José Car­los Va­lên­cio as­su­me Pre­si­dên­cia da Ter­ra Ro­xa

Ma­rin­ga­en­se, pre­si­den­te do Co­dem, te­rá co­mo prin­ci­pal de­sa­fio a vi­a­bi­li­za­ção e exe­cu­ção do pro­je­to do Trem Pé-Ver­me­lho; pos­se ocor­re­rá na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Renato Oli­vei­ra

re­na­to­o­li­vei­ra@odi­a­rio.com Na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra, o pre­si­den­te do Con­se­lho de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co de Ma­rin­gá (Co­dem), en­ge­nhei­ro ci­vil José Car­los Va­lên­cio, vai as­su­mir a Pre­si­dên­cia da Agên­cia de De­sen­vol­vi­men­to Ter­ra Ro­xa In­ves­ti­men­tos (TRI). A so­le­ni­da­de de pos­se da di­re­to­ria, pa­ra o bi­ê­nio 2012/14, ocor­re­rá no Cris­tal Pa­la­ce Even­tos, em Apu­ca­ra­na (a 65 quilô­me­tros de Ma­rin­gá).

O prin­ci­pal de­sa­fio da ges­tão de Va­lên­cio se­rá a exe­cu­ção do pro­je­to do Trem Pé-Ver­me­lho, que vai unir o cor­re­dor do ei­xo Ma­rin­gá-Lon­dri­na, com o iti­ne­rá­rio en­tre os mu­ni­cí­pi­os de Ibi- po­rã e Pai­çan­du. “É nos­sa pri­o­ri­da­de”, re­su­me.

A con­cen­tra­ção de es­for­ços pa­ra vi­a­bi­li­zar a ideia é tan­ta que, du­ran­te a so­le­ni­da­de de pos­se, haverá uma pa­les­tra com o res­pon­sá­vel pe­lo de­sen­vol­vi­men­to do “Es­tu­do de Vi­a­bi­li­da­de Téc­ni­ca, Econô­mi­ca e Am­bi­en­tal do Trem de Pas­sa­gei­ros Ibi­po­rã-Pai­çan­du”. Luiz Antônio Ara­lo­vi­ch é geó­lo­go e in­te­gran­te do La­bo­ra­tó­rio de Es­tu­dos do Trans­por­te, da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de San­ta Ca­ta­ri­na.

De acor­do com Va­lên­cio, Ara­lo­vi­ch vai de­ta­lhar as con­clu­sões do es­tu­do, que vai em­ba­sar a exe- cu­ção do pro­je­to téc­ni­co. “O pro­je­to téc­ni­co é o pas­so que an­te­ce­de a aber­tu­ra do pro­ces­so de li­ci­ta­ção, pa­ra de­fi­nir a em­pre­sa que vai exe­cu­tar a obra”, des­ta­ca.

Além do Trem Pé-Ver­me­lho, Va­lên­cio res­sal­ta que a Ter­ra Ro­xa In­ves­ti­men­tos tem ou­tras es­tra­té­gi­as de de­sen­vol­vi­men­to da re­gião co­mo, por exem­plo, a atra­ção de ca­pi­tal es­tran­gei­ro. É co­mum, ex­pli­ca o no­vo pre­si­den­te, a Agên­cia re­ce­ber ou ser pro­cu­ra­da por in­ves­ti­do­res que vi­si­tam o Bra­sil ou tem in­te­res­se de di­re­ci­o­na­ra as apli­ca­ções de­les pa­ra o País. “A mai­o­ria es­tá in­te­res­sa­da em ino­var o for­ma­to de pro­du­ção in­dus­tri­al”, re­for­ça.

Va­lên­cio ci­ta que a Agên­cia, em qua­se dez anos de ati­vi­da­des, já re­ce­beu mais de 200 vi­si­tas de co­mi­ti­vas de paí­ses co­mo Es­ta­dos Uni­dos, Chi­na, Ja­pão e da Eu­ro­pa, in­te­res­sa­dos em fa­zer negócios ou se ins­ta­la­rem nas ci­da­des da re­gião.

A Ter­ra Ro­xa In­ves­ti­men­tos é uma Or­ga­ni­za­ção da So­ci­e­da­de Ci­vil de In­te­res­se Pú­bli­co (Os­cip) cri­a­da pa­ra di­vul­gar os po­ten­ci­ais econô­mi­cos e bus­car in­ves­ti­do­res pa­ra o nor­te do Pa­ra­ná. A Agên­cia tam­bém apre­sen­ta no­vas opor­tu­ni­da­des de negócios pa­ra os em­pre­sá­ri­os es­ta­be­le­ci­dos na re­gião.

O tra­ba­lho da agên­cia é fo­ca­do no de­sen­vol­vi­men­to econô­mi­co e ar­ti­cu­la­ção re­gi­o­nal, de for­ma a evi­den­ci­ar ao Bra­sil e ao mun­do o po­ten­ci­al de to­da o nor­te e no­ro­es­te do Pa­ra­ná, cu­ja po­pu­la­ção é de cer­ca de 3,5 mi­lhões de ha­bi­tan­tes.

Divulgação/Se­com

Ou­tra pri­o­ri­da­de do pre­si­den­te é atrair ca­pi­tal es­tran­gei­ro pa­ra a re­gião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.