Si­cre­di le­va pro­je­to so­ci­al a 5 mil cri­an­ças

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Da Re­da­ção

re­da­cao@odi­a­rio.com Se­di­a­da em Ma­rin­gá, a co­o­pe­ra­ti­va de cré­di­to Si­cre­di União-PR tem si­do há anos fo­men­ta­do­ra do pro­gra­ma “A União Faz a Vi­da”, que tem por ob­je­ti­vo en­vol­ver o pú­bli­co es­tu­dan­til em ati­vi­da­des des­ti­na­das a fa­zer de ca­da cri­an­ça um ci­da­dão com men­ta­li­da­de co­o­pe­ra­ti­vis­ta.

A Si­cre­di União-PR de­sen­vol­ve o pro­gra­ma em No­va Es­pe­ran­ça, Mu­nhoz de Me­lo, San­ta Fé e Lon­dri­na, on­de va­lo­res co­o­pe­ra­ti­vis­tas são trans­mi­ti­dos a mais de 5 mil es­tu­dan­tes de 20 es­ta­be­le­ci­men­tos de en­si­no fun­da­men­tal.

Pa­ra is­so, pro­fes­so­res são trei­na­dos por co­or­de­na­do­res pe­da­gó­gi­cos que re­ce­bem pre­pa­ra­ção na Fun­da­ção Si­cre­di, em Porto Alegre (RS). Ao lon­go do ano há uma sé­rie de even­tos vi­san­do a acom­pa­nhar as ati­vi­da­des e ga­ran­tir que os re­sul­ta­dos se­jam os me­lho­res pos­sí­veis. Di­an­te do su­ces­so al­can­ça­do, a co­o­pe­ra­ti­va pla­ne­ja le­var o “União Faz a Vi­da” gra­da­ti­va­men­te a mais ci­da­des.

“Acre­di­to que o ca­mi­nho pa­ra um fu­tu­ro me­lhor es­tá nas mãos dos pro­fes­so­res”, afir­ma a co­or­de­na­do­ra do pro­gra­ma, Ca­ro­li­ne Con­sor­te. “Os alu­nos, afi­nal, apren­dem o que eles en­si­nam.” Se­gun­do ela, a me­to­do­lo­gia do “União Faz a Vi­da” trans­mi­te pa­ra as cri­an­ças que é mais pra­ze­ro­so so­mar for­ças, e o re­sul­ta­do se­rá mais gra­ti­fi­can­te do que quan­do tra­ba­lham so­zi­nhas. “De­se­ja­mos que os edu­ca­do­res en­si­nem de uma for­ma lú­di­ca e pra­ze­ro­sa o re­al sen­ti­do da pa­la­vra co­o­pe­ra­ti­vis­mo”, com­ple­ta.

No­va Es­pe­ran­ça par­ti­ci­pa com 2,3 mil cri­an­ças e 125 edu­ca­do­res de no­ve es­co­las. Em San­ta Fé são 1.165 es­tu­dan­tes e 115 edu­ca­do­res de cin­co es­co­las. Lon­dri­na pos­sui 1.032 alu­nos e 75 edu­ca­do­res de três es­ta- be­le­ci­men­tos e, em Mu­nhoz de Me­lo, há 439 cri­an­ças e 51 edu­ca­do­res de três es­co­las.

Em 2012, quan­do se co­me­mo­rou o Ano In­ter­na­ci­o­nal das Co­o­pe­ra­ti­vas, fo­ram re­a­li­za­das di­ver­sas ações e pro­je­tos vi­san­do a me­lho­rar as co­mu­ni­da­des on­de as es­co­las es­tão in­se­ri­das. Hou­ve cam­pa­nhas pa­ra a do­a­ção de san­gue, ar­re­ca­da­ção de ali­men­tos e pro­du­tos de hi­gi­e­ne pa­ra en­ti­da­des as­sis­ten­ci­ais, plan­tio de ár­vo­res e in­cen­ti­vo a pro­je­tos cri­a­dos pe­los pró­pri­os alu­nos, vol­ta­dos a me­lho­rar o lo­cal on­de eles es­tu­dam e re­si­dem. En­tre os te­mas abor­da­dos, res­pei­to mú­tuo e ci­da­da­nia, con­sequên­cia dos ví­ci­os no con­tex­to es­co­lar, a im­por­tân­cia da lei­tu­ra, co­nhe­ci­men­to so­bre o mu­ni­cí­pio, ori­en­ta­ção so­bre li­xo e re­ci­cla­gem, ali­men­ta­ção sau­dá­vel, or­ga­ni­za­ção, es­tu­dos so­bre do­en­ças, saú­de, den­gue, meio am­bi­en­te, ado­ção de uma pra­ça e trân­si­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.