EN­TEN­DA O CA­SO

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

O Hor­to Flo­res­tal foi cri­a­do pe­la Com­pa­nhia Me­lho­ra­men­tos Nor­te do Pa­ra­ná (CMNP) nos pri­mei­ros anos da co­lo­ni­za­ção de Ma­rin­gá. Se­gun­do a com­pa­nhia, o ob­je­ti­vo era man­ter um es­pa­ço de pre­ser­va­ção am­bi­en­tal, pes­qui­sas e um vi­vei­ro pa­ra pro­du­ção de mu­das ar­bó­re­as.

Com a aber­tu­ra da Zo­na 5, as ga­le­ri­as plu­vi­ais cons­truí­das fo­ram di­re­ci­o­na­das pa­ra o Cór­re­go Borba Ga­to, Com o tem­po e o cres­ci­men­to da ci­da­de, es­tas ga­le­ri­as pas­sa­ram a ter uma car­ga de água ele­va­da e pro­vo­ca­ram o apa­re­ci­men­to das ero­sões.

Pre­o­cu­pa­do com os ris­cos pro­vo­ca­dos pe­la de­gra­da­ção am­bi­en­tal e com o aban­do­no da CMNP e da pre­fei­tu­ra na fis­ca­li­za­ção do lo­cal, o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co in­gres­sou com uma ação ju­di­ci­al em 2003, pa­ra co­brar a re­cu­pe­ra­ção da re­ser­va.

Em 2005, o juí­zo da 4ª Va­ra Cí­vel con­de­nou a pre­fei­tu­ra e a CMNP a con­ter a ero­são, re­flo­res­tar a ma­ta de­gra­da­da e re­cu­pe­rar as nas­cen­tes.

O pro­ces­so tran­si­tou em jul­ga­do e no ano pas­sa­do o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co pe­diu a exe­cu­ção da sen­ten­ça, sob pe­na de mul­ta.

A re­a­li­za­ção do Pla­no de Ma­ne­jo e a au­di­ên­cia pú­bli­ca, mar­ca­da pa­ra 18 de abril, no Au­di­tó­rio Hé­lio Moreira, são o pri­mei­ro pas­so pa­ra aten­der à Jus­ti­ça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.