Pre­fei­tu­ra de Pai­çan­du sus­pen­de li­be­ra­ção de no­vos lo­te­a­men­tos

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com A Pre­fei­tu­ra de Pai­çan­du sus­pen­deu, por 180 di­as, os pro­ces­sos de aná­li­se e apro­va­ção de no­vos lo­te­a­men­tos no mu­ni­cí­pio. Nes­se pe­río­do, a ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal pre­ten­de re­vi­sar to­das as leis que en­vol­vem a ques­tão do pla­ne­ja­men­to ur­ba­no, o que in­clui o Pla­no Di­re­tor, apro­va­do em 2007. “Qu­e­re­mos evi­tar pro­ble­mas em re­la­ção ao de­sen­vol­vi­men­to da ci­da­de”, afir­ma o se­cre­tá­rio Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to, Matheus Au­gus­to Sou­za Du­ar­te.

Ele ex­pli­ca que ape­nas os lo­te­a­men­tos que já ti­ve­ram a vi­a­bi­li­da­de apro­va­da vão ter tra­mi­ta­ção nor­mal, mas cer­ca de dez pe­di­dos de lo­te­a­men­tos re­si­den­ci­ais pro­to­co­la­dos re­cen­te­men­te só vão ser ana­li­sa­dos, após a atu­a­li­za­ção da le­gis­la­ção. O mai­or pro­ble­ma, se­gun­do Du­ar­te, é que a ci­da­de não tem uma lei de di­re­tri­zes viá­ri­as que aten­da às ne­ces­si­da­des. “Te­mos que fa­zer es­te de­se­nho ur­ba­no pa­ra que o lo­te­a­dor fa­ça o que de­ter­mi­nar­mos e não que os lo­te­a­do­res de­fi­nam o sis­te­ma viá­rio co­mo acon­te­ceu na his­tó­ria da ci­da­de”, des­ta­ca.

Or­ga­ni­za­ção

O se­cre­tá­rio res­sal­ta que a atu­al ad­mi­nis­tra­ção vai pri­mar pe­lo de­sen­vol­vi­men­to de uma for­ma mais or­ga­ni­za­da. “A ci­da­de tem a ne­ces­si­da­de de no­vos lo­te­a­men­tos, mas qu­e­re­mos evi­tar que al­guns er­ros se re­pi­tam. Ho­je, te­mos ru­as da ci­da­de que não se en­con­tram, ou­tras vi­as tem a ex­ten­são de ape­nas uma qu­a­dra. Os lo­te­a­men­tos an­ti­gos fo­ram fei­tos à re­ve­lia. Ago­ra, qu­e­re­mos que a ci­da­de cres­ça de for­ma or­ga­ni­za­da”, re­for­ça.

A re­vi­são do Pla­no Di­re­tor e da lei de di­re­tri­zes viá­ri­as vai ser tra­ba­lha­da em par­ce­ria com o Ob­ser­va­tó­rio das Me­tró­po­les da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) e, depois, vai ser apre­sen­ta­da e dis­cu­ti­da com a po­pu­la­ção em au­di­ên­ci­as pú­bli­cas. A pre­vi­são é que o tra­ba­lho es­te­ja con­cluí­do até o co­me­ço do se­gun­do se­mes­tre de 2013.

Ricardo Lo­pes

Mu­ni­cí­pio quer aca­bar com a ocu­pa­ção ur­ba­na de­sor­de­na­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.