Abra­ço aos fiéis em São Pe­dro

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Car­men Pos­ti­go

O pa­pa Ben­to 16 mos­trou on­tem o seu seu la­do mais hu­ma­no e emo­ti­vo di­an­te das pes­so­as que se aglo­me­ra­ram na Pra­ça de São Pe­dro pa­ra se des­pe­dir do pon­tí­fi­ce em sua úl­ti­ma au­di­ên­cia ge­ral, um dia an­tes de sua re­nún­cia efe­ti­va ao Tro­no de Pe­dro.

Di­an­te da im­po­nen­te Ba­sí­li­ca de São Pe­dro, os car­de­ais aguar­da­vam a che­ga­da do pon­tí­fi­ce, de 86 anos, en­quan­to uma mul­ti­dão agi­ta­va ban­dei­ras de to­das as par­tes do mun­do e can­ta­vam “Be­ne­dic­to, Be­ne­dic­to” na pra­ça pro­je­ta­da por Gi­an Lo­ren­zo Ber­ni­ni en­tre 1656 e 1667.

Quan­do o pa­pa apa­re­ceu a bor­do do pa­pa­mó­vel, a ova­ção foi tão gran­de que até os pom­bos e gai­vo­tas que so­bre­vo­a­vam a es­pla­na­da mu­da­ram o ru­mo de seu voo.

Ben­to 16 per­cor­reu a gran­de es­pla­na­da pa­ra se apro­xi­mar mais dos fiéis e pe­re­gri­nos que ten­ta­vam imor­ta­li­zar o mo­men­to com su­as câ­me­ras, cer­ta­men­te his­tó­ri­co, e fez uma pa­ra­da pon­tu­al pa­ra pe­gar um re­cém­nas­ci­do no co­lo e aben­çoá-lo.

Ao fi­na­li­zar seu dis­cur­so, as pes­so­as o acla­ma­ram, aplau­di­ram, no­me­a­ram e ova­ci­o­na­ram du­ran­te lon­gos mi­nu­tos, e mui­tas pes­so­as cho­ra­ram. “Foi uma au­di­ên­cia mui­to pes­so­al em re­la­ção às ou­tras”, dis­se à Agên­cia Efe o sa­cer­do­te Ita­li­a­no Et­to­re Rus­so, 42 anos. “O pa­pa abriu seu co­ra­ção, sua in­ti­mi­da­de. Fa­lou com a mes­ma sin­ce­ri­da­de que um pai fa­la com seu fi­lho, um ir­mão com sua ir­mã. Se res­pi­ra­va co­mo­ção no ar”, acres­cen­tou.

Pa­ra An­to­nel­lo Ja­gen, de Tri­es­te, a ce­rimô­nia foi “ab­so­lu­ta­men­te ma­ra­vi­lho­sa. O pa­pa fez um in­crí­vel tes­te­mu­nho de fé e de ser­vi­ço à Igre­ja”.

Max ROS­SI/REUTERS

Ben­to 16 a bor­do do pa­pa­mó­vel: a ova­ção foi gran­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.