Day-lewis: lon­ge dos ‘vul­tos’

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

O exaus­ti­vo tra­ba­lho de cri­ar Abraham Lin­coln na te­la dei­xou o ator Da­ni­el Day-Lewis tão fa­ti­ga­do que ele não pre­ten­de in­ter­pre­tar ne­nhu­ma ou­tra per­so­na­li­da­de nos pró­xi­mos anos. “É re­al­men­te di­fí­cil ima­gi­nar fa­zer qual­quer coi­sa depois dis­so”, dis­se ele, na en­tre­vis­ta co­le­ti­va, os­ten­tan­do seu ter­cei­ro Os­car.

O per­fec­ci­o­nis­mo de Lewis foi ta­ma­nho que, além de fa­zer inú­me­ras pes­qui­sas so­bre o per­so­na­gem e a épo­ca, ele, du­ran­te as fil­ma­gens, es­ten­dia a in­ter­pre­ta­ção, fa­lan­do e agin­do co­mo Lin­coln mes­mo nos in­ter­va­los. Tal ab­ne­ga­ção ins­pi­ra­va res­pei­to no set de fil­ma­gem: to­dos os pro­fis­si­o­nais o tra­ta­vam co­mo Lin­coln mes­mo nos in­ter­va­los e, quan­do em ce­na, ne­nhum rá­dio de comunicação era man­ti­do li­ga­do, um tra­ta­men­to re­ve­ren­ci­al.

Seu mai­or de­sa­fio era não ape­nas apre­sen­tar o lí­der que mu­dou uma na­ção e in­flu­en­ci­ou o mun­do pa­ra sem­pre, mas tam­bém o pai, o ma­ri­do, o ho­mem que era obri­ga­do a li­dar com uma es­po­sa que apa­ren­te­men­te es­ta­va per­tur­ba­da men­tal­men­te por con­ta da per­da de seu fi­lho. Lewis que­ria ofe­re­cer a chan­ce de o es­pec­ta­dor ver es­se íco­ne co­mo um ca­ra nor­mal. “Foi um pro­ces­so mui­to ins­tin­ti­vo.”

Ir­lan­dês, Lewis con­ta que sen­tiu um cer­to re­ceio por in­ter­pre­tar um dos mais que­ri­dos e pres­ti­gi­a­dos pre­si­den­tes da Amé­ri­ca. “No iní­cio, es­se re­ceio era pa­ra­li­san­te. Afi­nal, se eu op­tas­se pe­las de­ci­sões er­ra­das, se não fos­se con­vin­cen­te, eu não se­ria ca­paz de mos­trar a mi­nha ca­ra nes­te país no­va­men­te.” A per­sis­tên­cia es­ta­va em to­dos os de­ta­lhes. Co­mo a bar­ba, que Lewis de­ci­diu cul­ti­var. “Co­ça­va mui­to, mas pe­lo me­nos era na­tu­ral. E is­so, pa­ra mim, era de­ci­si­vo na com­po­si­ção de Lin­coln.” (Ubi­ra­tan Bra­sil/AE)

Divulgação

Da­ni­el Day-Lewis:: per­fec­ci­o­nis­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.