An­vi­sa sus­pen­de ven­da de ál­co­ol

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com A Agên­cia Na­ci­o­nal de Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria (An­vi­sa) de­ter­mi­nou, por meio de re­so­lu­ção pu­bli­ca­da on­tem no Diá­rio Ofi­ci­al da União, a sus­pen­são da fa­bri­ca­ção, dis­tri­bui­ção e co­mér­cio em to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal de ál­co­ol lí­qui­do com gra­du­a­ção aci­ma de 54 º.

A me­di­da atin­ge to­das as em­pre­sas fa­bri­can­tes e as 15 li­ga­das à As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Pro­du­to­res e En­va­sa­do­res de Ál­co­ol (Abras­pea). Além de proi­bir a co­mer­ci­a­li­za­ção, a An­vi­sa de­ter­mi­na que as em­pre­sas re­co­lham o pro­du­to re­ma­nes­cen­te no mer­ca­do.

Se­gun­do da­dos da União da Agroin­dús­tria Ca­na­vi­ei­ra de São Pau­lo (Uni­ca), o Bra­sil pro­duz 15 bi­lhões de li­tros de ál­co­ol por ano, sen­do um 1% des­se to­tal des­ti­na­do ao mer­ca­do de ál­co­ol en­gar­ra­fa­do, apro­xi­ma­da­men­te 150 mi­lhões de li­tros por ano, que equi­va­lem a uma mo­vi­men­ta­ção de cer­ca de R$ 215 mi­lhões.

A Abras­pea es­ti­ma que o mer­ca­do em gel, que de­ve subs­ti­tuir o pro­du­to lí­qui­do, não al­can­ce 10% des­se to­tal, o que com­pro­va­ria que o no­vo pro­du­to não ga­nhou a pre­fe­rên­cia do con­su­mi­dor.

O con­sul­tor da Abras­pea, Ary Alcantara, diz que a as­so­ci­a­ção não re­co­nhe­ce a ati­tu­de da An­vi­sa e que além do em­bar­go ju­di­ci­al cor­ren­te na Jus­ti­ça Fe­de­ral, há um man­da­do de se­gu­ran­ça ob­ti­do pe­la em­pre­sa Ál­co­ol San­ta Cruz Lt­da, per­ten­cen­te ao gru­po, que de­ter­mi­na que a An­vi­sa não po­de sus­pen­der a cir­cu­la­ção do pro­du­to. “Va­mos pe­dir o res­sar­ci­men­to de da­nos por to­da a ação e even­tu­ais apre­en­sões”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.