Aten­ção pa­ra con­tro­lar

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

O co­mer­ci­an­te Antônio Vi­ei­ra, 67 anos, des­co­briu que tem hi­per­ten­são há 4 anos. “Lem­bro que co­me­cei a pas­sar mal, ti­nha dor na nu­ca, dor de ca­be­ça e ta­qui­car­dia. Fui ao mé­di­co e des­co­bri que ti­nha pres­são al­ta”, con­ta.

Des­de aque­la épo­ca, ele to­ma dois com­pri­mi­dos por dia. “O mé­di­co tam­bém man­dou fa­zer exer­cí­ci­os, ca­mi­nha­das, mas não fa­ço com frequên­cia”, re­ve­la. Em­bo­ra não pra­ti­que es­por­te com re­gu­la­ri­da­de, ele to­ma os com­pri­mi­dos ri­go­ro­sa­men­te. “Se fi­car sem o me­di­ca­men­to, a pres­são so­be. Às ve­zes, con­si­go fi­car 1 dia sem to­mar o re­mé­dio, mas se che­gar a 2 di­as, a pres­são so­be”, co­men­ta.

Pa­ra con­tro­lar a do­en­ça, Vi­ei­ra tem em ca­sa um apa­re­lho pa­ra afe­rir a pres­são ar­te­ri­al. O equi- pa­men­to ser­ve tam­bém pa­ra a es­po­sa que so­fre do mes­mo pro­ble­ma. “É pre­ci­so con­tro­lar. Se não for as­sim, às 3h da ma­nhã vou pa­rar no hos­pi­tal.” O co­mer­ci­an­te diz que con­tro­la a ali­men­ta­ção e evi­ta pra­tos que te­nham mui­to sal. “O sal é o vi­lão da pres­são al­ta. Quan­to me­nos sal ti­ver a co­mi­da, me­lhor pa­ra a pres­são”, com­ple­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.