Ar­qui­vos do De­ops se­rão aber­tos pa­ra con­sul­ta

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Bra­sil

re­da­cao@odi­a­rio.com Os ar­qui­vos e pron­tuá­ri­os do ex­tin­to De­par­ta­men­to Es­ta­du­al de Or­dem Po­lí­ti­ca e So­ci­al de São Pau­lo (De­ops), ór­gão de re­pres­são do País no pe­río­do da di­ta­du­ra, po­de­rão ser aces­sa­dos na internet a par­tir da pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra (1º). Ao to­do, cer­ca de 1 mi­lhão de pá­gi­nas de do­cu­men­ta­ção fo­ram di­gi­ta­li­za­das e es­ta­rão dis­po­ní­veis pa­ra con­sul­ta pú­bli­ca.

O tra­ba­lho é re­sul­ta­do da par­ce­ria en­tre a As­so­ci­a­ção dos Ami­gos do Ar­qui­vo Pú­bli­co de São Pau­lo e o pro­je­to Mar­cas da Me­mó­ria da Co­mis­são de Anis­tia, do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, com o apoio da Fun­da­ção de Am­pa­ro à Pes­qui­sa do Es­ta­do de São Pau­lo (Fa­pesp).

De acor­do com o Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, as in­for­ma­ções, além de se­rem um im­por­tan­te re­gis­tro his­tó­ri­co, po­de­rão fa­ci­li­tar o tra­ba­lho de re­pa­ra­ção fei­to pe­la Co­mis­são de Anis­tia, uma vez que po­de­rão ser usa­das co­mo fer­ra­men­ta pa­ra que per­se­gui­dos po­lí­ti­cos con­si­gam com­pro­var par­te das agres­sões so­fri­das du­ran­te o re­gi­me mi­li­tar.

A di­gi­ta­li­za­ção dos do­cu­men­tos foi fei­ta em dois anos e de­ve con­ti­nu­ar até 2014. Pa­ra a re­a­li­za­ção do tra­ba­lho, a Co­mis­são de Anis­tia trans­fe­riu mais de R$ 400 mil à As­so­ci­a­ção de Ami­gos do Ar­qui­vo. Em de­zem­bro de 2012, o Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça au­to­ri­zou no­vo re­pas­se, de mais R$ 370 mil, pa­ra di­gi­ta­li­za­ção de ou­tros acer­vos.

A ce­rimô­nia de lan­ça­men­to do por­tal na internet es­tá mar­ca­da pa­ra a pró­xi­ma se­gun­da­fei­ra, às 10h30, no Ar­qui­vo Na­ci­o­nal de São Pau­lo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.