Pri­sões pe­la Lei Se­ca so­bem 140%

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­du­al

re­da­cao@odi­a­rio.com As es­ta­tís­ti­cas do Ba­ta­lhão de Trân­si­to da Po­lí­cia Mi­li­tar do Pa­ra­ná (BPT­ran) mos­tram que o nú­me­ro de pes­so­as pre­sas na ca­pi­tal do Es­ta­do por em­bri­a­guez ao vo­lan­te au­men­tou 140% nes­te ano, com 125 pri­sões nos me­ses de ja­nei­ro e fe­ve­rei­ro. Em 2012, no mes­mo pe­río­do, fo­ram 52 de­ti­dos. Se­gun­do o co­man­dan­te do BPT­ran, o te­nen­te-co­ro­nel Val­ter- lei Mat­tos de Sou­za, o ba­ta­lhão têm in­ten­si­fi­ca­do as blit­ze com o uso de bafômetro em Cu­ri­ti­ba, jun­ta­men­te com apoio de ou­tras uni­da­des da Po­lí­cia Mi­li­tar.

Os da­dos es­ta­tís­ti­cos apon­tam que­da no to­tal de aci­den­tes (-10%) e no nú­me­ro de fe­ri­dos (-7,5%) nos dois pri­mei­ros me­ses do ano. As re­du­ções ocor­re­ram mes­mo com o au­men­to da fro­ta de veí­cu­los, que cres­ceu 3,8% no mes­mo pe­río­do, pas­san­do de 1.260.654 pa­ra 1.309.109 veí­cu­los.

O te­nen­te-co­ro­nel Sou­za co­men­ta que o uso de be­bi­da al­coó­li­ca é uma das prin­ci­pais cau­sas de aci­den­tes. “Sa­be-se que o uso de ál­co­ol é um fa­tor pre­pon­de­ran­te, as­sim co­mo o ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de e o des­res­pei­to à si­na­li­za­ção”, des­ta­ca.

Exa­mes

O BPT­ran uti­li­za em to­das as su­as ope­ra­ções um bafômetro pa­ra re­a­li­za­ção de tes­tes, in­clu­si­ve nas vi­a­tu­ras que aten­dem aci­den­tes. No iní­cio de 2013, em com­pa­ra­ção ao mes­mo pe­río­do de 2012, foi re­gis­tra­do um au­men­to de 1.326% nos exa­mes eti­lo­mé­tri­cos re­a­li­za­dos na ca­pi­tal, com 1.384 exa­mes em ja­nei­ro e fe­ve­rei­ro. No ano an­te­ri­or, no mes­mo pe­río­do, fo­ram 97 exa­mes. O co­man­dan­te do ba­ta­lhão ex­pli­cou que o au­men­to do nú­me­ro de exa­mes é re­fle­xo das es­tra­té­gi­as de fis­ca­li­za­ção ado­ta­das pe­lo BPT­ran após a vi­gên­cia da no­va Lei Se­ca.

Uma das es­tra­té­gi­as do BPT­ran em re­la­ção às blit­ze é tor­ná-las iti­ne­ran­tes. “Es­sa me­di­da é ne­ces­sá­ria pa­ra que o tra­ba­lho po­li­ci­al não se­ja com­pro­me­ti­do com di­vul­ga­ções das blit­ze nas re­des so­ci­ais.” O BPT­ran é res­pon­sá­vel pe­las ações de pre­ven­ção e fis­ca­li­za­ção de trân­si­to nos 75 bair­ros de Cu­ri­ti­ba e re­a­li­za, di­a­ri­a­men­te, ope­ra­ções com o ob­je­ti­vo de fis­ca­li­zar, ori­en­tar, cons­ci­en­ti­zar e pu­nir os mo­to­ris­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.