Qua­tro es­co­las vão pas­sar por re­for­mas

Re­pa­ros se­rão fei­tos em co­ber­tu­ras, pi­sos, pa­re­des e ins­ta­la­ções elé­tri­cas, e pre­vi­são é de que o tra­ba­lho ter­mi­ne no meio do ano, sem pre­juí­zo ao ca­len­dá­rio

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ivy Val­sec­chi

Qua­tro es­co­las da re­de es­ta­du­al de en­si­no de Ma­rin­gá vão pas­sar por re­for­mas a par­tir de abril, com ver­ba de até R$150 mil li­be­ra­da pe­lo go­ver­no pa­ra ca­da es­ta­be­le­ci­men­to. A pre­vi­são é de que o ser­vi­ço se­ja con­cluí­do em 2 me­ses, con­ta­dos a par­tir da as­si­na­tu­ra do con­tra­to.

Os co­lé­gi­os con­tem­pla­dos são Bra­sí­lio Iti­be­rê, Dir­ce de Agui­ar Maia, Pre­si­den­te Ken­nedy e Cen­tro Es­ta­du­al de Edu­ca­ção Bá­si­ca pa­ra Jo­vens e Adul­tos (Ce­eb­ja) Pro­fes­sor Ma­no­el Rodrigues da Sil­va.

Se­gun­do a assistente téc­ni­ca do Nú­cleo Re­gi­o­nal de Edu­ca­ção (NRE) de Ma­rin­gá, Maria Mar­le­ne Ga­lhar­do Mo­chi, se­rão fei­tos re­pa­ros nas co­ber­tu­ras, pi­sos, pa­re­des e ins­ta­la­ções elé- tri­cas dos pré­di­os. Maria ex­pli­ca que, no ca­so das co­ber­tu­ras, se­rá aten­di­da uma sa­la de au­la por vez, e a di­re­to­ria de ca­da es­co­la vai re­ma­ne­jar os alu­nos pa­ra ou­tros am­bi­en­tes en­quan­to os ser­vi­ços são re­a­li­za­dos. “A pre­vi­são é que não ha­ja in­ter­rup­ção do ca­len­dá­rio es­co­lar por con­ta de obras”, es­cla­re­ce.

A li­ci­ta­ção pa­ra as re­for­mas já es­tá em an­da­men­to e a em­pre­sa ven­ce­do­ra de­ve ser co­nhe­ci­da no dia 14 de mar­ço. A pre­vi­são é de que os trâ­mi­tes bu­ro­crá­ti­cos exi­jam mais 30 di­as de pra­zo, até o co­me­ço dos tra­ba­lhos. Com is­so, es­pe­ra-se que as re­for­mas ter­mi­nem ao fi­nal do mês de ju­nho.

De acor­do com Maria Mar­le- ne, no mo­men­to ou­tros qua­tro es­ta­be­le­ci­men­tos sob res­pon­sa­bi­li­da­de do Nú­cleo de Ma­rin­gá es­tão em obras, com pre­vi­são de con­clu­são dos tra­ba­lhos pa­ra abril ou maio: Co­lé­gio Es­ta­du­al Mar­co Antônio Pi­men­ta, de Ma­rin­gá; Te­re­za Cris­ti­na, de Co­lo­ra­do, Dr. Ivan Sil­va Fi­lho, de Nos­sa Se­nho­ra das Gra­ças, e Dr. Camargo, na ci­da­de com o mes­mo no­me. Além dis­so, de acor­do com assistente, nes­te ano mais 18 co­lé­gi­os da área de abran­gên­cia do nú­cleo se­rão be­ne­fi­ci­a­dos - se­te de­les em Ma­rin­gá. “A mai­o­ria dos pré­di­os é an­ti­ga e re­ce­beu pou­ca ou ne­nhu­ma gran­de me­lho­ria em mui­tos anos. A Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Edu­ca­ção se pro­põe a ade­quar to­das as es- co­las até o fi­nal de 2014. Mas as si­tu­a­ções emer­gen­ci­ais, que in­clu­em pro­ble­mas em co­ber­tu­ra, co­zi­nha e ba­nhei­ros, se­rão tra­ba­lha­das com pri­o­ri­da­de.”

A ex­pec­ta­ti­va do di­re­tor au­xi­li­ar do Co­lé­gio Es­ta­du­al Pre­si­den­te Ken­nedy, Cle­ber Ga­bri­el Po­pov, é re­sol­ver de vez o pro­ble­ma da co­ber­tu­ra do pá­tio, que se­gun­do ele es­tá da­ni­fi­ca­da há mui­tos anos. Cer­ca de 800 alu­nos es­tu­dam na uni­da­de. “A so­li­ci­ta­ção vem sen­do fei­ta há mui­tos anos e ago­ra fo­mos aten­di­dos. Quan­do cho­ve, cria-se uma si­tu­a­ção di­fí­cil pa­ra os alu­nos, que pre­ci­sam des­vi­ar de go­tei­ras. Vai me­lho­rar mui­to, pois é um lu­gar que eles têm pa­ra fi­car quan­do cho­ve.”

Se­gun­do o di­re­tor do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res em Edu­ca­ção Pú­bli­ca do Pa­ra­ná (APPSin­di­ca­to), Luiz Car­los dos Santos, os re­pa­ros e re­for­mas re­fle­tem na me­lho­ra da qua­li­da­de de en­si­no, já que to­dos tra­ba­lham com mais se­gu­ran­ça. “O alu­no se sen­te mais aco­lhi­do e o pro­fes­sor tra­ba­lha me­lhor”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.