Câ­ma­ra mu­da ho­rá­rio de ses­sões

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com A Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá apro­vou on­tem, em pri­mei­ra dis­cus­são, o pro­je­to que al­te­ra o ho­rá­rio das ses­sões. Às ter­ças-fei­ras, a ses­são se­rá às 16 ho­ras, e às quintas-fei­ras, às 19h30. O tex­to ori­gi­nal, de au­to­ria da Me­sa Exe­cu­ti­va, pre­via que as du­as ses­sões fos­sem re­a­li­za­das à noi­te, mas uma emen­da mo­di­fi­ca­ti­va de au­to­ria propôs ho­rá­ri­os diferentes.

“Nos­sa in­ten­ção era mu­dar as du­as pa­ra a noi­te, mas hou­ve pe­di­do prin­ci­pal­men­te dos pro­fis­si­o­nais da im­pren­sa, que te­ri­am di­fi­cul­da­de pa­ra co­brir as ses­sões”, dis­se Ulis­ses Maia (PP), pre­si­den­te do Le­gis­la­ti­vo. Se­gun­do ele, as ses­sões da tar­de aten­de­rão aos pe­di­dos da im­pren­sa. Já as da noi­te con­tem­pla­rão os ci­da­dãos que te­ri­am di­fi­cul­da­de em as­sis­tir os tra­ba­lhos da Ca­sa du­ran­te ho­rá­rio co­mer­ci­al. Maia in­for­mou que, dos 68 ser­vi­do­res do Le­gis­la­ti­vo, me­nos de dez te­rão que tra­ba­lhar no pe­río­do no­tur­no com di­rei­to a ho­ras ex­tras.

Ve­tos

Du­ran­te a ses­são de on­tem, os ve­re­a­do­res der­ru­ba­ram dois ve­tos do Exe­cu­ti­vo. O pri­mei­ro tra­ta de pro­je­to de au­to­ria do ve­re­a­dor Ma­no­el So­bri­nho (PC­doB), que dis­põe so­bre a obri­ga­to­ri­e­da­de de o mu­ni­cí­pio in­for­mar aos usuá­ri­os da re­de pú­bli­ca de Saú­de a fi­la de es­pe­ra por con­sul­ta es­pe­ci­a­li­za­das. “O ci­da­dão fi­ca per­di­do, não sa­be em que po­si­ção es­tá na fi­la. Is­so é pa­ra pro­te­ger o usuá­rio da re­de de saú­de pú­bli­ca”, dis­se So­bri­nho.

O ou­tro pro­je­to que te­ve o ve­to der­ru­ba­do dis­põe so­bre a obri­ga­to­ri­e­da­de de ins­pe­ção pre­di­al. A pro­pos­ta, apro­va­da em 2012, é de au­to­ria de três ve­re­a­do­res: Má­rio Ver­ri (PT), Márcia So­crep­pa (PSDB) e Flá­vio Vi­cen­te (PSDB). Se­gun­do Ver­ri, Ma­rin­gá tem mui­tos pré­di­os an­ti­gos. “Te­mos exem­plos de pré­di­os que caí­ram em ou­tras ci­da­des e não qu­e­re­mos que acon­te­ça em Ma­rin­gá. Não en­ten­de­mos o ve­to do pre­fei­to, por­que a pre­ven­ção é sem­pre me­lhor”, de­cla­rou Ver­ri.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.