral) e do go­ver­no do Es­ta­do (Se­cre­ta­ria de De­sen­vol­vi­men­to Ur­ba­no).

Fo­ra

A saí­da de Wal­ter Gu­erl­les da tal Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Re­la­ções In­te­rins­ti­tu­ci­o­nais era es­pe­ra­da. Quin­ta-fei­ra é seu úl­ti­mo dia no car­go. Ele es­tá des­con­ten­te. Gos­ta­ria de con­ti­nu­ar na Se­cre­ta­ria de Es­por­tes, que é a praia de­le, mas a pas­ta foi da­da pa­ra Maria Ira­clé­zia, da So­ci­e­da­de Rural de Ma­rin­gá.

Saú­de

Mui­to in­te­li­gen­te a cam­pa­nha que o San­ta Ri­ta Saú­de co­me­çou. Qu­em ti­ver o pla­no e in­di­car al­guém não pa­ga­rá a men­sa­li­da­de do mês. Is­so quer di­zer que qu­em in­di­car um ami­go por mês, du­ran­te o ano, fi­ca­rá até fe­ve­re­reio do 2014 isen­to de pagar men­sa­li­da­des. Ga­nha o cli­en­te e ga­nha o San­ta Ri­ta Saú­de.

Trem

Fi­nal­men­te uma boa no­tí­cia so­bre trans­por­te. O tre­cho Pai­çan­du-Sa­ran­di do trem “pé-ver­me­lho” já tem re­cur­sos li­be­ra­dos.

Eu­ro­gar­den

Den­tro de 30 di­as se­rão ini­ci­a­das as obras do Eu­ro­gar­den. No lo­cal, na área do an­ti­go ae­ro­por­to e en­tor­no, po­de­rão ser cons­truí­dos 200 mi­lhões de me­tros qua­dra­dos.

No­vo Con­tor­no Sul

O pro­je­to es­tá pron­to e es­ta obra po­de co­me­çar nos pró­xi­mos me­ses. Te­rá 34 km (17 já exis­tem) de Ma­rin­gá até Ma­ri­al­va.

Ce­mi­té­rio

Es­tão em fun­ci­o­na­men­to qua­tro sa­las de ve­ló­ri­os do Pre­ver no Ce­mi­té­rio Par­que de Ma­rin­gá. Tam­bém há ser­vi­ço de ho­te­la­ria no lo­cal.

Lí­der

O de­pu­ta­do es­ta­du­al Wilson Quin­tei­ro foi in­di­ca­do pe­la As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Pa­ra­ná co­mo lí­der da ban­ca­da do PSB.

Cul­tu­ra

A mi­nis­tra da Cul­tu­ra, Mar­ta Su­plicy, es­ta­rá qu­ar­ta-fei­ra em Cu­ri­ti­ba, pa­ra apre­sen­tar o Va­leCul­tu­ra a em­pre­sá­ri­os e li­de­ran­ças da área cul­tu­ral do Pa­ra­ná, na se­de da Fi­ep.

De gra­ça

O Va­le-Cul­tu­ra, no va­lor de R$ 50 men­sais, se­rá ofe­re­ci­do pe­las em­pre­sas aos em­pre­ga­dos pa­ra que gas­tem em ati­vi­da­des cul­tu­rais.

Ou­tra Bol­sa

Co­mo bra­si­lei­ro não per­de a pi­a­da, o no­vo pro­gra­ma da mi­nis­tra Mar­ta já foi ape­li­da­do de Bol­sa-Re­la­xa-eGo­za.

Den­gue

O ve­re­a­dor Be­li­no Bra­vin es­tá com den­gue. Nin­guém es­ca­pa mes­mo.

Úl­ti­ma

Es­tá pro­va­do que a in­se­gu­ran­ça é o mai­or pro­ble­ma ho­je dos ma­rin­ga­en­ses. Um pú­bli­co su­pe­ri­or ao es­pe­ra­do com­pa­re­ceu na reu­nião no Jar­dim Al­vo­ra­da, en­tre au­to­ri­da­des po­li­ci­ais, Con­se­lho de Se­gu­ran­ça e o de­pu­ta­do es­ta­du­al Evandro Ju­ni­or. O po­vo es­tá com me­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.