PR cri­a­rá 100 mil em­pre­gos

Pre­vi­são é do se­cre­tá­rio de Es­ta­do do Tra­ba­lho, Luiz Cláudio Romanelli, que es­te­ve on­tem em Ma­rin­gá pa­ra a pos­se do no­vo pre­si­den­te do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal do se­tor

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Fábio Lin­jar­di

lin­jar­di@ O se­cre­tá­rio de Es­ta­do de Tra­ba­lho, Emprego e Eco­no­mia So­li­dá­ria, Luiz Claudio Romanelli, pre­vê que o Pa­ra­ná fe­che 2013 com ge­ra­ção igual ou su­pe­ri­or a 100 mil em­pre­gos – 12% mais do que as 89 mil va­gas cri­a­das no ano pas­sa­do. “Es­ta­mos in­do mui­to bem, nos­sa eco­no­mia é di­ver­si­fi­ca­da”, dis­se o se­cre­tá­rio, que es­te­ve on­tem em Ma­rin­gá pa­ra acom­pa­nhar a ce­rimô­nia de pos­se do no­vo Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Tra­ba­lho, sob a pre­si­dên­cia do con­sul­tor em­pre­sa­ri­al Mar­ce­lo An­to­nio.

A pre­vi­são é sus­ten­ta­da por nú­me­ros do Ca­das­tro Ge­ral de Em­pre­ga­dos e De­sem­pre­ga­dos (Ca­ged), do Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho e Emprego: o to­tal de pos­tos de tra­ba­lho na in­dús­tria do Pa­ra­ná cres­ceu 2,2% em 2012, em con­tras­te à que­da de 1,4% no País. O se­tor in­dus­tri­al do Es­ta­do foi o úni­co a apre­sen­tar sal­do po­si­ti­vo no úl­ti­mo mês de 2012, che­gan­do em ja­nei­ro a uma sé­rie de 15 me­ses con­se­cu­ti­vos de mais con­tra­ta­ções do que de­mis­sões. Em con­tra­par­ti­da, a mé­dia na­ci­o­nal fe­chou o mês pas­sa­do com a 15ª ta­xa ne­ga­ti­va se­gui­da na ge­ra­ção de em­pre­gos no se­tor in­dus­tri­al. “O go­ver­na­dor Be­to Richa (PSDB) tem ob­ti­do su­ces­so na atra­ção de in­ves­ti­men­tos pa­ra o Es­ta­do. Fo­ram R$ 20 bi­lhões nos úl­ti­mos anos. Va­mos evo­luir ain­da mais”, dis­se o se­cre­tá­rio de Es­ta­do.

O vi­ce-pre­fei­to de Ma­rin­gá, Cláudio Fer­di­nan­di, es­ta­va en­tre as au­to­ri­da­des pre­sen­tes no even­to e lem­brou que na ci­da­de não tem fal­ta­do ser­vi­ço. “Não fal­ta emprego em Ma­rin­gá. Fal­ta mão de obra”, lem­brou. Um exem­plo é que a Agên­cia do Tra­ba­lha­dor ini­ci­ou a se­ma­na cer­ca de mil ofer­tas de emprego.

O pre­si­den­te re­cém-elei­to do Con­se­lho de Tra­ba­lho lem­brou que uma das pri­o­ri­da­des pa­ra ten­tar pre­en­cher as va­gas dis­po­ní­veis em Ma­rin­gá é a ca­pa­ci­ta­ção. “Va­mos bus­car mais re­cur­sos pa­ra a for­ma­ção pro­fis­si­o­nal na re­gião, por­que há ca­rên­cia de tra­ba­lha­do­res com qua­li­fi­ca­ção téc­ni­ca”, dis­se Mar­ce­lo An­to­nio.

A pos­se foi re­a­li­za­da na As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim). O man­da­to da pre­si­dên­cia é de 1 ano. Mar­ce­lo An­to­nio as­su­miu o pos­to dei­xa­do por Le­o­ci­des For­naz­za, pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Co­mer­ciá­ri­os de Ma­rin­gá (Sin­co­mar). “Va­mos bus­car re­cur­sos pa­ra a for­ma­ção pro­fis­si­o­nal. Há ca­rên­cia de tra­ba­lha­do­res com qua­li­fi­ca­ção téc­ni­ca”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.