Três ci­da­des en­fren­tam ris­co de epi­de­mia

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com Três mu­ni­cí­pi­os da área da 15ª Re­gi­o­nal de Saú­de cor­rem o ris­co de en­fren­tar epi­de­mia de den­gue. Man­da­gua­ri, Ma­ri­al­va e Pai­çan­du têm ín­di­ces de in­fes­ta­ção do mos­qui­to trans­mis­sor da do­en­ça su­pe­ri­or a 4%; ta­xa mui­to aci­ma da acei­tá­vel pe­la Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de (OMS), que é de 1%.

Em to­do o País, 267 mu­ni­cí­pi­os es­tão em si­tu­a­ção de ris­co pa­ra den­gue. No Pa­ra­ná são 24. Os da­dos fo­ram di­vul­ga­dos es­ta se­ma­na pe­lo Mi­nis­té­rio da Saú­de, com ba­se nos Le­van­ta­men­tos de Ín­di­ce Rá­pi­do de In­fes­ta­ção por Ae­des aegyp­ti (Li­raa) re­fe­ren­tes a ja­nei­ro.

Em Pai­çan­du, há lar­vas do mos­qui­to em 6,1% dos imó­veis. A ci­da­de so­ma 25 ca­sos con- fir­ma­dos de den­gue es­te ano. Em 2012, ape­nas um mo­ra­dor foi ví­ti­ma da do­en­ça. A ex­pli­ca­ção pa­ra a al­ta es­tá no nú­me­ro de agen­tes de en­de­mi­as. “Tí­nha­mos de­fa­sa­gem, mas ago­ra con­tra­ta­mos mais 20 e es­ta­mos com 27 agen­tes”, diz a en­fer­mei­ra Adrye­le Mon­tei­ro, co­or­de­na­do­ra da Epidemiologia. “Os agen­tes não são con­cur­sa­dos e por is­so não con­se­gui­mos fa­zer acom­pa­nha­men­to pre­ven­ti­vo du­ran­te o ano por­que de ju­nho a agos­to tra­ba­lha­mos com cin­co fun­ci­o­ná­ri­os.” Com as con­tra­ta­ções, a ex- pec­ta­ti­va da se­cre­ta­ria é re­du­zir o ín­di­ce de in­fes­ta­ção – o pró­xi­mo Li­raa se­rá di­vul­ga­do no fim de mar­ço.

Se­gun­do Adrye­le, o fa­to de Pai­çan­du ser ci­da­de-dor­mi­tó­rio agra­va o pro­ble­ma. Os agen­tes não con­se­guem fis­ca­li­zar os quin­tais por­que boa par­te das re­si­dên­ci­as es­tá fe­cha­da em ho­rá­rio co­mer­ci­al.

Man­da­gua­ri tem 6,5% dos imó­veis com lar­vas do Ae­des aegyp­ti e oi­to ca­sos po­si­ti­vos. Os mai­o­res ín­di­ces de in­fes­ta­ção se con­cen­tram em cin­co bair­ros: cen­tro, jar­dins Boa Vis­ta, Cris­ti­na, Pro­gres­so e Cin­co Con­jun­tos. A Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de aper­tou o cer­co con­tra a do­en­ça. “Es­ta­mos fa­zen­do blo­queio (vi­si­tas nos do­mi­cí­li­os e apli­ca­ção de in­se­ti­ci­da na re­gião) em 100% dos ca­sos no­ti­fi­ca­dos”, ci­ta o se­cre­tá­rio da pas­ta, Leonardo Di São João do Caiuá (94 km).................................................. 27 ca­sos En­ge­nhei­ro Bel­trão (60 km)..................................................65 ca­sos Fê­nix (94 km).....................................................................312 ca­sos Pe­a­bi­ru (76 km).................................................................952 ca­sos Quin­ta do Sol (74 km)..........................................................60 ca­sos Pa­ra­na­vaí (76 km)...........................................................1.231 ca­sos São Car­los do Ivaí (68 km).................................................639 ca­sos Tam­bo­a­ra (82 km)................................................................25 ca­sos San­ta Fé (52 km)...............................................................129 ca­sos Col­li. “Es­ta­mos fa­zen­do tra­ba­lho de cam­po e pe­din­do pa­ra o ci­da­dão ser cor­res­pon­sá­vel nes­te mo­men­to, com ca­da ca­da um cum­prin­do a sua par­te.”

A si­tu­a­ção em Ma­ri­al­va é mais gra­ve, com 8% de in­fes­ta­ção em ja­nei­ro. O mu­ni­cí­pio tem 28 ca­sos po­si­ti­vos. Pa­ra bar­rar a pro­li­fe­ra­ção do mos­qui­to, car­ros de som têm per­cor­ri­do a ci­da­de aler­tan­do os mo­ra­do­res so­bre os ris­cos da den­gue. Agen­tes am­bi­en­tais re­ce­be­ram trei­na­men­to e uma pa­les­tra foi trans­mi­ti­da pe­la emis­so­ra de rá­dio lo­cal so­bre os pe­ri­gos da do­en­ça. “Tudo o que se pre­co­ni­za pa­ra ten­tar di­mi­nuir (o nú­me­ro de ca­sos e in­fes­ta­ção), es­ta­mos fa- zen­do, mas a po­pu­la­ção tam­bém não co­la­bo­ra com o mu­ni­cí­pio”, la­men­ta Ed­son dos An­jos, en­fer­mei­ro e res­pon­sá­vel pe­la Vi­gi­lân­cia em Saú­de.

O úl­ti­mo le­van­ta­men­to em Ma­rin­gá foi fei­to em de­zem­bro. Na épo­ca, o ín­di­ce de in­fes­ta­ção do Ae­des aegyp­ti es­ta­va em 1,5%, con­si­de­ra­do de mé­dio ris­co.

Pa­ra­ná

O Pa­ra­ná con­ta­bi­li­za 5.438 ca­sos de den­gue en­tre agos­to de 2012 e se­gun­da-fei­ra. Des­se to­tal, 15 evo­luí­ram pa­ra a for­ma gra­ve da do­en­ça e seis pes­so­as mor­re­ram. Se­gun­do a Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Saú­de, 13 mu­ni­cí­pi­os es­tão em si­tu­a­ção epi­dê­mi­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.